POR RENATA BRAVO - PESQUISAS, TECNOLOGIA ASSISTIVA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL DESDE 2013
EMAIL: RENATARJBRAVO@GMAIL.COM

Dilemas da Sustentabilidade frente ao consumismo

quarta-feira, 30 de julho de 2025

Gatinhos de linha

Trabalharemos:

Cores e texturas

Expressões faciais e emoções

Coordenação motora fina

Criatividade e imaginação

Objetivo: Desenvolver a expressão artística, a percepção das emoções e a coordenação motora, usando linhas coloridas e papelão.

Materiais:

Papelão (formas de gatos já recortadas)

Canetinhas ou lápis de cor

Linhas coloridas (lã ou barbante)

Botões, pompons, lantejoulas (opcional)

Cola (se quiser fixar detalhes)

Passo a passo:

1- Distribua uma silhueta de gato em papelão para cada criança.

2- As crianças podem desenhar rostinhos e expressões no gato (feliz, assustado, bravo, surpreso etc.).

3- Depois, elas irão enrolar linhas coloridas no corpo do gato, criando “roupas” e padrões diferentes.

4. Pode-se colar botões ou outros enfeites para personalizar ainda mais.

5. No final, todos compartilham o nome e a personalidade do seu gatinho com o grupo.

Roda de conversa:

“Como está se sentindo o seu gatinho?”

“Qual a cor preferida dele?”

“O que ele gosta de fazer?”

Truque extra:

Trabalhar emoções (cada gato com uma expressão diferente)

Associar cores a sentimentos

Criar uma exposição na sala de aula com todos os gatos


E pode ser enriquecida com uma abordagem sobre linguagem corporal e comportamento dos gatos, criando uma ponte entre arte, ciência e expressão emocional.

Projeto Lúdico: Gatos e Suas Linguagens

Faixa etária: 4 a 6 anos

Duração: 1 a 2 encontros

Temas: Comportamento animal • Emoções • Expressão corporal • Artes visuais

Objetivos:

Identificar diferentes comportamentos e expressões corporais dos gatos.

Relacionar esses comportamentos com emoções humanas (medo, alegria, curiosidade, tranquilidade).

Desenvolver empatia pelos animais.

Estimular a criatividade por meio de arte com linhas e texturas.

Promover linguagem oral através da roda de conversa e dramatizações.

Conteúdo e conversa inicial (Roda de conversa):

"Como os gatos se comunicam?"

Orelhas em pé - atentos ou curiosos

Rabo abanando forte - irritado ou incomodado

Deitado com barriga pra cima - relaxado e confiante

Miados diferentes - fome, carinho, medo

Você pode usar fotos, vídeos curtos ou brinquedos de gato para mostrar os comportamentos e perguntar:

“O que você acha que ele está sentindo?”

“Você já viu um gato assim?”

Atividade artística – “Gatinhos de linha com expressão”

Orientações adicionais:

Incentive a criança a desenhar expressões faciais coerentes com a linguagem corporal escolhida.

Durante a criação, peça que escolham cores de linha que combinem com o “humor” do gato:

Vermelho/laranja: bravo

Azul/verde: calmo

Roxo/rosa: amoroso

Multicolorido: alegre

Atividade complementar - Dramatização: "Imite o Gato!"

Proponha que as crianças imitem gatos em diferentes situações:

Gato assustado

Gato curioso

Gato pedindo carinho

Gato bravo

Gato com sono

Essa atividade trabalha expressão corporal, empatia e percepção emocional.

Truque extra (para mais dias):

Leitura de histórias com gatos (como “O Gato Xadrez”, “O Gato de Botas”, “O Gato e o Rato”).

Trazer relatos sobre pets das crianças.

Criar um “manual de cuidado com gatos” em linguagem infantil.

BNCC – Campos de experiência:

O eu, o outro e o nós (respeito, empatia, convivência)

Corpo, gestos e movimentos (expressão corporal e emoções)

Traços, sons, cores e formas (criação com diferentes materiais)

Escuta, fala, pensamento e imaginação (narrativas e dramatizações)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.