Faça uma doação para o blog. Realize um pix com o valor que desejar. A chave é o email: renatarjbravo@gmail.com

sexta-feira, 13 de setembro de 2019

Colagem, mosaico e vitrais

Para além de promover o desenvolvimento estético e criativo da criança, estas atividades potenciam o desenvolvimento da organização espacial e das noções geométricas básicas, entre outros.

A colagem parte de formas isoladas para chegar a uma composição global. Consiste em colar pedaços de papel, tecido ou outro material sobre uma superfície plana (tecido, tábua, cartão ou cartolina), distribuindo-os de maneira a obter-se uma composição figurativa ou não.

O mosaico é uma colagem em que, parindo de pedaços de um material, cobre-se uma parte ou a totalidade de uma superfície previamente delimitada.

O vitral é um mosaico luminoso. Constrói-se, esvaziando determinadas zonas do material utilizado como um suporte e revesti-os depois com um papel transparente ou translúcido de cores.

Estas técnicas são fáceis para as crianças, inclusive para os mais pequenos. São também baratos pois utilizam-se muitas vezes materiais de desperdício.

A colagem, o mosaico e os vitrais desenvolvem as destrezas manipulativas de rasgar, partir em pedaços, recortar, enrugar, picar, esvaziar e colar.


Alunos da educação infantil criando um mural com vitrais do Sagrado Coração de Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.