Descobrindo os Níveis do Brincar
A- EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Público-alvo:
Crianças com deficiência física, intelectual, auditiva, visual ou transtornos do neurodesenvolvimento (como TEA).
Adaptações Gerais:
Linguagem simples e acessível (visual, tátil, gestual).
Material sensorial: texturas, sons, cores contrastantes.
Tempo flexível e apoio individualizado.
Brincadeiras em duplas ou pequenos grupos para promover inclusão social.
Exemplos de Atividades Inclusivas por Nível:
1- Brincar Funcional (Sensorial)
Atividade: “Caixa mágica dos sentidos”
Caixa com objetos que têm diferentes texturas, cheiros e sons.
Descrição oral ou em Libras dos objetos.
Uso de recursos visuais/táteis para crianças com baixa visão.
2- Brincar de Construção
Atividade: “Construtores inclusivos”
Blocos grandes e leves (EVA ou espuma), acessíveis para quem tem mobilidade reduzida.
Alternativas digitais (aplicativos de montagem em tablets com acessibilidade).
3- Brincar Simbólico
Atividade: “Teatro de bonecos com acessibilidade”
Bonecos com velcro para crianças com coordenação limitada.
Apoio visual (fotos, pranchas PECS) para não falantes.
Mediação com intérprete de Libras se necessário.
4- Brincar com Regras
Atividade: “Jogo da trilha adaptado”
Jogo de tabuleiro ampliado com cores, símbolos táteis e dados com som.
Regras simples, com apoio visual e auditivo.
Duplas com tutor/mediador se necessário.
B. TERCEIRA IDADE
Público-alvo:
Idosos ativos ou em contexto terapêutico (como centros-dia ou lares). Pode incluir pessoas com Alzheimer inicial, Parkinson, AVC, entre outros.
Objetivos:
Estimular memória, cognição e movimento.
Promover alegria, pertencimento e socialização.
Reativar memórias afetivas por meio do brincar.
Exemplos de Atividades por Nível:
1- Brincar Funcional (Sensorial e Motor)
Atividade: “Caixa da infância”
Caixa com objetos do passado: brinquedos antigos, tecidos, aromas.
Estimula o tato, olfato e memória afetiva.
2- Brincar de Construção
Atividade: “Montar e lembrar”
Jogos de encaixe com peças grandes ou magnéticas.
Construção de formas livres ou estruturadas (casas, flores, letras).
Pode ser feito em grupos, com música suave.
3- Brincar Simbólico
Atividade: “Teatro da vida”
Contação de histórias com dramatização.
Representar profissões, festas antigas, situações da vida.
Incentiva fala, empatia e memória.
4- Brincar com Regras
Atividade: “Jogos de mesa afetivos”
Dominó com imagens antigas, bingo visual, trilha da vida.
Cartas com fotos de celebridades, novelas ou comidas da época.
Regras simples, com tempo ampliado e apoio do educador.
Avaliação (para ambos os grupos):
Participação ativa e espontânea.
Sorrisos, envolvimento e interações positivas.
Desenvolvimento de autonomia, comunicação e vínculo social.
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