POR RENATA BRAVO - PESQUISAS, TECNOLOGIA ASSISTIVA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL DESDE 2013
EMAIL: RENATARJBRAVO@GMAIL.COM

Dilemas da Sustentabilidade frente ao consumismo

sábado, 26 de julho de 2025

We Enjoy Together! - Uma Dinâmica de Cores, Emoções e Conexões

Atividade: “I Enjoy Playing With Colors!”

Faixa etária: Educação Infantil e 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental

Objetivo: Aprender a palavra enjoy e praticar vocabulário de cores, formas e verbos de ação em inglês.

BNCC (EI03ET02 / EF01LP08 / EF15LP05)

- Palavras-chave em inglês:

Enjoy – gostar, curtir

Colors – cores

Cup – copo

Ball – bola

Stack – empilhar

Throw – jogar

Catch – pegar

Build – construir

Knock down – derrubar

- Etapas da atividade:

1- Apresentação e aquecimento (circle time)

Reúna as crianças e apresente as palavras com apoio visual:

"Let’s learn some words!"

"Cup!" (mostre um copo)

"Ball!" (mostre a bola)

"Enjoy!" (faça um gesto de alegria, rindo ou batendo palmas)

Faça perguntas simples:

"Do you enjoy playing with colors?"

"Do you enjoy balls?"

(crianças respondem: Yes! / No!)

2- Construção livre (atividade principal)

Material: Copos coloridos e bolas pequenas de plástico.

- Crianças constroem livremente torres com os copos e colocam bolas no topo.

Diga frases como:

"Let’s build!"

"I enjoy stacking cups!"

"I enjoy putting balls on top!"

3- Derrubar e brincar (parte divertida)

Peça para formarem fileiras e, com cuidado, jogarem bolinhas para derrubar as torres.

Diga:

"Knock it down!"

"Throw the ball!"

"Did you enjoy that?"

4- Encerramento (oral e criativo)

Cada criança responde:

"I enjoy __________."

Exemplos:

"I enjoy playing with balls."

"I enjoy stacking cups."

"I enjoy knocking down towers."

- Tire fotos das construções e crie um mural: “We enjoy learning in English!”

- Variações:

Trabalhar cores: “Find a red cup!”

Contagem: “Count 3 cups!”

Desenhar a atividade depois no caderno e escrever: “I enjoy playing with colors.”


Trabalhando coordenação motora, atenção, linguagem, socialização e emoções.

ADAPTAÇÃO INCLUSIVA E TERAPÊUTICA

- Para crianças com necessidades especiais (TEA, TDAH, deficiência intelectual, motora, visual leve etc.)

- Objetivos específicos:

Estimular o uso funcional da linguagem (fala ou gestos)

Promover reconhecimento de cores e ações

Desenvolver a coordenação motora fina e ampla

Trabalhar turnos, respeito, autoestima e emoções

Promover integração social e expressão de prazer (enjoyment)

- Materiais adaptados:

Copos maiores e mais firmes (plástico grosso ou EVA)

Bolas com textura (sensoriais, de borracha, com guizo)

Tapete antiderrapante ou base firme (mesa com borda)

Cartões com pictogramas (ex: "I enjoy" + imagem da ação)

Botões de voz ou pranchas PECS (com "I enjoy" e opções)

ETAPAS ADAPTADAS

1- Roda de conversa com apoio visual (inclusiva)

Use figuras ou objetos reais para ensinar:
- "This is a cup. This is a ball. I enjoy this!"

Apresente opções para completar:
- “I enjoy…” → [throwing], [stacking], [touching], [looking at colors]

Use gestos, Libras, apontadores ou voz sintetizada.

- 2- Construção e interação livre (atividade sensorial)

Permita que cada um empilhe os copos no seu tempo.

Para crianças com mobilidade reduzida, adapte a altura da superfície ou use bandejas acessíveis.

Estimule a exploração com as mãos:

“Touch the red cup.”

“Feel the ball!”

“Stack slowly… Enjoy it!”

- 3- Desafios colaborativos (dinâmica de grupo)

- Objetivo: trabalhar cooperação, socialização e turnos

Em duplas ou grupos, um empilha e o outro derruba com bola.

Cada participante verbaliza (ou aponta):

“I enjoy stacking.”

“I enjoy knocking it down.”

Todos batem palmas ou celebram após cada ação.

- 4- Rodinha final com expressão emocional

Use emojis ou cartões de sentimentos:

- Happy

- Calm

- Excited

Cada criança aponta ou diz como se sentiu:

"I enjoyed playing with my friend."
"I enjoy the red ball."
"I enjoy knocking!"

- Para terapia ocupacional, fonoaudiologia e psicologia:

TO: motricidade fina ao empilhar, coordenação olho-mão

Fono: produção de frases simples com "I enjoy", nomeação de cores e objetos

Psicologia: expressão de preferências, emoções, reforço positivo com “enjoy”

- Sugestão de Dinâmica de Grupo (6 a 12 anos)

Nome: “Torre da Alegria”
Como fazer:

Cada criança empilha um copo e diz algo que “enjoy” (em inglês ou português)

Ex: “I enjoy painting!” / “I enjoy hugging my mom!”

Ao final, todos derrubam juntos a torre com bolas e gritam:


- “WE ENJOY TOGETHER!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.