POR RENATA BRAVO - DESDE 2013
** O blog não tem patrocinador e precisa da sua ajuda. ** Sua contribuição é importante para produzir conteúdo de qualidade e dar continuidade ao blog. ** Pix solidário - chave: renatarjbravo@gmail.com
No mundo globalizado, nos deparamos com um consumismo exagerado na aquisição de bens de consumo por parte de todas as populações e, com isso, acabamos produzindo uma quantidade enorme de lixo por habitante, cujo destino final nem sempre é o adequado pelos governos e políticas de saúde dos países. Estudos revelam que 30% do lixo produzido no Brasil, são jogados nas ruas sem nenhuma preocupação por parte da população, isto acaba ocasionando problemas sérios e graves ao meio ambiente que afetam a todos nos grandes centros urbanos. Problemas como: entupimento de bueiros e galerias pluviais, podem causar doenças transmitidas pela água contaminada que tem dificuldade de escoar, propiciando doenças como: cólera, hepatites, leptospirose, dengue entre outras. A contaminação do solo também é um indicativo importante para surgimento de outras doenças na população, cuja transmissão ocorre predominantemente por animais sinantrópicos como: roedores, insetos, aranhas entre outros. É importante que tenhamos uma responsabilidade ambiental no sentido de mudar paradigmas, nos cerceando de conscientização coletiva, para mudança de hábitos nas pessoas, para que possamos melhorar a nossa qualidade de vida com atitudes como:
-Realizar coleta seletiva de lixo em: indústrias, residências, serviços de saúde, restaurantes e Instituição de longa permanência para idosos entre outros; -Utilizar materiais recicláveis na construção civil; -Estimular o surgimento de cooperativas com inclusão de catadores de materiais recicláveis; -Preservar e recuperar áreas verdes; -Estimular a agricultura urbana; -Usar copos individuais nos locais de trabalho.
Com estas atitudes individuais, conseguiremos alcançar o objetivo de um meio ambiente mais saudável e agradável para futuras gerações, isentando-as de acometimento por doenças e complicações destas, que podem evoluir para mortes, decorrentes do desrespeito ao solo urbano e rural , no qual estamos vivenciando atualmente.
VAMOS SUPERAR A ERA DO DESPERDÍCIO E TRANSFORMAR O LIXO EM RECURSO.

sexta-feira, 27 de setembro de 2019

Foguete de garrafa pet

Com base nos três fundamentais princípios estabelecidos por Newton , " As 3 Leis de Newton", responsáveis por controlarem os movimentos dos objetos na Terra e no Espaço, podemos explicar fenômenos frequentes no nosso cotidiano e que nos auxiliam na exploração deste vasto Universo que nos cerca.

Tomemos como exemplo o desenvolvimento dos foguetes, para uma fácil visualização da presença destes importantíssimos princípios demonstraremo-as através de um "FOGUETE DE GARRAFA PET":

  Material usado:
 - 2 garrafas PET de 2 litros
 - 2 metros de cano PVC
 - cola para cano
 - 1 registro
 - 1 bico de câmara
 - 1 rolo de veda rosca
 - 4 joelhos
 - 3  ``Tês``
 - fita adesiva


Para o lançamento:
- bomba da ar
- base de lançamento com o foguete
- água







Para que o foguete saia da plataforma de lançamento, no caso do FOGUETE DE GARRAFA PET a base é necessário que haja uma desigualdade de forças atuando sobre o mesmo, o que caracteriza a Primeira Leite Newton(Inércia).
- Já a quantidade do empuxo (força) produzida pelo motor de um foguete será definida pela massa de gás que está sendo queimado e a velocidade com que o mesmo escapa , mas por se tratar de um FOGUETE DE GARRAFA PET DE ÁGUA E AR COMPRIMIDO ao invés do gás o que escapará será a água designando assim a Segunda Lei de Newton(Força Resultante é igual a massa vezes a aceleração).
- No que diz respeito a Terceira Lei de Newton(Ação e Reação) se faz presente no movimento do foguete , reação , será no sentido contrário à do empuxo , ação.


Descrevendo o lançamento de um foguete:

Um foguete na base de lançamento está equilibrado. A superfície da base o puxa para cima enquanto a gravidade o puxa para baixo. Quando os motores são ligados(a força de empuxo do foguete desequilibra as forças e o foguete vai par cima. Mais tarde, quando o foguete ficar sem combustível(no caso sem água), a sua velocidade vai diminuindo, ele para no ponto mais alto de sua trajetória e cai de volta para a Terra. No momento em que o foguete atinge o ponto mais alto e começa a retornar para Terra, ele fica por alguns instantes estático, isso quer dizer que neste instante as forças estão novamente equilibradas, mas logo surge uma força resultante no sentido da força gravitacional e o foguete desce.

Testando nosso foguete:

Nosso foguete subiu aproximadamente 60 metros devido a força do vento que atuava contra o nosso movimento. Ele percorreu (nesse lançamento) uns 20 metros contra a força do vento. Mas em outros lançamentos feito nesse mesmo dia , no sentido do vento , o foguete atingiu aproximadamente 70 metros...

Foi uma experiência divertida! As leis da Física ajudam a descrever o fenômeno do movimento descrito pelo foguete e ajudam também a entender outros fenômenos cotidianos da sociedade.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Outros modelos






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.