Cartilha Educativa
Autora: Renata Bravo
América é Terra Indígena: 19 de Abril – Dia da Diversidade Indígena
1- Introdução
O Dia da Diversidade Indígena (19 de abril) é uma data de reflexão e celebração das culturas, línguas, histórias e resistências dos povos indígenas da América.
Mais do que um dia festivo, é uma oportunidade para reconhecer que a América é uma terra originalmente indígena, valorizar seus saberes e promover o respeito à diversidade cultural.
2- Objetivos da Cartilha
Valorizar a história e a resistência dos povos indígenas.
Promover a diversidade cultural como riqueza coletiva.
Desenvolver aprendizagens lúdicas a partir da arte, música, culinária e tradições indígenas.
Estimular o pensamento crítico nas crianças: quem conta a história? como podemos valorizar o conhecimento indígena?
3- Oficinas Lúdicas
(Para Educação Infantil e Ensino Fundamental I)
Oficina 1 – Arte Indígena
Materiais: papel kraft, tintas naturais (ou guache), pincéis feitos com folhas, sementes, galhos.
Atividade: recriar grafismos indígenas em cartazes coletivos.
Exploração crítica: conversar sobre os significados dos desenhos para os povos indígenas.
Oficina 2 – Cantando com os Povos da Floresta
Materiais: maracás, tambores artesanais, chocalhos de garrafa PET.
Atividade: ouvir músicas indígenas brasileiras e reproduzir ritmos em roda.
Exploração crítica: refletir sobre como a música conta histórias e preserva tradições.
Oficina 3 – Jogos e Brincadeiras Indígenas
Exemplos: corrida com tora (adaptada com bambolês), peteca, cabo de força.
Objetivo: valorizar brincadeiras indígenas como parte da cultura viva.
Exploração crítica: comparar com jogos e brincadeiras não indígenas, percebendo semelhanças e diferenças.
Oficina 4 – Sabores da Terra
Atividade: conhecer alimentos originários dos povos indígenas (milho, mandioca, batata-doce, cacau).
Degustação: preparo simples (beiju de tapioca, milho cozido).
Exploração crítica: discutir como esses alimentos fazem parte do nosso dia a dia sem muitas vezes lembrarmos de sua origem.
4- Plano de Aula
Tema: América é Terra Indígena – Diversidade Cultural
Ano: 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental
Duração: 2 aulas (50 min cada)
Aula 1 – História e Reflexão
Acolhida: roda de conversa – “Quem vivia na América antes da chegada dos europeus?”
Leitura e discussão: breve explicação sobre o Congresso Indigenista Interamericano (1940) e a escolha do dia 19 de abril.
Atividade prática: construção de uma linha do tempo ilustrada com imagens e desenhos sobre a presença indígena na América.
Aula 2 – Vivências Culturais
Dinâmica inicial: ouvir uma lenda indígena (ex.: a criação do fogo ou da mandioca).
Oficina prática: escolha entre arte indígena (grafismos) ou música (ritmos com instrumentos reciclados).
Compartilhamento: roda de apresentações. Cada grupo mostra sua produção e reflete sobre o que aprendeu.
- Competências da BNCC:
EF15AR01 – Explorar diferentes formas de arte.
EF02HI01 – Reconhecer os povos indígenas como os primeiros habitantes do território.
EI03CG02 – Manifestar curiosidade, interesse em explorar e levantar hipóteses.
5- Avaliação
Participação nas rodas de conversa.
Produções artísticas e reflexões coletivas.
Interesse e respeito pela diversidade cultural apresentada.
6- Sugestão Final
Encerrar o projeto com a criação de um “Mural da Diversidade Indígena”, reunindo desenhos, músicas, relatos e fotos das oficinas. Esse mural pode ser apresentado às famílias como forma de valorização da cultura indígena.