Objetivos pedagógicos:
Desenvolver a coordenação motora fina (recorte, colagem, pintura).
Estimular a criatividade e expressão artística.
Trabalhar educação ambiental com reutilização de materiais.
Abordar conteúdos de ciências, como os répteis e camuflagem dos camaleões.
Materiais necessários:
Caixa de ovo (cortada em partes)
Tinta guache (verde, amarela, azul)
Papel colorido (para a língua)
Tesoura sem ponta
Cola branca
Sugestão de atividade:
Converse com os alunos sobre camaleões, suas cores e capacidade de camuflagem.
Mostre o exemplo e ajude-os a montar o próprio camaleão com as caixas de ovos.
Incentive a personalização com diferentes cores e expressões.
Finalize com uma exposição em sala ou mural.
Plano de Aula: "O Camaleão Reciclado"
Etapa: Educação Infantil ou 1º ano do Ensino Fundamental
Duração: 1 a 2 aulas de 50 minutos
Área(s): Artes Visuais, Ciências da Natureza, Educação Ambiental
-Objetivos de Aprendizagem
Reconhecer características dos répteis, especialmente o camaleão.
Explorar técnicas artísticas com materiais recicláveis.
Estimular a consciência ambiental por meio da reutilização.
Desenvolver coordenação motora fina e criatividade.
- Conteúdos
Animais répteis e suas características (camuflagem, escamas, língua longa).
Reciclagem e reutilização de materiais.
Cores e texturas.
- Habilidades da BNCC
EI03ET06: Experimentar diferentes formas de expressão artística com materiais diversos.
EF01CI01: Observar e descrever características dos seres vivos do ambiente.
EF15AR03: Experimentar práticas e materiais diversos nas produções artísticas.
EF02CI02: Identificar formas de cuidar do meio ambiente e evitar desperdício.
- Materiais Necessários
Caixas de ovos (uma por criança)
Tesouras sem ponta
Cola branca ou quente (com ajuda do professor)
Tinta guache (verde, amarela, azul, etc.)
Pincéis
Papel colorido (para a língua)
Lápis de cor e canetinhas
- Desenvolvimento da Atividade
1- Roda de Conversa (15 min)
Apresente imagens e vídeos curtos sobre camaleões.
Converse sobre onde vivem, como se camuflam e por que têm língua comprida.
Introduza a ideia de usar caixa de ovo para fazer arte.
2- Exploração e Pintura (20 min)
Distribua as caixas de ovos e tintas.
Ajude-os a pintar os pedaços com cores inspiradas no camaleão.
Enquanto secam, podem desenhar camaleões em folhas.
3- Montagem (30 min)
Com ajuda do professor, cole as partes do corpo do camaleão.
Adicione a língua com papel colorido enrolado.
Faça os olhos com rolinhos de papel ou bolinhas pintadas.
4- Encerramento e Exposição (10 min)
Monte uma exposição na sala ou corredor da escola.
Cada criança pode contar o nome do seu camaleão e uma curiosidade que aprendeu.
- Atividades Complementares
História infantil: “O Camaleão e as Cores”
Jogo de associação: répteis x características
Música com sons da natureza ou sobre animais
- Avaliação
A avaliação será contínua e formativa, com base em:
Participação na roda de conversa
Interesse na montagem e pintura
Capacidade de reconhecer características do camaleão
Criatividade e envolvimento com a proposta
- Curiosidades sobre os Camaleões
Eles mudam de cor!
- Os camaleões mudam de cor não só para se camuflar, mas também para mostrar como estão se sentindo (com medo, com raiva, felizes) ou para controlar a temperatura do corpo.
Olhos que se movem sozinhos
- Cada olho do camaleão pode olhar para uma direção diferente ao mesmo tempo! Ele consegue ver quase tudo ao seu redor sem mover a cabeça.
Língua super comprida!
- A língua do camaleão pode ser até duas vezes maior que o corpo dele e sai a uma velocidade incrível para capturar insetos.
Eles não têm orelhas visíveis
- Camaleões não têm ouvidos por fora como a gente, mas mesmo assim conseguem sentir vibrações e ouvir sons em baixa frequência.
Vivem em árvores
- A maioria dos camaleões vive nas árvores e tem pés em forma de pinça, perfeitos para se agarrar aos galhos.
Cauda enrolada
- A cauda dos camaleões é enrolada e funciona como um "dedo extra", ajudando a se equilibrar nos galhos.
Camaleões dormem agarrados em galhos
- Durante a noite, eles se agarram firmemente aos galhos para dormir e ficam praticamente imóveis.
Eles são super lentos... mas caçadores rápidos!
- Embora se movam devagar para não chamar atenção, sua língua sai tão rápido que a presa nem vê de onde veio!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.