POR RENATA BRAVO - PESQUISAS, TECNOLOGIA ASSISTIVA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL DESDE 2013
EMAIL: RENATARJBRAVO@GMAIL.COM

Dilemas da Sustentabilidade frente ao consumismo

sexta-feira, 25 de julho de 2025

Tanque da Imaginação: construindo histórias e aventuras com papelão

Atividade: "Tanque da Imaginação"

- Objetivos:

Trabalhar noções de formas geométricas (círculo, retângulo, quadrado).

Estimular a coordenação motora ampla e fina.

Desenvolver habilidades de trabalho em equipe.

Explorar a imaginação e a linguagem simbólica através da construção.

- Materiais:

1 caixa grande de papelão (corpo do tanque)

1 caixa menor (cabine do tanque)

Rolo de papel toalha ou papel alumínio (cano do tanque)

Pratinhos ou círculos de papelão (rodas)

Tinta guache, pincéis, cola quente (uso do adulto), fita adesiva

Retalhos, papel colorido, tampinhas, cartolina (decoração)

- Desenvolvimento:

1- Conversa inicial:

Fale sobre veículos diferentes (carros, trens, tratores, tanques) e para que eles servem — destaque os tanques que ajudam em situações difíceis como enchentes, resgates, e não para a guerra.

Estimule o pensamento: "Se você tivesse um tanque mágico, onde ele iria?"

2- Construção coletiva:

As crianças ajudam a montar a estrutura com caixas.

O tubo de papelão será o “canhão mágico” do tanque (pode lançar flores, bolhas ou livros, por exemplo).

Pintura e decoração com cores livres, adesivos e colagem de elementos recicláveis.

3- Exploração simbólica:

Criação de histórias com o tanque: "O tanque que espalhava alegria", "O tanque voador da floresta encantada", etc.

Pode-se incluir fantasias, narração de histórias ou brincadeiras de faz-de-conta com o tanque como cenário.

- Campos de Experiência da BNCC:

Corpo, gestos e movimentos

Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações

Escuta, fala, pensamento e imaginação

Traços, sons, cores e formas

- PLANO DE AULA COMPLETO


Título: Tanque da Imaginação – Construção com papelão

Faixa etária principal: Educação Infantil (4 a 6 anos)
Duração: 1 a 2 aulas de 50 minutos

- Objetivos de Aprendizagem

Estimular a coordenação motora fina e ampla.

Explorar formas geométricas no espaço tridimensional.

Desenvolver a imaginação e a linguagem simbólica.

Incentivar o trabalho colaborativo e a escuta entre pares.

Trabalhar a reutilização de materiais e a consciência ecológica.

- Habilidades da BNCC (Educação Infantil)

Campos de Experiência:

- Corpo, gestos e movimentos

EI03CG05: Coordenar suas habilidades manuais no manuseio de objetos diversos em atividades que envolvam encaixar, empilhar, recortar, colar, entre outros.

- Traços, sons, cores e formas

EI03TS01: Explorar e manusear materiais, objetos e instrumentos diversos em atividades artísticas.

EI03TS02: Utilizar cores, formas e texturas nas produções artísticas.

- Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações

EI03ET03: Estabelecer relações entre objetos com base nas suas propriedades observáveis (cor, forma, tamanho, textura, espessura).

- Escuta, fala, pensamento e imaginação

EI03EF08: Relatar experiências vividas e narrar fatos e histórias, reais ou imaginários.

- Materiais Necessários

Caixas de papelão grandes e pequenas

Rolos de papel (toalha, alumínio)

Tesouras sem ponta, fita adesiva, cola branca

Tinta guache, pincéis, papel colorido, tampinhas, pratinhos, canetões

Mantas ou tecido (se quiser usar para decoração do "tanque")

- Etapas da Aula

1- Roda de Conversa Inicial (10 a 15 minutos)

Perguntar: "Que tipos de veículos vocês conhecem?"

Mostrar imagens de tanques reais e tanques de brinquedo.

Explicar o foco do tanque como veículo de resgate ou transporte mágico.

2- Construção Coletiva (25 a 30 minutos)

Dividir as crianças em grupos (se houver muitas).

Ajudar a montar com fita e cola quente (somente adulto).

Deixar que pintem, colem, decorem e expressem livremente.

3- História e Imaginação (15 minutos)

Criar uma história coletiva: “Nosso tanque viajou para…”

Estimular com perguntas: “O que ele levou? Quem ele encontrou? O que espalhou pelo mundo?”

- Avaliação

A avaliação será formativa e contínua, com base na observação de:

- Participação ativa na construção e exploração do brinquedo.
- Interação com os colegas (respeito, colaboração).
- Capacidade de expressar ideias durante a criação e narração.
- Identificação de formas e uso criativo de materiais.

- Variações por faixa etária e contexto

- Ensino Fundamental I (6 a 8 anos):

Introduzir medidas e proporções nas caixas.

Explorar formas geométricas tridimensionais com mais profundidade.

Criar um roteiro escrito da história vivida com o tanque.

Relacionar com temas de paz, solidariedade e preservação ambiental.

- Inclusão (Educação Especial):

Oferecer materiais táteis, com texturas diferentes.

Permitir pintura com os dedos ou carimbos.

Ajudar na manipulação com apoio físico ou adaptações.

Valorizar toda forma de participação e expressão.

- Terapia na Terceira Idade:

Relembrar memórias de infância com brinquedos feitos à mão.

Trabalhar coordenação motora e socialização em grupos.

Criar histórias para crianças (intergeracionalidade).

Estimular autoestima ao ver sua criação pronta e funcional.

- Sugestão de Extensão

- Tirar fotos das crianças com os tanques e montar um mural da "Fábrica de Tanques Mágicos".
- Escrever a história coletiva e montar um pequeno livro com ilustrações dos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.