POR RENATA BRAVO - PESQUISAS, TECNOLOGIA ASSISTIVA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL DESDE 2013
EMAIL: RENATARJBRAVO@GMAIL.COM

Dilemas da Sustentabilidade frente ao consumismo

sexta-feira, 25 de julho de 2025

Espiral Colorido

Objetivos:

Desenvolver a percepção visual e tátil (sensorial)

Trabalhar noções iniciais de matemática (sequência, padrões e formas)

Explorar cores e organização espacial

Estimular a coordenação motora fina

- Habilidades da BNCC:

EI03ET05: Coordenar suas habilidades manuais no uso de materiais diversos.

EI03TS01: Demonstrar cuidado com o próprio corpo ao manusear materiais.

EI03CG01: Estabelecer relações entre objetos com base em suas propriedades (cor, forma, tamanho).

EI03TS03: Demonstrar interesse e atenção em atividades que envolvem exploração de formas e padrões.

- Materiais:

Tiras de papel colorido (já cortadas ou para a criança cortar)

Tesoura sem ponta (se apropriado para a idade)

Cola ou bastão de cola

Papel grande ou caderno

Lápis para desenhar a espiral

- Desenvolvimento da Atividade:

1- Desenhe uma espiral simples em uma folha.

2- Peça para a criança colar quadradinhos ou tiras de papel ao longo do traçado da espiral, organizando por sequência de cores (vermelho, verde, azul, etc.).

3- Estimule que sigam um padrão de repetição de cores ou que criem o seu próprio.

4- Converse sobre as formas, as cores e a direção da espiral (movimento de dentro para fora ou vice-versa).

5- Para crianças mais velhas, introduza contagem dos quadrados ou quantas voltas a espiral tem.

- Variações da Atividade:

Trabalhar com texturas diferentes (papel crepom, lixa, EVA) para tornar a atividade mais sensorial.

Montar espirais com outros materiais (botões, tampinhas, algodão colorido).

Desafiar a criança a criar sua própria espiral.

- Avaliação:

Observação da capacidade de seguir padrões.

Participação e envolvimento.

Organização espacial e motricidade ao colar.

Nomeação e reconhecimento de cores.

PLANO DE AULA – "Espiral Colorido Sensorial e Matemático"

Tema: Espiral com Cores e Padrões

Área: Artes Visuais, Matemática e Psicomotricidade

Duração: 40 a 60 minutos

Faixa Etária: Educação Infantil, Fundamental I (1º e 2º anos), Inclusão e Terapia para Idosos

OBJETIVOS:

Desenvolver percepção visual e tátil

Identificar e classificar cores

Criar padrões de sequência

Trabalhar coordenação motora fina

Estimular a criatividade e organização espacial

HABILIDADES DA BNCC

- Educação Infantil (EI03)

EI03ET05 – Coordenar habilidades manuais no uso de materiais.

EI03CG01 – Estabelecer relações de comparação (cor, forma, tamanho).

EI03TS03 – Demonstrar atenção e interesse em padrões visuais e gráficos.

- Ensino Fundamental I

EF01MA03 – Reconhecer padrões em sequências de cores e formas.

EF02MA09 – Descrever, comparar e classificar figuras geométricas planas.

EF15AR03 – Experimentar materiais e técnicas no processo de criação artística.

Inclusão e Terapia para Terceira Idade

Estimular a coordenação motora fina

Promover memória visual e concentração

Estimular o raciocínio lógico e emocional através da arte

MATERIAIS:

Folhas brancas ou cartolina

Lápis ou canetão para traçar a espiral

Tiras ou quadradinhos coloridos de papel (liso, texturizado, EVA, etc.)

Tesoura sem ponta (se apropriado)

Cola bastão ou cola branca

Régua (para alunos maiores que desejarem traçar)

DESENVOLVIMENTO:

1- Exploração Inicial (5-10 min):

Apresente imagens de espirais na natureza (caracóis, galáxias, furacões, etc.). Converse sobre o formato e o movimento.

2- Preparação (5 min):

Distribua os materiais. Oriente a escolha de cores e formas. Para os menores, os quadradinhos já podem estar prontos.

3- Criação (20-30 min):

Desenhar uma espiral simples na folha (com ajuda, se necessário).

Colar os quadrados ao longo do traçado seguindo uma sequência de cores (vermelho, verde, azul, etc.).

Estimular a repetição de padrões ou criação livre.

4- Conversa Final (5-10 min):

Exposição dos trabalhos e troca entre colegas.

Perguntar:

Qual cor você mais gostou?

Conseguiu seguir a sequência?

Onde mais encontramos espirais?

ADAPTAÇÕES POR FAIXA ETÁRIA:

- Educação Infantil (3-5 anos):

Quadradinhos pré-cortados

Traçado da espiral já desenhado

Ênfase em colagem, nomeação de cores e sequências simples

- Ensino Fundamental (6-8 anos):

Incentivar a criança a traçar sua própria espiral

Propor desafios: "Faça um padrão ABAB ou ABCABC"

Contar os quadrados e registrar quantos usou de cada cor

- Inclusão (Crianças com deficiência):

Usar papéis de diferentes texturas para estímulo sensorial

Usar espiral ampliada (papel maior)

Oferecer suporte motor e verbal conforme necessário

Trabalhar com prendedores coloridos ou velcro, se houver dificuldade com cola

- Terapia para Terceira Idade:

Foco na motricidade fina, atenção e memória

Trabalhar com memorização de sequências de cor

Estimular conversas sobre lembranças associadas a cores ou formas

- AVALIAÇÃO:

Participação ativa na atividade

Organização dos quadrados na sequência

Identificação correta de cores

Criatividade e autonomia na composição

- SUGESTÕES DE EXTENSÃO:

Fazer a espiral com outros materiais: botões, lantejoulas, grãos coloridos

Explorar música com padrões rítmicos inspirados na espiral

Montar uma galeria de espirais para decorar a sala

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.