Nos dias de hoje, se houve falar muito do meio ambiente, das questões
ambientais e as conseqüências desastrosas com a destruição desta natureza
no mundo atual.
O que se observa são sociedades inteiras absorvidas no
propósito do que se fazer para que a sociedade tenha a consciência e
capacidade para lidar com os problemas ambientais e cuidar do nosso planeta.
Como não se sabe ou não consegue fazer com que a realidade mude
rapidamente, a maneira mais eficiente que se encontra, nos dias de hoje, é a
educação ambiental.
Educar para assim, promover uma maior consciência
social, educacional, cultural e econômica.
Neste sentido a Educação Infantil tem um papel
fundamental na prevenção da degradação ambiental, pois se desde os
primeiros anos de vida, a criança aprender a lidar conscientemente com o meio
ambiente, com medidas preventivas, futuramente, este problema será minimizado e a situação ambiental
poderá tomar rumos melhores, garantindo a sobrevivência do homem.
As crianças além de compreender a situação, mudam os hábitos , sendo multiplicadoras de novas atitudes, podendo até repreender um
adulto, diante de uma ação errônea contra o meio ambiente. Quanto ao
trabalho das professoras, elas garantem que não há nenhuma dificuldade em
realizar o trabalho, pois as crianças, mesmo convivendo com adultos, os quais,
na maioria das vezes, depredam a natureza, acreditam muito nos
ensinamentos das professoras e não se deixam corromper com os exemplos
dos homens que as rodeiam.
Mudar a
realidade ambiental será uma ação muito demorada, visto que ela iniciou-se
nos primórdios do tempo e está interligada com a ambição humana. Saber se
que esta não será uma tarefa fácil, mas que já preocupam governantes e a
sociedade.
Conclui-se que uma das melhores formas de resolver este problema é
através da educação, isto não quer dizer que a escola, sozinha, irá solucionar o
problema, mas será uma ferramenta importante na conquista de mudanças da
sociedade.
A educação está sendo uma aliada na conscientização social e vem
ampliando os trabalhos referentes à temática, envolvendo aos poucos a
sociedade e paulatinamente mudando as atitudes do homem em relação à
natureza. Como se vê, a proposta educacional do meio ambiente também
gerou lentamente, nasceu, mas já está engatinhando.
Verifica-se também que o trabalho deve começar o mais cedo possível
para que as crianças não cheguem a seguir os exemplos dos adultos, mas
primeiro se conscientizem do valor que elas possuem, diante da sociedade,
como modificadores, denunciadores e agentes ativos sociais.
O trabalho de pesquisa permitiu verificar que a Educação Ambiental
está inserida na educação desde as primeiras fases de escolarização,
salientando que os educadores também possuem conscientização da
importância desse trabalho em sala de aula, mesmo com crianças bem
pequenas.
Verifica-se também que este não é um trabalho difícil de realizar, pois
as fontes de informações são enormes e que os alunos, principalmente da
Educação Infantil acreditam muito mais nos professores do que nos adultos que os rodeiam. Assim o trabalho se torna fácil e prazeroso para os
professores.
Uma das indagações da pesquisa era saber se as crianças
conseguiam aprender algo sobre Educação ambiental. Pensa-se que por elas
serem pequenas, elas são incapazes de absorver conhecimentos, resolver
problemas, levantar hipóteses, porém nada disso impossibilita-as a aprender
desde que sejam estimuladas. As crianças possuem mais facilidade em mudar
ou criar hábitos de preservação ambiental, do que o adulto que conhece a
realidade tem consciência do que é certo e errado.
O Trabalho de Educação Ambiental pode ser realizado na Educação
Infantil, sem dificuldades e que as crianças são capazes de aprender e levar o
aprendizado para fora dos muros da escola.
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No mundo globalizado, nos deparamos com um consumismo exagerado na aquisição de bens de consumo por parte de todas as populações e, com isso, acabamos produzindo uma quantidade enorme de lixo por habitante, cujo destino final nem sempre é o adequado pelos governos e políticas de saúde dos países. Estudos revelam que 30% do lixo produzido no Brasil, são jogados nas ruas sem nenhuma preocupação por parte da população, isto acaba ocasionando problemas sérios e graves ao meio ambiente que afetam a todos nos grandes centros urbanos. Problemas como: entupimento de bueiros e galerias pluviais pode causar doenças transmitidas pela água contaminada que tem dificuldade de escoar, propiciando doenças como: cólera, hepatites, leptospirose, dengue entre outras. A contaminação do solo também é um indicativo importante para surgimento de outras doenças na população, cuja transmissão ocorre predominantemente por animais sinantrópicos como: roedores, insetos, aranhas entre outros. É importante que tenhamos uma responsabilidade ambiental no sentido de mudar paradigmas, nos cerceando de conscientização coletiva, para mudança de hábitos nas pessoas, para que possamos melhorar a nossa qualidade de vida com atitudes como:
-Realizar coleta seletiva de lixo em: indústrias, residências, serviços de saúde, restaurantes e Instituição de longa permanência para idosos entre outros; -Utilizar materiais recicláveis na construção civil; -Estimular o surgimento de cooperativas com inclusão de catadores de materiais recicláveis; -Preservar e recuperar áreas verdes; -Estimular a agricultura urbana; -Usar copos individuais nos locais de trabalho.
Com estas atitudes individuais, conseguiremos alcançar o objetivo de um meio ambiente mais saudável e agradável para futuras gerações, isentando-as de acometimento por doenças e complicações destas, que podem evoluir para mortes, decorrentes do desrespeito ao solo urbano e rural , no qual estamos vivenciando atualmente.
VAMOS SUPERAR A ERA DO DESPERDÍCIO E TRANSFORMAR O LIXO EM RECURSO?
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