Desenvolvo ações para sustentabilidade e educação ambiental: oficinas de reciclagem; palestras com temáticas sustentáveis - econômica, sociais, culturais e ambientais; ações eco pedagógicas e consultoria em marketing de sustentabilidade. Para solicitar trabalhos, entre em contato através do email: renatarjbravo@gmail.com
** O blog não tem patrocinador e precisa da sua ajuda. ** Sua contribuição é importante para produzir conteúdo de qualidade e dar continuidade ao blog. ** Pix solidário - chave: renatarjbravo@gmail.com
No mundo globalizado, nos deparamos com um consumismo exagerado na aquisição de bens de consumo por parte de todas as populações e, com isso, acabamos produzindo uma quantidade enorme de lixo por habitante, cujo destino final nem sempre é o adequado pelos governos e políticas de saúde dos países. Estudos revelam que 30% do lixo produzido no Brasil, são jogados nas ruas sem nenhuma preocupação por parte da população, isto acaba ocasionando problemas sérios e graves ao meio ambiente que afetam a todos nos grandes centros urbanos. Problemas como: entupimento de bueiros e galerias pluviais pode causar doenças transmitidas pela água contaminada que tem dificuldade de escoar, propiciando doenças como: cólera, hepatites, leptospirose, dengue entre outras. A contaminação do solo também é um indicativo importante para surgimento de outras doenças na população, cuja transmissão ocorre predominantemente por animais sinantrópicos como: roedores, insetos, aranhas entre outros. É importante que tenhamos uma responsabilidade ambiental no sentido de mudar paradigmas, nos cerceando de conscientização coletiva, para mudança de hábitos nas pessoas, para que possamos melhorar a nossa qualidade de vida com atitudes como:
-Realizar coleta seletiva de lixo em: indústrias, residências, serviços de saúde, restaurantes e Instituição de longa permanência para idosos entre outros; -Utilizar materiais recicláveis na construção civil; -Estimular o surgimento de cooperativas com inclusão de catadores de materiais recicláveis; -Preservar e recuperar áreas verdes; -Estimular a agricultura urbana; -Usar copos individuais nos locais de trabalho.
Com estas atitudes individuais, conseguiremos alcançar o objetivo de um meio ambiente mais saudável e agradável para futuras gerações, isentando-as de acometimento por doenças e complicações destas, que podem evoluir para mortes, decorrentes do desrespeito ao solo urbano e rural , no qual estamos vivenciando atualmente.
VAMOS SUPERAR A ERA DO DESPERDÍCIO E TRANSFORMAR O LIXO EM RECURSO?

sexta-feira, 22 de março de 2019

Desenvolvimento Afetivo, Visual, Tátil, Auditivo e Motor

A visão, o tato e a audição são os meios pelos quais a criança descobre o mundo, sendo que nesta fase ela não tem medo de ver, ouvir e sentir. Esses sentidos possibilitam a criança a perceber as coisas (tamanho, forma e cor) que fazem parte do meio, o tato permite que a criança sinta diferentes texturas, agradáveis ou não. A criança nesta fase escuta tudo e se dispersa facilmente, quanto a sons em alto volume, a criança pode se assustar. Aos dois anos de idade a criança possui os músculos do corpo e o controle motor mais aprimorado, tendo mais facilidade para modelar massinha e rabiscar com giz. Estas situações são de demasiada importância para o desenvolvimento visual e tátil. 


O bebê não nasce com estratégias e conhecimentos prontos para perceber as complexidades dos estímulos ambientais. Esta habilidade se desenvolve por meio das experiências vivenciadas por elas na relação com o outro, com o meio e com si mesma. Assim, é de extrema importância, possibilitar a criança experiências concretas tendo por base o desenvolvimento das habilidades sensoriais, de modo que esta aprendizagem é a base para o desenvolvimento de novas funções.











Cada um pode usar a criatividade somada ao seu conhecimento pedagógico e desenvolver atividades coloridas e estimulantes com as crianças. 










---------------

A verdadeira harmonia nasce de dentro para fora, calma e gradualmente. Para alcançá-la, além de esforço pessoal, são necessários instrumentos adequados, já que pouco serve a força de vontade de um "lenhador" se, em vez de um bom machado, lhe for oferecida uma simples faca. 
É aí que as artes entram em cena: na contemplação.

Segue abaixo, trabalho adaptado com alunos da educação especial (tema Páscoa).

Observação: Já estive na mesma conjuntura que os alunos e sei o que cada um vivencia.

Eis, o princípio vital BRINCADEIRA SUSTENTÁVEL










sábado, 9 de março de 2019

Carimbo do pé com o tema de coelhinho


1. OBJETIVO: 
 Estimular e ampliar a coordenação motora; 
 Promover momentos de concentração; 
 Proporcionar momentos de manuseio com tinta comestível e diversos tipos de texturas; 
 Explorar, através das mãos e pés, as possibilidades de ideias, utilizando tinta comestível e recursos diversificados; 
 Explorar diferentes materiais e superfícies para ampliar as possibilidades de expressar-se por meio deles. 
 Explorar os Bichos de Jardim através de observação e cantigas antigas; 
 Confeccionar um móbile com a arte criada. 

2. JUSTIFICATIVA: 
Trabalhar arte é muito prazeroso e em contrapartida as crianças conseguem aprender visualizando o concreto. 
Oferecer diferentes materiais aos bebês, será uma maneira de ampliar a capacidade de expressão deles e o conhecimento que têm do mundo, porém, serei apenas a mediadora trabalhando com tintas nas cores primárias/secundárias (misturando as cores), diferentes texturas e estimulando a coordenação motora para que os bebês consigam sentir e visualizar o que eles mesmas irão criar. 

3. METODOLOGIA: 
 Através do contato com as mãos e os pés os bebês irão explorar e manipular materiais, como papéis de diferentes texturas e diferentes tipos de tinta; 
 Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais desenvolvendo todos os segmentos de coordenação. 
Neste projeto as atividade serão registradas no caderno de arte, em cartolinas ou sulfte (individual) e um móbile (coletivo) que deverá ser feitas de forma gradativa buscando cativar e atrair as crianças para ter uma maior criatividade no mundo da arte, porém, respeitanto o tempo e habilidade de cada uma. 
Material utilizado será, tinta guache, anilina comestível, cola, areia, fubá, sagu, maisena e papéis diversos (cartolina, cartão, color set, camurça, craft, papelão, sulfite, lixa), pincel de rolinho e esponja. O mesmo será apresentado na semana do “Venha nos Conhecer” onde serão convidados os pais, comunidade unespiana visualizando o trabalho as crianças do Berçário.



sexta-feira, 8 de março de 2019

Atividades do pré escolar (colagem)

As crianças do pré escolar, se vestiram e cantaram músicas sobre o coelhinho da páscoa.
Em seguida, confeccionaram um lindo coelhinho.





quinta-feira, 7 de março de 2019

Dobraduras de coelhinho

Crianças do pré escolar, vivenciaram a contação de uma linda história sobre a Páscoa.
Em seguida, fizeram essas dobraduras de coelhinho. Ficou lindo!







terça-feira, 5 de março de 2019

Flores feitas com copinhos plásticos


Material: potinhos de danoninho e de iogpurte, palito de churrasco, eva para as folhas e miolo, papel crepom.



Corte a borda do copinho.
Em seguida, corte tiras grossas.
 Arredonde as tiras fazendo o formato das pétalas.

Coloque um pedaço de eva na base do copinho para em seguida fazer um furo e colocar o palito de churrasco.


Recorte o miolo.


Pinte o palito, encaixe no furo q foi feito no copinho. Cole o miolo e as folhas feitas de eva.
Encha os copinhos de iogurte com papel crepom e encaixe a flor.