- A aceitação de novos alimentos deve ser sempre trabalhada como forma de tornar hábito uma alimentação variada, devendo essa ser incentivada através do trabalho educativo;
- As atividades lúdicas para crianças são grandes aliadas ao trabalho de educação alimentar;
- A escola é um ambiente favorável para o trabalho da educação alimentar, porém, o mesmo deve ser reforçado em casa, pela família.
Alimentação para crianças com 6 a 11 anos
A alimentação nesse período da infância ( do 6º ao 11º ano de idade) deve ter atenção especial, pois é nessa época em que são adquiridos os hábitos alimentares para o resto da vida. Os pais são os principais responsáveis pela alimentação adequada nesta idade.
Através da Pirâmide Alimentar Infantil é possível ter uma melhor noção dos alimentos que devem ser consumidos, dos alimentos que podem ser consumidos moderadamente e dos alimentos não indicados para o consumo. Resumidamente, ao analisar a Pirâmide Alimentar Infantil, pode-se concluir que os alimentos devem ser consumidos da seguinte forma:
- Comer todos os dias: Arroz, batata, aipim, pães, massas e cereais integrais. Frutas e verduras variadas, cruas e cozidas.
Tomar água várias vezes ao dia;
- Comer moderadamente: iogurte, queijo, carnes vermelhas e brancas, ovos, feijão, lentilha e grão-de-bico;
- Evitar o consumo; doces e guloseimas, refrigerantes, alimentos muito salgados e a frituras em geral (carnes fritas, pastel, risóles, cavaquinho, sonho e outras frituras).
Na nova Pirâmide Alimentar Infantil, já é possível perceber que há crianças brincando e praticando atividades físicas. Isso mostra que desde cedo é importante ser ativo, pois essas atividades previnem o excesso de peso, estimulam o cérebro a pensar e a ter mais criatividade, além de deixar o corpo forte contra várias doenças.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.