*BRINCADEIRA SUSTENTÁVEL DESDE 2013*

Pesquisa, conceito e autoria: Renata Bravo / Contato: renatarjbravo@gmail.com

Inspirada em Heidegger, a Brincadeira Sustentável não se apresenta como um conteúdo a ser decorado, mas como uma experiência a ser vivida, elaborada e incorporada.
A tese que fundamenta este blog parte de uma ideia simples e duradoura: a infância, o brincar, a cultura, a natureza e as relações humanas constituem dimensões essenciais da formação do indivíduo e da construção da vida em sociedade. Embora os contextos históricos, as tecnologias e os modos de viver se transformem, essa base permanece atual. Por isso, não se trata de uma tese vinculada a uma época específica, mas de uma perspectiva que atravessa gerações e continua encontrando sentido sempre que uma criança brinca, aprende, cria, convive e estabelece sua relação com o mundo.

A INFÂNCIA EM TRÂNSITO: MEMÓRIA, CULTURA E FUTURO

domingo, 20 de setembro de 2026

Trabalho adaptado - aprofundamento

Esta publicação constitui a continuidade metodológica da pesquisa apresentada anteriormente, avançando da fundamentação teórica para a aplicação prática da proposta

Arte, motricidade, psicologia, acessibilidade, socialização e legado na infância - aprofundamento da experiência

Problema de pesquisa

Como práticas artísticas acessíveis, associadas ao uso de materiais reutilizados e à mediação educativa, podem ampliar as possibilidades de participação, aprendizagem, expressão, autonomia e autoria de crianças com deficiência, considerando suas diferentes condições motoras, sensoriais e comunicacionais?

Hipótese

Parte-se da hipótese de que a acessibilidade no fazer artístico não depende exclusivamente da disponibilização de recursos adaptados, mas da articulação entre adaptação dos materiais, organização do ambiente, demonstração dos procedimentos, mediação do adulto, experimentação orientada e redução progressiva dos apoios. Quando esses elementos são combinados, diferentes crianças podem encontrar caminhos próprios para participar da experiência artística, desenvolver procedimentos, realizar escolhas e produzir culturalmente com maior autonomia.

Objetivo geral

Investigar as possibilidades da experiência artística acessível como prática interdisciplinar capaz de integrar arte, motricidade, psicologia, educação, socialização, sustentabilidade e produção de memória e legado na infância, utilizando o desenho e a pintura com giz de cera como uma das experiências práticas de investigação.

Objetivos específicos

Analisar como adaptações de materiais, espaços, tempos e procedimentos podem ampliar o acesso ao fazer artístico; investigar a importância da demonstração e do ensino dos procedimentos para o desenvolvimento progressivo da autonomia; explorar possibilidades de utilização de materiais reutilizados como recursos artísticos e pedagógicos; favorecer experiências que envolvam diferentes formas de movimento, percepção, expressão e comunicação; estimular escolhas, iniciativa, colaboração e autoria infantil; compreender a produção artística como registro de participação e memória; e desenvolver estratégias metodológicas que possibilitem a organização de experiências inclusivas por meio do conceito de Grande Jogo da Arte Adaptada.

Fundamentação teórica

A arte na infância pode ser compreendida como experiência de produção, comunicação, exploração e construção de significados. Quando inserida em contextos inclusivos, sua organização exige que as condições de participação sejam consideradas desde o planejamento. A acessibilidade, nesse sentido, não deve ser entendida somente como disponibilização de equipamentos ou materiais adaptados, mas como construção de condições para que a criança compreenda a proposta, tenha acesso aos procedimentos e possa agir sobre os materiais.

A perspectiva adotada neste trabalho aproxima-se dos princípios da educação inclusiva ao considerar a diversidade como elemento constitutivo do processo educativo. Crianças diferentes podem necessitar de diferentes tempos, suportes, instrumentos, formas de comunicação e estratégias de mediação para alcançar objetivos semelhantes. A adaptação, portanto, não significa necessariamente simplificar a experiência, mas modificar suas condições de acesso sem retirar da criança a possibilidade de experimentar, decidir e criar.

A motricidade constitui outra dimensão relevante. O fazer artístico envolve relações entre percepção, movimento, coordenação, planejamento e ação. Desenhar e colorir, pressionar, deslizar, controlar a direção do movimento e manipular diferentes instrumentos são ações que possibilitam experiências corporais variadas. A atividade artística, entretanto, não deve ser convertida em instrumento de comparação entre desempenhos. O foco está na ampliação das possibilidades de exploração e participação de cada criança.

Do ponto de vista psicológico e educacional, a produção artística pode constituir espaço de expressão, iniciativa, tomada de decisão, criatividade e interação. A criança que escolhe uma cor, experimenta uma ferramenta, define a intensidade do traço ou decide como organizar uma composição participa de decisões concretas sobre sua produção. Essa perspectiva permite compreendê-la como sujeito ativo da experiência. Não se pretende, contudo, atribuir à atividade artística efeitos terapêuticos ou clínicos que não tenham sido especificamente investigados. Seu potencial educativo, expressivo, comunicacional e social é o foco desta proposta.

A mediação assume papel central. Disponibilizar um recurso não significa necessariamente possibilitar seu uso autônomo. A demonstração, a realização conjunta, as pistas visuais ou gestuais e a repetição orientada podem transformar um recurso inicialmente desconhecido em uma ferramenta de criação. O objetivo da mediação é oferecer acesso ao procedimento e, progressivamente, reduzir a necessidade de auxílio.

A utilização de materiais reutilizados amplia essa abordagem ao aproximar criação artística, educação ambiental e ressignificação material. Papelão, tampas, embalagens higienizadas, tecidos, papéis, barbantes, tubos e outros elementos podem adquirir novas funções como suportes, ferramentas, brinquedos, esculturas, personagens e cenários. Na perspectiva da Brincadeira Sustentável, a transformação não se restringe à reciclagem: trata-se de uma experiência de ressignificação na qual o material é retirado de sua função original e reinserido em um processo de criação, aprendizagem e produção cultural.

A dimensão social também integra a experiência. A produção coletiva cria situações de compartilhamento, observação, colaboração, negociação e reconhecimento da produção dos outros. A participação no grupo não depende de que todas as crianças executem a mesma ação da mesma maneira. A inclusão ocorre quando diferentes formas de participação são reconhecidas como legítimas dentro de uma experiência comum.

A produção artística também pode assumir função documental. Pinturas, desenhos, esculturas, brinquedos, painéis e composições coletivas registram não apenas um resultado estético, mas uma experiência vivenciada. O conceito de legado, neste trabalho, está relacionado à permanência dessa experiência na memória individual e coletiva. O objeto produzido torna-se registro de um percurso constituído por observação, aprendizagem, experimentação, escolha, transformação, criação e compartilhamento.

Aplicação prática: Desenhando e Colorindo com Giz de Cera

A atividade Desenhando e Colorindo com Giz de Cera foi estruturada como experiência de exploração artística, motora, sensorial e inclusiva. Seu objetivo é desenvolver coordenação motora fina, força e controle manual, percepção tátil e visual, exploração de cores e texturas, criatividade, expressão pessoal, interação social e autonomia.

São utilizados giz de cera grosso, preferencialmente com adaptadores ou recursos que facilitem a preensão; papel sulfite, cartolina ou papel-cartão em diferentes tamanhos; desenhos de contorno simples, quando necessários; pranchetas, cavaletes ou superfícies inclinadas; aventais ou roupas adequadas; e recursos de posicionamento e apoio postural conforme as necessidades individuais. Os materiais podem ser complementados por suportes confeccionados ou adaptados com materiais reutilizados, mantendo a relação entre acessibilidade, criação e sustentabilidade.

A preparação do ambiente considera acessibilidade, circulação, alcance dos materiais, estabilidade da superfície e posicionamento confortável do participante. Os gizes são disponibilizados de forma organizada para favorecer a escolha. Quando necessário, podem ser adaptados com recursos de preensão, aumentando sua espessura ou facilitando sua fixação. A adaptação deve ser realizada de acordo com a necessidade observada, sem retirar da criança a possibilidade de manipular o instrumento.

A atividade inicia-se pela exploração dos materiais. Os participantes podem tocar os gizes, observar suas cores, experimentar diferentes movimentos e produzir livremente riscos, pontos, manchas e traços. Posteriormente, podem realizar desenhos livres ou utilizar imagens simples de contorno, como flores, casas, animais, frutas ou elementos da natureza. Para participantes com maiores dificuldades motoras, a produção de marcas e movimentos amplos constitui uma forma legítima de participação.

Durante a execução, o adulto pode demonstrar a ação, auxiliar na preensão, estabilizar o papel ou oferecer pistas visuais e gestuais. O apoio físico, quando necessário, deve ser utilizado de maneira funcional e reduzido progressivamente sempre que houver possibilidade de maior independência. A proposta não consiste em fazer a criança reproduzir um modelo, mas em oferecer condições para que ela compreenda o procedimento e desenvolva sua própria forma de realizá-lo.

A exploração da pressão exercida sobre o giz permite investigar diferentes intensidades de traço. O participante pode experimentar movimentos fortes e suaves, rápidos e lentos, amplos e precisos. Também pode utilizar a ponta, a lateral e a extremidade do giz para produzir diferentes marcas. A utilização de papéis com superfícies distintas, incluindo materiais reutilizados adequadamente higienizados e preparados, pode ampliar a experiência tátil e visual.

A atividade pode ser organizada em uma sequência de sessões. Na primeira, prioriza-se a exploração livre de cores, formas, pressão e movimentos. Na segunda, são introduzidos desenhos orientados com temas simples, articulando percepção, linguagem e memória. Na terceira, o grupo produz um grande painel coletivo, no qual cada participante contribui com desenhos, cores, marcas ou texturas. Na quarta, amplia-se a investigação sensorial por meio de diferentes partes do giz e superfícies variadas. Na quinta, desenho e narrativa são integrados: uma história curta é apresentada e cada participante representa uma personagem, cena, objeto ou elemento que tenha despertado sua atenção.

A produção coletiva pode ampliar as possibilidades de socialização ao criar situações de compartilhamento de materiais, observação dos colegas, colaboração, espera, negociação e reconhecimento das diferentes formas de criação. O resultado final não precisa ser uma composição uniforme. A diversidade das marcas pode constituir parte da própria linguagem visual do grupo.

Metodologia

A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, de natureza exploratória e descritiva, fundamentada na observação de experiências práticas de produção artística acessível com crianças. O trabalho articula procedimentos de investigação e intervenção educativa, considerando o processo de participação como elemento central de análise.

As atividades foram organizadas a partir de diferentes linguagens artísticas e materiais reutilizados, incluindo desenho e pintura com giz de cera, pincéis de diferentes espessuras, esponjas e rolinhos; desenho em grandes superfícies; colagem com diferentes texturas; construções com papelão e embalagens; carimbos confeccionados com objetos reutilizados; matrizes artesanais de stencil; mandalas coletivas; esculturas; painéis sensoriais; transformação de histórias em imagens; autorretratos e composições coletivas.

No caso específico do giz de cera, foram observadas a preensão do instrumento, a amplitude e direção dos movimentos, a aplicação de diferentes intensidades de pressão, a escolha das cores, a permanência na atividade, a necessidade de auxílio, a compreensão das demonstrações e a progressiva autonomia na realização dos procedimentos.

O procedimento metodológico foi estruturado em etapas de apresentação do material, demonstração da ação, experimentação orientada, realização pela criança, observação da participação e redução progressiva do apoio quando possível. Foram consideradas as características motoras, sensoriais e comunicacionais de cada participante, evitando a adoção de um único modelo de execução.

A análise concentrou-se em indicadores qualitativos relacionados à participação, iniciativa, escolha, exploração dos materiais, aprendizagem dos procedimentos, interação com os pares, necessidade de mediação, autonomia progressiva e contribuição para a produção coletiva.

Grande Jogo da Arte Adaptada

Como desdobramento metodológico, propõe-se o Grande Jogo da Arte Adaptada, organizado em estações de experimentação. Cada estação apresenta uma ação ou desafio artístico: conhecer um material, observar uma demonstração, escolher uma ferramenta, explorar uma textura, aprender um procedimento, produzir uma marca, selecionar uma cor, utilizar uma matriz de stencil, construir uma forma, transformar um objeto ou colaborar em uma produção coletiva.

A estação do giz de cera pode constituir uma dessas etapas. O participante recebe uma missão artística, como experimentar três cores, produzir diferentes tipos de traço, representar um elemento observado no ambiente, criar uma textura ou contribuir para uma composição coletiva. O objetivo não é estabelecer uma única forma correta de realização, mas permitir diferentes caminhos para alcançar a mesma finalidade.

Essa estrutura transforma a atividade artística em experiência investigativa. A criança não apenas recebe uma tarefa: observa, experimenta, escolhe, aprende um procedimento, enfrenta um desafio, cria uma solução e registra sua participação. O Grande Jogo organiza, portanto, uma sequência de experiências nas quais acessibilidade e autoria podem coexistir.

Resultados e discussão

As experiências indicaram que a disponibilização de materiais adaptados, isoladamente, não garante participação efetiva. A demonstração dos procedimentos e a mediação do adulto foram fundamentais para transformar os recursos em possibilidades concretas de ação. No desenho com giz de cera, por exemplo, a adaptação da espessura do instrumento pode facilitar a preensão, mas a participação depende também de a criança compreender como posicionar, pressionar e movimentar o material.

Observou-se que a participação artística pode ocorrer por diferentes modalidades. Algumas crianças podem realizar movimentos amplos; outras podem utilizar movimentos mais precisos; algumas podem necessitar de pistas visuais, gestuais ou apoio físico; outras podem apresentar maior independência. Essas diferenças não precisam impedir a construção de uma experiência coletiva.

A exploração das cores, da pressão e das texturas também permite que a atividade seja compreendida para além do produto final. O processo envolve percepção, decisão, movimento, experimentação e comunicação. Uma marca aparentemente simples pode representar uma ação intencional e constituir parte significativa do percurso individual.

A utilização de materiais reutilizados acrescentou uma dimensão ambiental e simbólica à experiência. Materiais originalmente destinados ao descarte passaram a integrar suportes, instrumentos, objetos artísticos e elementos de composição. Essa transformação material foi acompanhada pela aprendizagem de procedimentos e pela atribuição de novos significados aos objetos.

A produção coletiva ampliou as possibilidades de socialização. Compartilhar materiais, observar o trabalho dos colegas, esperar, colaborar e reconhecer diferentes formas de criação constituíram situações de aprendizagem social. A obra final tornou-se, portanto, resultado de uma experiência compartilhada, e não apenas de uma produção individual.

Os resultados devem ser compreendidos qualitativamente e dentro dos limites da experiência realizada. Não se pretende estabelecer generalizações clínicas ou afirmar efeitos terapêuticos. O principal achado pedagógico observado foi a importância de articular recurso, procedimento e mediação para transformar acessibilidade em participação efetiva.

Avaliação

A avaliação deve ocorrer de forma processual, considerando a participação, o interesse, a exploração dos materiais, a tentativa de coordenação motora, a capacidade de segurar e movimentar o giz, a realização de escolhas, a compreensão dos procedimentos e a necessidade de mediação. Também devem ser observadas as formas de interação, comunicação, iniciativa e contribuição para produções coletivas.

A avaliação não deve considerar a qualidade estética do desenho como critério principal nem estabelecer comparação entre participantes. O progresso pode ser identificado pela ampliação da autonomia, pela permanência na atividade, pela capacidade de realizar escolhas, pela exploração mais diversificada dos materiais e pela redução gradual dos apoios.

Conclusão

A experiência analisada permite compreender a arte acessível como prática interdisciplinar na qual diferentes dimensões do desenvolvimento e da participação infantil podem ser articuladas. Arte, motricidade, educação, psicologia, acessibilidade, socialização e sustentabilidade não aparecem como campos isolados, mas como dimensões que se encontram no próprio ato de criar.

A principal contribuição da proposta está na compreensão de que adaptar não significa simplesmente fornecer um recurso diferenciado. A acessibilidade exige a construção de condições para que a criança compreenda o material, aprenda o procedimento, experimente possibilidades, faça escolhas e desenvolva progressivamente autonomia. Nesse processo, o adulto atua como mediador, sem substituir a ação da criança.

O Desenhando e Colorindo com Giz de Cera demonstra essa perspectiva em uma atividade simples, mas metodologicamente ampla. O giz pode funcionar simultaneamente como instrumento gráfico, recurso de exploração sensorial, elemento de desenvolvimento motor, meio de expressão, objeto de escolha e ferramenta de participação social. Quando associado à adaptação, à demonstração e à mediação, o material deixa de ser apenas um instrumento para colorir e passa a integrar uma experiência de aprendizagem e autoria.

A utilização de materiais reutilizados amplia essa perspectiva ao associar criação artística, educação ambiental, aprendizagem e ressignificação. Na concepção da Brincadeira Sustentável, transformar um objeto também pode significar transformar sua função, seu significado e sua relação com o sujeito que o utiliza.

O Grande Jogo da Arte Adaptada constitui, nesse contexto, uma possibilidade metodológica de organização da experiência em estações de exploração, aprendizagem e criação. Sua estrutura permite diferentes caminhos para um mesmo objetivo, favorecendo a participação de crianças com distintas possibilidades motoras, sensoriais e comunicacionais.

O legado da experiência não se restringe à obra final. Está também no percurso construído pela criança ao observar, aprender, experimentar, escolher, transformar e criar. O desenho, a pintura, o painel ou o objeto produzido tornam-se registros de uma presença e de uma participação efetiva. Assim, uma prática artística acessível não busca produzir trabalhos iguais nem movimentos padronizados, mas criar condições para que diferentes crianças possam ocupar o lugar de autoras, participar do coletivo e transformar materiais, ideias e experiências em produção cultural.


Gênese da pesquisa etimológica em educação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Percepção multissensorial e criatividade

Introdução Desde a infância, percebo o mundo de maneira predominantemente multissensorial. Letras, números, formas, cores, objetos e configu...