Páginas

sexta-feira, 22 de março de 2019

Desenvolvimento Afetivo, Visual, Tátil, Auditivo e Motor

A visão, o tato e a audição são os meios pelos quais a criança descobre o mundo, sendo que nesta fase ela não tem medo de ver, ouvir e sentir. Esses sentidos possibilitam a criança a perceber as coisas (tamanho, forma e cor) que fazem parte do meio, o tato permite que a criança sinta diferentes texturas, agradáveis ou não. A criança nesta fase escuta tudo e se dispersa facilmente, quanto a sons em alto volume, a criança pode se assustar. Aos dois anos de idade a criança possui os músculos do corpo e o controle motor mais aprimorado, tendo mais facilidade para modelar massinha e rabiscar com giz. Estas situações são de demasiada importância para o desenvolvimento visual e tátil. 


O bebê não nasce com estratégias e conhecimentos prontos para perceber as complexidades dos estímulos ambientais. Esta habilidade se desenvolve por meio das experiências vivenciadas por elas na relação com o outro, com o meio e com si mesma. Assim, é de extrema importância, possibilitar a criança experiências concretas tendo por base o desenvolvimento das habilidades sensoriais, de modo que esta aprendizagem é a base para o desenvolvimento de novas funções.











Cada um pode usar a criatividade somada ao seu conhecimento pedagógico e desenvolver atividades coloridas e estimulantes com as crianças. 










---------------

A verdadeira harmonia nasce de dentro para fora, calma e gradualmente. Para alcançá-la, além de esforço pessoal, são necessários instrumentos adequados, já que pouco serve a força de vontade de um "lenhador" se, em vez de um bom machado, lhe for oferecida uma simples faca. 
É aí que as artes entram em cena: na contemplação.

Segue abaixo, trabalho adaptado com alunos da educação especial (tema Páscoa).

Observação: Já estive na mesma conjuntura que os alunos e sei o que cada um vivencia.

Eis, o princípio vital BRINCADEIRA SUSTENTÁVEL










sábado, 9 de março de 2019

Carimbo do pé com o tema de coelhinho


1. OBJETIVO: 
 Estimular e ampliar a coordenação motora; 
 Promover momentos de concentração; 
 Proporcionar momentos de manuseio com tinta comestível e diversos tipos de texturas; 
 Explorar, através das mãos e pés, as possibilidades de ideias, utilizando tinta comestível e recursos diversificados; 
 Explorar diferentes materiais e superfícies para ampliar as possibilidades de expressar-se por meio deles. 
 Explorar os Bichos de Jardim através de observação e cantigas antigas; 
 Confeccionar um móbile com a arte criada. 

2. JUSTIFICATIVA: 
Trabalhar arte é muito prazeroso e em contrapartida as crianças conseguem aprender visualizando o concreto. 
Oferecer diferentes materiais aos bebês, será uma maneira de ampliar a capacidade de expressão deles e o conhecimento que têm do mundo, porém, serei apenas a mediadora trabalhando com tintas nas cores primárias/secundárias (misturando as cores), diferentes texturas e estimulando a coordenação motora para que os bebês consigam sentir e visualizar o que eles mesmas irão criar. 

3. METODOLOGIA: 
 Através do contato com as mãos e os pés os bebês irão explorar e manipular materiais, como papéis de diferentes texturas e diferentes tipos de tinta; 
 Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais desenvolvendo todos os segmentos de coordenação. 
Neste projeto as atividade serão registradas no caderno de arte, em cartolinas ou sulfte (individual) e um móbile (coletivo) que deverá ser feitas de forma gradativa buscando cativar e atrair as crianças para ter uma maior criatividade no mundo da arte, porém, respeitanto o tempo e habilidade de cada uma. 
Material utilizado será, tinta guache, anilina comestível, cola, areia, fubá, sagu, maisena e papéis diversos (cartolina, cartão, color set, camurça, craft, papelão, sulfite, lixa), pincel de rolinho e esponja. O mesmo será apresentado na semana do “Venha nos Conhecer” onde serão convidados os pais, comunidade unespiana visualizando o trabalho as crianças do Berçário.



sexta-feira, 8 de março de 2019

Atividades do pré escolar (colagem)

As crianças do pré escolar, se vestiram e cantaram músicas sobre o coelhinho da páscoa.
Em seguida, confeccionaram um lindo coelhinho.





quinta-feira, 7 de março de 2019

Dobraduras de coelhinho

Crianças do pré escolar, vivenciaram a contação de uma linda história sobre a Páscoa.
Em seguida, fizeram essas dobraduras de coelhinho. Ficou lindo!







terça-feira, 5 de março de 2019

Flores feitas com copinhos plásticos


Material: potinhos de danoninho e de iogpurte, palito de churrasco, eva para as folhas e miolo, papel crepom.



Corte a borda do copinho.
Em seguida, corte tiras grossas.
 Arredonde as tiras fazendo o formato das pétalas.

Coloque um pedaço de eva na base do copinho para em seguida fazer um furo e colocar o palito de churrasco.


Recorte o miolo.


Pinte o palito, encaixe no furo q foi feito no copinho. Cole o miolo e as folhas feitas de eva.
Encha os copinhos de iogurte com papel crepom e encaixe a flor.