Desenvolvo ações para sustentabilidade e educação ambiental: oficinas de reciclagem; palestras com temáticas sustentáveis - econômica, sociais, culturais e ambientais; ações eco pedagógicas e consultoria em marketing de sustentabilidade. Para solicitar trabalhos, entre em contato através do email: renatarjbravo@gmail.com
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No mundo globalizado, nos deparamos com um consumismo exagerado na aquisição de bens de consumo por parte de todas as populações e, com isso, acabamos produzindo uma quantidade enorme de lixo por habitante, cujo destino final nem sempre é o adequado pelos governos e políticas de saúde dos países. Estudos revelam que 30% do lixo produzido no Brasil, são jogados nas ruas sem nenhuma preocupação por parte da população, isto acaba ocasionando problemas sérios e graves ao meio ambiente que afetam a todos nos grandes centros urbanos. Problemas como: entupimento de bueiros e galerias pluviais pode causar doenças transmitidas pela água contaminada que tem dificuldade de escoar, propiciando doenças como: cólera, hepatites, leptospirose, dengue entre outras. A contaminação do solo também é um indicativo importante para surgimento de outras doenças na população, cuja transmissão ocorre predominantemente por animais sinantrópicos como: roedores, insetos, aranhas entre outros. É importante que tenhamos uma responsabilidade ambiental no sentido de mudar paradigmas, nos cerceando de conscientização coletiva, para mudança de hábitos nas pessoas, para que possamos melhorar a nossa qualidade de vida com atitudes como:
-Realizar coleta seletiva de lixo em: indústrias, residências, serviços de saúde, restaurantes e Instituição de longa permanência para idosos entre outros; -Utilizar materiais recicláveis na construção civil; -Estimular o surgimento de cooperativas com inclusão de catadores de materiais recicláveis; -Preservar e recuperar áreas verdes; -Estimular a agricultura urbana; -Usar copos individuais nos locais de trabalho.
Com estas atitudes individuais, conseguiremos alcançar o objetivo de um meio ambiente mais saudável e agradável para futuras gerações, isentando-as de acometimento por doenças e complicações destas, que podem evoluir para mortes, decorrentes do desrespeito ao solo urbano e rural , no qual estamos vivenciando atualmente.
VAMOS SUPERAR A ERA DO DESPERDÍCIO E TRANSFORMAR O LIXO EM RECURSO?

terça-feira, 22 de julho de 2014

Use a sua própria caneca ou garrafa reutilizável

Por que utilizar garrafas plásticas diariamente se é possível utilizar a própria garrafa reutilizável? O plástico é produzido por matérias-primas não renováveis, como petróleo e gás natural.

O plástico leva muito tempo para se decompor, entre 100 e 400 anos, e os resíduos gerados invadem esgotos, rios e mares. Um estudo recente revelou que o Brasil deixa de reciclar metade das garrafas PET descartadas no lixo. A alternativa sustentável é reduzir o consumo e uma ótima opção é ter a sua própria garrafinha dentro da bolsa ou mochila, evitando fazer uso de descartáveis ao longo do dia.

Além de evitar a geração de mais resíduos plásticos, a garrafa reutilizável auxilia a hidratação pessoal, pois fica mais perto no dia a dia e não precisa ser descartada após o uso. Garrafas de alumínio e garrafas térmicas de inox são boas pedidas. E priorize as garrafas livres de BPA, um componente químico presente em alguns materiais plásticos que afeta a saúde.

Vamos incentivar amigos e familiares a utilizarem suas próprias garrafas, contribuindo para o meio ambiente e para a saúde de todas e todos. Assim todos nós evitaremos a geração de resíduos, como os copinhos.

Então, beba bastante líquido, mas na sua própria garrafinha reutilizável.


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Sobre adotar uma caneca:

Se você usa 3 copinhos descartáveis por dia, vai economizar 700 por ano.
Uma ótima opção, é adotar uma caneca!
As canecas são boas alternativas para ajudar na diminuição do consumo dos copos descartáveis.
Apesar de você precisar lavá-las, a quantidade de água utilizada não chega ao total necessário para fabricar os copinhos descartáveis.

Faça uma boa ação, adote uma caneca na escola ou no trabalho


O meio ambiente agradece 

Peso de porta feito de garrafa pet

Material: Garrafa pet, retalhos, lã, enchimento, olhinhos, aviamentos


sábado, 19 de julho de 2014

Transforme maracas

Material: lata, cano, grão de bico ou arroz, fita crepe, tinta


Material: garrafa pet, tampa de garrafa pet, fita adesiva



Trompete

Material: Conduite, funil ou garrafa pet, fita crepe


Pandeiro

O pandeiro é um instrumento feito com uma moldura redonda de madeira (por vezes de metal) e uma única membrana esticada sobre ele.

Material:
Um tabuleiro redondo (de torta) ou uma lata de biscoitos.
Irá remover o fundo com um abridor de latas.
Um grande balão ou pedaço de couro
Elástico.
Tesoura.

Modo de fazer:
- Cortar a ponta do balão
- Estique o balão no recipiente e prenda com um elástico

terça-feira, 15 de julho de 2014

Transforme pregadores em um divertido porta canetas

Material: 4 pregadores de madeira, 1 folha de papel sulfite,  papel camurça da cor de sua preferência, pincel, lápis preto, canetinha preta, tesoura, cola, tinta guache


Modo de fazer:

-Com um pincel e guache da cor de sua preferência, pinte os pregadores.
-Faça as pintinhas do cãozinho.
-Segure com a mão esquerda um pregador n aposição horizontal e com a outra mão, segure outro pregador no vertical, apontando para cima.
-Aperte a ponta do pregadorque está na vertical, para abrir. Encaixe o pregador da outra mão neste espaço. Os pregadores vão formar um 7. Essa será q parte da frente do cachorro.
-Segure com a mão esquerda, pregador de cabeça para baixo, na posição vertical e na outra mão, segure um pregador na horizontal.
-Vire o "L" para o lado esquerdo e encaixe o 7. Nesse ponto o corpo do cachorrinho estará pronto.
-Desenhe com o lápis as orelhas do cachorro na parte de trás do papel camurça.
-Faça as pontas das orelhas mais largas, q o centro.
-Com um lápis, desenhe 2 olhos no papel sulfite. Contorne e pinte com canetinha preta.
-Desenhe na parte de trás do papel camurça um cpirculo para fazer o focinho o cãozinho.
-Passe cola e cole a orelha do cachorro. Aperte um pouco e espere até grudar bem.
-Coloque alguns pinguinhos de cola e grude os olhos e o focinho no cãozinho.
-Finalize apertando o pregador atrás da orelha, e pode virar um porta caneta ou porta recados.


segunda-feira, 14 de julho de 2014

quinta-feira, 10 de julho de 2014

Macaquinho

Material: Garrafa, papelão, jornal, tinta



Monstrinhos porta guloseimas

Material: Garrafa Pet, eva, tinta


Brincar está longe de ser uma atividade frívola. É na interação proporcionada pelas brincadeiras que as crianças exploram o mundo, aprendem a lidar com os outros e descobrem sobre si mesmas. Além de estimularem a imaginação, os brinquedos são importantes objetos para a construção do imaginário e repertório dos pequenos, estimulando a cognição, criatividade, entre outras habilidades.

Por meio dos bonecos, por exemplo, as crianças projetam emoções, simulam situações e ensaiam comportamentos próprios e de pessoas do seu convívio. São, portanto, instrumentos que as ajudam a expressar sentimentos, compreender o cotidiano e, até mesmo, construir a identidade.

A importância de bonecos representativos

Por essas razões, é essencial que os bonecos reflitam a diversidade sociocultural na qual as crianças estão inseridas. Quanto maior for o repertório de culturas, etnias e situações representadas pelos bonecos, maior também será a chance de identificação simbólica do sujeito com o objeto e suas oportunidades de desenvolvimento integral.
Além disso, a possibilidade de brincar com bonecos diversificados favorece atitudes mais inclusivas e o respeito às diferenças desde a primeira infância, já que é na interação lúdica com essas representações da figura humana que as crianças se colocam no lugar do outro.


De onde vem o mel ?


Em busca de possibilitar o questionamento, observação, experiências e diálogo sobre o mel que comemos, podemos desenvolver diversas atividades que envolvem a alimentação das crianças, tendo como objetivo principal reconhecer que o mel é feito pelas abelhas.

Pode-se iniciar o projeto em questão a partir da curiosidade que as crianças tem em saber de onde vem o mel e como ele chega até os potinhos na nossa casa.

As crianças e professoras poderão assistir ao filme “Bee Movie A história de uma abelha”.

A atividade pode ser desenvolvida buscando informações sobre as hipóteses através de pesquisas e práticas que comprovem as hipóteses das crianças. As crianças reconhecem o trabalho das abelhas para a produção do mel, experimentam o mesmo e conhecem o processo que o mel passa para chegar nos potinhos em nossa casa. A atividade também permite às crianças o conhecimento sobre o mel e o “mundo das abelhas” no qual se baseam e levantam as hipóteses, obtendo assim novas descobertas e conhecimentos.

Objetivos
 Conhecer o mel, sabor e origem;
 Descobrir através da experimentação,
 Conhecer a importância do mel na alimentação,
 Perceber o papel das abelhas na natureza e que a ciência faz parte disto,
 Comprovar as hipóteses levantadas pelas crianças, aguçando a curiosidade para o aprendizado de forma significativa e produtiva.





Os jogos de computador como Angry Birds são complexos, exigem concentração, resistência e ensinam crianças a trabalhar em prol da resolução de problemas.



 

O elefante e seus amigos

Material: Garrafa Pet, tinta


Levar as crianças a compreenderem que devemos fazer ao próximo, somente aquilo que gostaríamos que fizessem conosco, salientando a importância da justiça na família, na sociedade, em toda parte. Conscientizando-os de que para resolver os problemas do mundo, é preciso primeiramente reconstruir o indivíduo. A situação externa de cada nação, reflete a situação interna de cada cidadão. Não se pode construir uma sociedade justa se não houver homens justos.

Aulas sobre gato, pinguim e leão marinho




Uma história sobre gatos

Será necessário que o aluno esteja inserido no processo de alfabetização e letramento.

O que o aluno poderá aprender com esta aula:
- Ler uma história infantil com desenvoltura e fluência.
- Reescrever a história infantil relatando as principais partes.
- Reconhecer e registrar a estruturação das frases (constituídas de palavras) e dos textos (constituídos de frases).

Estratégias e recursos da aula:

O  professor iniciará a aula propondo aos alunos a realização de uma brincadeira denominada "batata quente". Para tanto, pedirá que eles sentem em formato de círculo e explicará que a brincadeira consiste no passe de bola de mão em mão enquanto uma música estará tocando. Quando a música parar (devido a diminuição do volume pelo professor que estará de costas), o aluno que estiver com a bola nas mãos (a batata quente) terá que realizar alguma ação, a qual será combinada antes do início da brincadeira.
O professor, então, combinará com os alunos que quem ficar com a batata quente nas mãos terá que pegar uma frase em uma caixa e lê-la em voz alta para os colegas e que essas frases são dicas para eles descobrirem o nome do personagem de uma história.
Assim, o professor escreverá as seguintes frases em folhas coloridas e as colocará em uma bela caixa:
Não gosta de tomar banho.
Tem sete vidas.
Adora subir em telhados.
Seu nome começa com letra "G".
Tem a letra "A" no nome
Tem a letra "T" no nome.
Tem a letra "O" no nome.
Pode arranhar pessoas.
Come ração e bebe leite.
Sabe miar.

O professor pedirá para o aluno que ficar com a batata quente ler a frase, mas não dizer o nome do personagem se souber, pois seu nome será revelado apenas no final da brincadeira. Assim, após todas as frases terrem sido lidas, o professor perguntará qual é o nome do personagem e os alunos terão que responder em de forma uníssona que aquelas dicas se referem ao GATO.
Em seguida, o professor conversará com os alunos a respeito das características dos gatos, algumas já apontadas nas frases lidas, ouvindo o que eles sabem a respeito desse animal, se gostam de gatos e se tem gatos em casa.
Para direcionar essa conversa, o professor poderá lançar algumas perguntas como:

- De que é coberto o corpo dos gatos? (Pelos)
- De que cor pode ser a cor do pelo dos gatos? (Variadas cores)
- O que os gatos comem? (Ração, ratos, pequenos animais)
- Os gatos conseguem pulat longas distâncias? (Sim, eles sobem inclusive em telhados)
- Quantas patas têm um gato? (Quatro)
- Quantas orelhas têm os gatos? (Duas)

Para motivar essa conversa, o professor poderá mostrar um gato confeccionado com sucata e pedir para as crianças também reproduzirem um gato, com o material que estiver disponível.

Sobre os pinguins: que animais são estes?

O que o aluno poderá aprender com esta aula:
- Identificar a classe de animais a que pertencem os pinguins;
- nomear características necessárias para que um animal seja considerado uma ave;
- situar o pinguim dentro da classe das aves.

Sobre o leão marinho

- Identificar alguns animais marinhos
- compreender a importância dos animais marinhos
- compreender a importância de se preservar os oceanos, rios e mares.

A história do Bom Velhinho


Conta a lenda que um homem chamado São Nicolau tinha muito dinheiro, era um homem também de coração muito generoso. A fama deste homem se estendeu pelo fato dele distribuir dinheiro entre os pobres, e dar presentes as crianças pobres que não tinha alegria na vida, e os presentes ajudavam a dar um pouco mais de alento a elas. Este homem morreu no dia 6 de dezembro, data esta que passou a ser o dia de São Nicolau, para homenageá-lo. E este dia é comemorado até hoje em muitos países do Oriente, e os pais dão presentes aos seus filhos, fazendo referência ao São Nicolau.

Como o nascimento de Jesus Cristo ficava no mesmo mês que o dia de São Nicolau, aos poucos as 2 comemorações foram se juntando, e a tradição de dar presentes às crianças passou para o dia 25 de dezembro junto com o dia de nascimento de Cristo. E reza a lenda, que São Nicolau traz os presentes dos céus todos os anos, e ele foi reconhecido como o primeiro Papai Noel de verdade em todo o planeta.

Leão feito com embalagem de mostarda

Material: Embalagem de mostarda, tinta 


O professor deverá propor uma conversa informal sobre o que as crianças já sabem sobre o leão, em seguida deverá enviar para casa um bilhete pedindo a colaboração dos pais para que possam, junto com seus filhos, pesquisarem sobre o estudo que estão iniciando livros, imagens, CDs e DVDs que tratem do assunto.

quarta-feira, 9 de julho de 2014

terça-feira, 8 de julho de 2014

Boneco de meia

Material: Meia, enchimento para o boneco (espuma, manta acrílica, fibra para enchimento), olhinhos, botão e linha


Porta retrato feito com meias de seda

Material: meias coloridas, miçangas, porta retrato, tinta acrílica, retalhos, verniz acrílico, pincel, arame colorido, linha de bordar, agulha e cola quente. 







domingo, 6 de julho de 2014

Jogadores de futebol

Material: garrafa pet, eva, lã, bola de isopor, tinta e caneta retroprojetor



Peixes

Não há necessidade de conhecimentos prévios trabalhados pelo professor. Entretanto, para este tipo de atividade é importante que as crianças tenham acima de três anos e capacidade de concentração para ouvir o outro, conforme o esperado para a faixa etária trabalhada

O aluno poderá aprender com esta aula :

- Desenvolver a capacidade de ouvir o outro;
- Manusear e conhecer diferentes materiais e texturas;
- Aprimorar a motricidade fina;
- Exercitar a imaginação e a criatividade;
- Ampliar o repertório verbal; 
- Ampliar a inserção e interação sociais;
- Aprimorar diferentes formas de comunicação;
- Conhecer os peixes e seus modos de viver;
- Perceber que o ser humano não é o único ser que precisa de cuidados;
- Reconhecer a responsabilidade sobre os animais e o meio ambiente.








O professor deverá observar se todas as crianças se envolveram na pesquisa e se registraram, de alguma forma, os conhecimentos sobre os peixes. Além disso, as crianças devem ter ajudado umas às outras durante as oficinas, colaborando com o grupo e auxiliando nas dificuldades. Perceba ainda se a turma ampliou o conhecimento sobre os cuidados com a natureza e com os que nela vivem, sabendo como agir diante do meio ambiente de forma geral.