Para além de promover o desenvolvimento estético e criativo da criança, estas atividades potenciam o desenvolvimento da organização espacial e das noções geométricas básicas, entre outros.
A colagem parte de formas isoladas para chegar a uma composição global. Consiste em colar pedaços de papel, tecido ou outro material sobre uma superfície plana (tecido, tábua, cartão ou cartolina), distribuindo-os de maneira a obter-se uma composição figurativa ou não.
O mosaico é uma colagem em que, parindo de pedaços de um material, cobre-se uma parte ou a totalidade de uma superfície previamente delimitada.
O vitral é um mosaico luminoso. Constrói-se, esvaziando determinadas zonas do material utilizado como um suporte e revesti-os depois com um papel transparente ou translúcido de cores.
Estas técnicas são fáceis para as crianças, inclusive para os mais pequenos. São também baratos pois utilizam-se muitas vezes materiais de desperdício.
A colagem, o mosaico e os vitrais desenvolvem as destrezas manipulativas de rasgar, partir em pedaços, recortar, enrugar, picar, esvaziar e colar.
Alunos da educação infantil criando um mural com vitrais do Sagrado Coração de Jesus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.