POR RENATA BRAVO - PESQUISAS, TECNOLOGIA ASSISTIVA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL DESDE 2013
EMAIL: RENATARJBRAVO@GMAIL.COM

Dilemas da Sustentabilidade frente ao consumismo

sábado, 26 de julho de 2025

Atividade Lúdica: Semáforo das Cores e Formas

- Objetivos:

Reconhecer e nomear cores (vermelho, amarelo, verde).

Identificar e classificar formas geométricas (círculo).

Compreender o funcionamento do semáforo no trânsito.

Estimular coordenação motora fina ao encaixar os círculos.

Desenvolver noções básicas de contagem e sequência.

- Materiais Necessários:

Caixa de papelão (ou rolo de papel toalha grande)

Cartolina ou EVA nas cores: vermelho, amarelo, verde

Tesoura sem ponta

Cola ou fita adesiva

Lápis para marcar os círculos

Régua ou objeto redondo para moldes

- Plano de Aula Resumido

1- 

Etapa 1: Roda de Conversa

Tema: "Você já viu um semáforo? Para que ele serve?"

Fale sobre educação no trânsito, segurança e os significados das cores.

Etapa 2: Construção do Semáforo

As crianças irão colar papéis coloridos dentro do tubo/papelão.

Com ajuda, recortam círculos (formas geométricas) para formar as "janelas" do semáforo.

Inserem uma tira colorida giratória por dentro (para trocar as cores).

Etapa 3: Atividades Matemáticas e Motoras

Contar os círculos.

Nomear as cores.

Identificar qual cor está "acendendo" no semáforo.

Atividade com comandos: “Quando acender o verde, pule!”, “Quando acender o vermelho, pare!”

- Habilidades da BNCC:

EI03ET03: Demonstrar controle e coordenação dos movimentos manuais.

EI03CG05: Estabelecer algumas relações entre o meio ambiente e os modos de vida.

EI02TS01: Relacionar cores e formas em atividades de exploração.

- Variações:

Usar como jogo de "pare e siga" com carrinhos de brinquedo.

Incluir formas diferentes (quadrado, triângulo) para ampliar a proposta.

Trabalhar com música: música do trânsito, canções sobre cores.



Adaptação da atividade 

1- Ensino Fundamental (anos iniciais) – com foco em matemática, cidadania e ciências.

2- Educação Inclusiva – com foco sensorial, coordenação motora, comunicação alternativa e acessibilidade.

ATIVIDADE LÚDICA: SEMÁFORO EDUCATIVO

Para Ensino Fundamental e Inclusão

- PLANO DE AULA – ENSINO FUNDAMENTAL (1º ao 3º ano)

- Temas:

Matemática: formas geométricas, contagem e sequência

Ciências: educação no trânsito e cidadania

Artes: criação com materiais recicláveis

- Objetivos:

Identificar e classificar formas e cores.

Compreender a função social do semáforo.

Desenvolver raciocínio lógico com jogos de comando e sequência.

Trabalhar consciência corporal e expressão artística.

- Habilidades da BNCC:

EF01MA09: Reconhecer e nomear formas geométricas planas.

EF01CI02: Identificar elementos do trânsito e sua importância.

EF15AR18: Explorar diferentes materiais na criação de objetos artísticos.

EF02EF06: Participar de brincadeiras e jogos que envolvam movimentos.

- Materiais:

Papelão, rolo de papel toalha ou caixa

Papéis coloridos (vermelho, amarelo, verde)

Cola, tesoura, fita

Régua, lápis, moldes de círculo

- Etapas:

1- Exploração – conversar sobre trânsito, cores e formas.

2- Construção – montar semáforos em grupos, criando janelas circulares e tiras com cores.

3- Jogo Comando – "Semáforo diz": verde (andar), amarelo (preparar), vermelho (parar).

4- Matemática – contar círculos, fazer sequência com cores, registrar no caderno.

5- Avaliação – participação, montagem e identificação correta das cores e formas.

- ADAPTAÇÃO PARA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Indicações:

Crianças com deficiência intelectual, visual leve, TDAH, TEA, deficiência física, entre outros.

- Objetivos Inclusivos:

Estimular percepção visual e tátil (formas e texturas).

Trabalhar sequências e cores de forma concreta e lúdica.

Desenvolver a comunicação e interação por meio do jogo simbólico.

Estimular autonomia na criação e no manuseio dos materiais. Adaptações:

Usar papéis com texturas diferentes ou EVA em alto-relevo.

Acrescentar sons (sininho/verbalizações) para reforçar a cor do semáforo.

Utilizar comunicação alternativa (figuras, pictogramas, comandos visuais).

Apoio com orientação motora e uso de tesouras adaptadas se necessário.

- Jogo adaptado:

Cores em cartões avulsos para encaixe no semáforo.

Crianças seguem comandos com apoio visual ou tátil: “Quando sentir o EVA áspero (vermelho), pare.”

- SUGESTÃO EXTRA: Atividade em PDF

Posso montar esse material como:

Cartaz passo a passo ilustrado

Fichas de jogo do “Semáforo Diz”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.