Trabalharemos:
Cores e texturas
Expressões faciais e emoções
Coordenação motora fina
Criatividade e imaginação
Objetivo: Desenvolver a expressão artística, a percepção das emoções e a coordenação motora, usando linhas coloridas e papelão.
Materiais:
Papelão (formas de gatos já recortadas)
Canetinhas ou lápis de cor
Linhas coloridas (lã ou barbante)
Botões, pompons, lantejoulas (opcional)
Cola (se quiser fixar detalhes)
Passo a passo:
1- Distribua uma silhueta de gato em papelão para cada criança.
2- As crianças podem desenhar rostinhos e expressões no gato (feliz, assustado, bravo, surpreso etc.).
3- Depois, elas irão enrolar linhas coloridas no corpo do gato, criando “roupas” e padrões diferentes.
4. Pode-se colar botões ou outros enfeites para personalizar ainda mais.
5. No final, todos compartilham o nome e a personalidade do seu gatinho com o grupo.
Roda de conversa:
“Como está se sentindo o seu gatinho?”
“Qual a cor preferida dele?”
“O que ele gosta de fazer?”
Truque extra:
Trabalhar emoções (cada gato com uma expressão diferente)
Associar cores a sentimentos
Criar uma exposição na sala de aula com todos os gatos
E pode ser enriquecida com uma abordagem sobre linguagem corporal e comportamento dos gatos, criando uma ponte entre arte, ciência e expressão emocional.
Projeto Lúdico: Gatos e Suas Linguagens
Faixa etária: 4 a 6 anos
Duração: 1 a 2 encontros
Temas: Comportamento animal • Emoções • Expressão corporal • Artes visuais
Objetivos:
Identificar diferentes comportamentos e expressões corporais dos gatos.
Relacionar esses comportamentos com emoções humanas (medo, alegria, curiosidade, tranquilidade).
Desenvolver empatia pelos animais.
Estimular a criatividade por meio de arte com linhas e texturas.
Promover linguagem oral através da roda de conversa e dramatizações.
Conteúdo e conversa inicial (Roda de conversa):
"Como os gatos se comunicam?"
Orelhas em pé - atentos ou curiosos
Rabo abanando forte - irritado ou incomodado
Deitado com barriga pra cima - relaxado e confiante
Miados diferentes - fome, carinho, medo
Você pode usar fotos, vídeos curtos ou brinquedos de gato para mostrar os comportamentos e perguntar:
“O que você acha que ele está sentindo?”
“Você já viu um gato assim?”
Atividade artística – “Gatinhos de linha com expressão”
Orientações adicionais:
Incentive a criança a desenhar expressões faciais coerentes com a linguagem corporal escolhida.
Durante a criação, peça que escolham cores de linha que combinem com o “humor” do gato:
Vermelho/laranja: bravo
Azul/verde: calmo
Roxo/rosa: amoroso
Multicolorido: alegre
Atividade complementar - Dramatização: "Imite o Gato!"
Proponha que as crianças imitem gatos em diferentes situações:
Gato assustado
Gato curioso
Gato pedindo carinho
Gato bravo
Gato com sono
Essa atividade trabalha expressão corporal, empatia e percepção emocional.
Truque extra (para mais dias):
Leitura de histórias com gatos (como “O Gato Xadrez”, “O Gato de Botas”, “O Gato e o Rato”).
Trazer relatos sobre pets das crianças.
Criar um “manual de cuidado com gatos” em linguagem infantil.
BNCC – Campos de experiência:
O eu, o outro e o nós (respeito, empatia, convivência)
Corpo, gestos e movimentos (expressão corporal e emoções)
Traços, sons, cores e formas (criação com diferentes materiais)
Escuta, fala, pensamento e imaginação (narrativas e dramatizações)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.