POR RENATA BRAVO - PESQUISAS, TECNOLOGIA ASSISTIVA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL DESDE 2013
EMAIL: RENATARJBRAVO@GMAIL.COM

Dilemas da Sustentabilidade frente ao consumismo

sexta-feira, 25 de julho de 2025

Corrida das Emoções e dos Números


- Objetivo da Atividade

Estimular a contagem e o reconhecimento dos números.

Trabalhar cores e formas.

Explorar as emoções por meio de expressões faciais.

Desenvolver a coordenação motora fina com a construção dos carrinhos.

- Campos de Experiência (BNCC)

Corpo, gestos e movimentos

Traços, sons, cores e formas

Eu, o outro e o nós

Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações

- Materiais Necessários

Rolos de papelão (um para cada criança)

Tinta guache ou papel colorido (para pintar os carrinhos de diferentes cores)

Rolinhos de EVA ou tampinhas de garrafa (para fazer as rodas)

Cartelas com números (1 a 5 ou 1 a 10)

Expressões de emoções (desenhos ou emojis: feliz, triste, bravo, assustado etc.)

Cola, tesoura sem ponta

Cartolina para fazer uma pista de corrida

- Descrição da Atividade

1- Construção dos Carrinhos:

Cada criança recebe um rolo de papelão e o decora com tinta ou papel colorido. Em seguida, cola as rodas (EVA ou tampinhas). Cada carrinho será de uma cor diferente.

2- Adição das Emoções:

As crianças escolhem uma carinha de emoção (pode ser colada na frente ou no “rosto” do carrinho). Elas podem dizer por que escolheram aquela emoção e quando se sentem assim.

3- Numeração:

Cada carrinho recebe um número de 1 a 10 (de acordo com a faixa etária). Pode-se colar o número no topo ou na lateral do carrinho.

4- Corrida Matemática:

Em uma pista desenhada no chão ou em cartolina, as crianças colocam os carrinhos na largada.

A professora mostra uma cartela com um número e uma cor (ex: “Número 4 e cor azul”).

A criança que tem o carrinho com essas características avança uma casa.

Pode-se variar: avança quem tem o número maior, o menor, ou quem somar o número pedido com outro.

- Dicas para Exploração Matemática

Sequência numérica: organizar os carrinhos em ordem crescente ou decrescente.

Contagem oral: contar quantos carrinhos estão com carinha feliz, triste, etc.

Cores: agrupar por cores e contar quantos carrinhos há em cada grupo.

Emoções: fazer gráfico com as emoções mais escolhidas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.