Se possível, colabore com o blog, enviando pix de qualquer valor para: renatarjbravo@gmail.com

sábado, 11 de março de 2017

Transforme resíduos de poda e remoção de árvores

Boa parte dos municípios não tem sequer políticas para arborização urbana, quanto mais para o reaproveitamento dos resíduos gerados por elas.
Na maioria dos municípios esses resíduos vão parar em mananciais, onde geram riscos de incêndio e degradação da paisagem, além de ser um desperdício de matéria-prima.
O reaproveitamento dos resíduos de poda e até mesmo de queda (ventanias e chuvas fortes costumam deixar para trás um rastro de árvores caídas) depende de vários fatores. Folhas, frutos, sementes, galhos e flores são reaproveitados de diferentes maneiras.
No caso dos galhos, aqueles com um diâmetro à altura do peito (DAP) de 0 a 8 centímetros praticamente só servem para a compostagem (transformação em adubo). Os troncos e galhos grossos podem ter uma infinidade de utilidades, desde mobiliário urbano até cabos para ferramentas, brinquedos, utensílios domésticos e até lenha e carvão. Os resíduos de poda também podem ser encaminhados para empresas que trituram e produzem biomassa.
Enfim, as árvores além de colaborarem para condicionar o clima, reduzem a poluição e provêm conforto para o cidadão, em forma de sombra e até beleza paisagística. isso sem contar o que se pode reaproveitar delas depois da queda.

Algumas dicas de reaproveitamento de resíduos de poda e remoção de árvores. Por favor, não saiam arrancando galhos das árvores.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.