Material: lata, cano, grão de bico ou arroz, fita crepe, tinta
Material: garrafa pet, tampa de garrafa pet, fita adesiva
Adaptações específicas da Oficina Artística e Projeto Musical com Maracas Recicladas
1- Crianças com Autismo (TEA)
Adaptações:
Ambiente estruturado e com previsibilidade (organização visual das etapas).
Cartazes com pictogramas ou imagens para sequência da atividade.
Início com história social curta: “Hoje vamos criar um instrumento musical chamado maraca. Vamos usar materiais diferentes, decorar e depois tocar juntos.”
Evitar sobrecarga sensorial: oferecer tampas de ouvido ou limitar sons simultâneos.
Oferecer escolhas: entre tipos de grãos, materiais e ritmo.
Reforço positivo: elogiar e valorizar cada etapa vencida.
Tempo de pausa individual: espaço tranquilo disponível.
Destaques do Projeto Musical:
Trabalhar com ritmos previsíveis e repetitivos.
Usar vídeos visuais e músicas com movimentos coreografados.
Introduzir maracas como ferramenta para regulação sensorial.
2- Idosos com Alzheimer
Adaptações:
Ritmo mais lento, com explicações simples e repetições.
Evocar memórias afetivas: usar músicas antigas ou populares (ex: boleros, forró, sertanejo raiz).
Trabalho em dupla: cuidador ou voluntário pode ajudar na criação da maraca.
Estímulo tátil com materiais macios e leves, evitando sons agudos.
Sequência simplificada: reduzir para no máximo 3 etapas por encontro.
Estimulação cognitiva leve: conversar sobre cores escolhidas, sons lembrados, sensações.
Destaques do Projeto Musical:
Realizar roda de canções conhecidas com acompanhamento das maracas.
Incluir momentos de fala e escuta (“Qual música lembra sua infância?”).
Promover sensação de pertencimento e alegria.
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