Páginas

quarta-feira, 3 de maio de 2023

NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO DE UM ECOSSISTEMA

Ecossistema é o nome dado a um conjunto de comunidades que vivem em um determinado local e interagem entre si e com o meio ambiente, constituindo um sistema estável, equilibrado e autossuficiente.

Um ecossistema é formado por dois componentes básicos: o biótico e o abiótico. O primeiro diz respeito aos seres vivos da comunidade, tais como plantas e animais. Além dos componentes bióticos, temos os componentes abióticos, que são as partes sem vida do ambiente, como o solo, a atmosfera, a luz e a água.


Os ecossistemas podem ser observados em diferentes escalas. O maior ecossistema existente é a própria biosfera, que corresponde a todos os locais do globo onde existe vida. Outro exemplo são as florestas tropicais, que se destacam por sua grande biodiversidade.


Esses são os níveis de organização de um ecossistema:


Organismo: forma individual de vida.


População: conjunto de indivíduos de uma mesma espécie que vive em uma determinada área em um determinado momento.


Comunidade: diferentes populações pertencentes a um conjunto de espécies de plantas e animais que coexistem.


Ecossistema: é um conjunto formado pelas interações entre componentes bióticos, como os organismos vivos: plantas, animais e micróbios, e os componentes abióticos, elementos químicos e físicos, como o ar, a água, o solo e minerais.


Bioma: é um conjunto de vida vegetal e animal, constituído pelo agrupamento de tipos de vegetação que sai próximos e que podem ser identificados em nível regional, com condições de geologia e clima semelhante e que, historicamente, sofreram os mesmos processos de formação de paisagem, resultando em uma diversidade de flora e fauna própria.


Biosfera: é a camada da Terra que reúne todos os ecossistemas existentes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.