Atividade: “I Enjoy Playing With Colors!”
Faixa etária: Educação Infantil e 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental
Objetivo: Aprender a palavra enjoy e praticar vocabulário de cores, formas e verbos de ação em inglês.
BNCC (EI03ET02 / EF01LP08 / EF15LP05)
- Palavras-chave em inglês:
Enjoy – gostar, curtir
Colors – cores
Cup – copo
Ball – bola
Stack – empilhar
Throw – jogar
Catch – pegar
Build – construir
Knock down – derrubar
- Etapas da atividade:
1- Apresentação e aquecimento (circle time)
Reúna as crianças e apresente as palavras com apoio visual:
"Let’s learn some words!"
"Cup!" (mostre um copo)
"Ball!" (mostre a bola)
"Enjoy!" (faça um gesto de alegria, rindo ou batendo palmas)
Faça perguntas simples:
"Do you enjoy playing with colors?"
"Do you enjoy balls?"
(crianças respondem: Yes! / No!)
2- Construção livre (atividade principal)
Material: Copos coloridos e bolas pequenas de plástico.
- Crianças constroem livremente torres com os copos e colocam bolas no topo.
Diga frases como:
"Let’s build!"
"I enjoy stacking cups!"
"I enjoy putting balls on top!"
3- Derrubar e brincar (parte divertida)
Peça para formarem fileiras e, com cuidado, jogarem bolinhas para derrubar as torres.
Diga:
"Knock it down!"
"Throw the ball!"
"Did you enjoy that?"
4- Encerramento (oral e criativo)
Cada criança responde:
"I enjoy __________."
Exemplos:
"I enjoy playing with balls."
"I enjoy stacking cups."
"I enjoy knocking down towers."
- Tire fotos das construções e crie um mural: “We enjoy learning in English!”
- Variações:
Trabalhar cores: “Find a red cup!”
Contagem: “Count 3 cups!”
Desenhar a atividade depois no caderno e escrever: “I enjoy playing with colors.”

Trabalhando coordenação motora, atenção, linguagem, socialização e emoções.
ADAPTAÇÃO INCLUSIVA E TERAPÊUTICA
- Para crianças com necessidades especiais (TEA, TDAH, deficiência intelectual, motora, visual leve etc.)
- Objetivos específicos:
Estimular o uso funcional da linguagem (fala ou gestos)
Promover reconhecimento de cores e ações
Desenvolver a coordenação motora fina e ampla
Trabalhar turnos, respeito, autoestima e emoções
Promover integração social e expressão de prazer (enjoyment)
- Materiais adaptados:
Copos maiores e mais firmes (plástico grosso ou EVA)
Bolas com textura (sensoriais, de borracha, com guizo)
Tapete antiderrapante ou base firme (mesa com borda)
Cartões com pictogramas (ex: "I enjoy" + imagem da ação)
Botões de voz ou pranchas PECS (com "I enjoy" e opções)
ETAPAS ADAPTADAS
1- Roda de conversa com apoio visual (inclusiva)
Use figuras ou objetos reais para ensinar:
- "This is a cup. This is a ball. I enjoy this!"
Apresente opções para completar:
- “I enjoy…” → [throwing], [stacking], [touching], [looking at colors]
Use gestos, Libras, apontadores ou voz sintetizada.
- 2- Construção e interação livre (atividade sensorial)
Permita que cada um empilhe os copos no seu tempo.
Para crianças com mobilidade reduzida, adapte a altura da superfície ou use bandejas acessíveis.
Estimule a exploração com as mãos:
“Touch the red cup.”
“Feel the ball!”
“Stack slowly… Enjoy it!”
- 3- Desafios colaborativos (dinâmica de grupo)
- Objetivo: trabalhar cooperação, socialização e turnos
Em duplas ou grupos, um empilha e o outro derruba com bola.
Cada participante verbaliza (ou aponta):
“I enjoy stacking.”
“I enjoy knocking it down.”
Todos batem palmas ou celebram após cada ação.
- 4- Rodinha final com expressão emocional
Use emojis ou cartões de sentimentos:
- Happy
- Calm
- Excited
Cada criança aponta ou diz como se sentiu:
"I enjoyed playing with my friend."
"I enjoy the red ball."
"I enjoy knocking!"
- Para terapia ocupacional, fonoaudiologia e psicologia:
TO: motricidade fina ao empilhar, coordenação olho-mão
Fono: produção de frases simples com "I enjoy", nomeação de cores e objetos
Psicologia: expressão de preferências, emoções, reforço positivo com “enjoy”
- Sugestão de Dinâmica de Grupo (6 a 12 anos)
Nome: “Torre da Alegria”
Como fazer:
Cada criança empilha um copo e diz algo que “enjoy” (em inglês ou português)
Ex: “I enjoy painting!” / “I enjoy hugging my mom!”
Ao final, todos derrubam juntos a torre com bolas e gritam:
- “WE ENJOY TOGETHER!”
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.