Páginas

sexta-feira, 31 de março de 2023

Lavar as mãos é uma prática do dia a dia e, podemos fazer uma transformação não só na nossa família, mas em nossa comunidade.

Transportamos em nossas mãos milhões de micróbios, em sua maioria, inofensivos. Algumas das bactérias e germes podem causar doenças. Uma das bactérias que causa a diarreia, por exemplo, sobrevive até 90 minutos quando exposta ao ar livre, inclusive em nossas mãos. 

Esses germes se reproduzem em diversos locais: no ônibus, no parque, na escola e até mesmo em nossa casa. Eles são parte do cotidiano e fazem diversos caminhos até chegar às nossas mãos e corpo. Muitos germes conseguem resistir ao calor, frio e falta de oxigênio.




Lavar as mãos (Netilat Iadáim) no judaísmo sempre foi uma constante medida de higiene e purificação. Somos ordenados a lavar as mãos ao acordar, antes das refeições e após usar o banheiro. Em alguns destes momentos, temos até uma benção especial para o ato de higienizar as mãos, tamanha a sua importância! 

Neste momento de epidemia mundial, vemos como esta ação tão simples pode salvar milhares de vidas. Enxergamos a olhos nus a sabedoria da Torá e de nossos sábios ao cultivar este hábito já há milhares de anos em nossa cultura diária. 

*Ressaltamos que a bênção só deve ser recitada nos momentos apropriados (após acordar e antes de comer pão), e não em todas as ocasiões de lavagem das mãos. 


Cuidem-se! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.