Faça uma doação para o blog. Realize um pix com o valor que desejar. A chave é o email: renatarjbravo@gmail.com

segunda-feira, 8 de abril de 2024

A IMPORTÂNCIA DO BRINQUEDO COMO FERRAMENTA DE ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

 Este trabalho mostra a importância que o brinquedo tem na vida da criança e dos cuidados com a segurança que o professor deve ter ao lidar com eles. Quando se fala sobre brinquedos, fica claro que os mesmos estimulam o desenvolvimento das áreas: física, psíquica, social, da linguagem e cognitiva da criança. Devido a esta importância, o professor deve utilizá-los como ferramenta de ensino no seu cotidiano em sala de aula. Porém, é necessário que o educador saiba como utilizá-lo adequadamente de acordo com cada faixa etária e a forma de cuidar, evitando acidentes. Portanto, deve-se levar em consideração, ao fazer a escolha de um brinquedo, suas utilidades e riscos. 

O brinquedo é um instrumento importante para o professor utilizar em sala de aula para auxiliar como complemento na aprendizagem das crianças, desde que a sua utilização seja feita da maneira correta.

Para compreender melhor o desenvolvimento da criança, deve-se analisar como ela brinca e se está realmente interagindo com o meio. O brinquedo é essencial na vida dela e, portanto, fundamental ao professor em suas avaliações na educação infantil. Existem, neste artigo, discussões sobre o brinquedo, o que ele é, para que ele serve, bem como quais são os perigos na manipulação da criança com os brinquedos e, além disso, os alertas para o professor e a importância deste material na aprendizagem dentro da escola. Desta forma, o objetivo é o de buscar uma reflexão mostrando a importância do brinquedo como ferramenta de ensino-aprendizagem no desenvolvimento da criança e as possíveis formas de utilização segura dos mesmos. 

O que nem todos sabem, é que a brincadeira na vida das crianças é fundamental na sua educação, pois ela fará parte na formação, física e mental delas. O tempo disponível para a brincadeira deve acontecer todos os dias e o seu lazer na escola terá um planejamento diferenciado. 

Toda a criança tem direito a brincar, e serão citados os passos para o professor se instruir, e saber se seu espaço de trabalho corresponde ao que é necessário dentro de uma escola. Quando é definido o universo lúdico, os jogos e o brinquedo aparecem como itens importantes, ou seja, em um planejamento escolar na educação infantil os brinquedos e os jogos sempre devem estar em destaque. A metodologia da pesquisa foi realizada a partir do levantamento de referências especializadas sobre o tema, através de pesquisa em sites de internet, revistas científicas e livros. 

Porém, é valido deixar claro que as crianças precisam de outros fatores para que se desenvolva nelas o carinho, a atenção e até mesmo as atividades corretivas, pois estas ajudaram na formação de sua personalidade, mostrando a elas que existem regras e que estas devem ser cumpridas. 

A presente pesquisa procura mostrar a importância dos brinquedos na aprendizagem das crianças e também dos cuidados necessários quanto à segurança das crianças mediante aos brinquedos, já que estes também podem se tornar perigosos se o professor não realizar algumas ações para garantir a segurança durante as brincadeiras.


O BRINCAR E A CRIANÇA 

O ato de brincar é muito sério, pois é no brincar que as crianças fazem a construção dos conhecimentos e das habilidades para a aprendizagem, além da linguagem e dos valores sociais. Mesmo com todas as teorias do desenvolvimento e da aprendizagem que afirmam a importância do brincar, na prática profissional ainda se encontram idéias e práticas que reduzem o ato de brincar a uma atividade sem importância dentro do dia-a-dia escolar.

A educação infantil trata os cuidados das crianças até cinco anos que estão inseridas no sistema educacional, e que devem estar atendendo com o objetivo de preparar as crianças para a entrada no ensino fundamental. Segundo o Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil (MEC/SEF, 1998, p.64) as atividades que devem ser trabalhadas de maneira que possam estar desenvolvendo as seguintes capacidades nas crianças: 

• desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança emsuas capacidades e percepção de suas limitações; 

• descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a própria saúde e bem-estar; 

• estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças, fortalecendo sua autoestima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social; 

• estabelecer e ampliar cada vez mais as relações sociais, aprendendo aos poucos a articular seus interesses e pontos de vista com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração; 

• observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente e valorizando atitudes que contribuam para sua conservação; 

• brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades; 

• utilizar as diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita) ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido, expressar suas ideias, sentimentos, necessidades e desejos e avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva; 

• conhecer algumas manifestações culturais, demonstrando atitudes de interesse, respeito e participação frente a elas e valorizando a diversidade.

Para conseguir promover tais habilidades nas crianças inseridas na educação infantil, faz-se necessário que os docentes realizem atividades que permitem às crianças desenvolverem suas potencialidades no contexto de aprendizagem. 

Dentre estas atividades na educação infantil, a ludicidade é importante, tanto que é citadanas Diretrizes Curriculares Nacionais através do artigo 3°, inciso I, alínea c e dizendo o seguinte: 

1-As propostas pedagógicas das instituições de Educação Infantil devem respeitar os seguintes fundamentos norteadores: 

c) “os princípios estéticos da sensibilidade, da criatividade, da ludicidade e de manifestações artísticas e culturais”.

As brincadeiras, os jogos e os brinquedos, são recursos importantes para estimular o desenvolvimento infantil, em todos os seus aspectos: social, físico/motor, moral, cognitivo e da linguagem. É através destas atividades que o professor irá conduzir o processo de aprendizagem das crianças, já que nesta faixa etária, o brincar é a tarefa principal para aprender a lidar com o seu mundo e o seu corpo. 

Porém, ao falar do lúdico na educação básica e das garantias previstas nos documentos oficiais do Ministério da Educação, não se tem em todas as instituições a aplicação e a utilização adequada destes instrumentos pedagógicos, já que a proposta da ludicidade no contexto de ensino/aprendizagem é algo que ainda está por se implantar de maneira efetiva.

Sabe-se que ainda há a resistência pela utilização das brincadeiras e tambéma utilização inadequada por parte dos docentes na educação básica e até no ensino fundamental, nas primeiras séries. 

Desta maneira o educador precisa lembrar quais são os verdadeiros objetivos da educação infantil. E estes objetivos têm que acompanhar o desenvolvimento da criança, tendo que respeitar o tempo que isto ocorre. Os objetivos são divididos comrelação a três pontos, de acordo com KAMII (1998): 

1. Em relação aos professores: que as crianças possam ser autônomas e através das brincadeiras que a autoridade do adulto seja reduzida ao Maximo possível, já que neste momento todos independente da sua idade passa a ser criança. 

2. Em relação aos companheiros: que as crianças aprendam a compartilhar e a se colocar no lugar do próximo que ela saiba qual e o momento de ouvir e de ser ouvida. Desta forma ela aprende a respeitar a si e aos outros. 

3. Em relação ao aprendizado: que as crianças fossem alertas, curiosas, critica e confiantes na sua capacidade de imaginar coisas e dizer o que realmente pensam. E também que elas tivessem iniciativa, elaborassem ideias perguntas e problemas interessantes e relacionassem as coisas umas as outras. 

A partir do que foi exposto a autora identifica três condições em que a brincadeira ou a atividade lúdica auxilia no processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança. Para tanto, a criança consegue se desenvolver de uma maneira agradável e satisfatória para que, posteriormente, tenha controle de seus atos e saiba conviver dento de uma sociedade. 

Desta forma, a criança, para ter um bom desenvolvimento, deve receber todos os cuidados acima citados, além de ser um indivíduo em constante evolução e único. Deve evitar fazer comparações entre as crianças ou exigir delas o que ainda não são capazes de fazer. Para melhor compreender estes aspectos é importante ater-se as fases do desenvolvimento infantil e os brinquedos e/ou brincadeiras adequados para cada uma das etapas.

Para assegurar que haja cuidados com as crianças e para que sejam evitados problemas como maus tratos, ou mesmo violências, foram instituídas vários documentos internacionais e nacionais, para garantirem os direitos das crianças emter uma vida saudável e digna.

DIREITOS DAS CRIANÇAS: DOCUMENTOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS

Os direitos das crianças surgem no século XX para garantir a estas condições de se desenvolverem plenamente, sendo necessários alguns cuidados para que as mesmas venham a serem futuros cidadãos. 

Dentre os muitos documentos serão citados: a Declaração Universal dos Direitos da Criança (ONU), da Associação Internacional pelo Direito da Criança Brincar (IPA), Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). 

A Declaração Universal dos Direitos da Criança (1959) cita que: 

“A criança deve ter todas as possibilidades de entregar- se aos jogos e as atividades recreativas, que devem ser orientada para os fins visados pela educação, à sociedade e os poderes públicos devem esforçar – se por favorecer o gozo deste direito.” 

O objetivo da declaração é fazer com que as crianças tenham possibilidade de se interagir com o meio em que vive e facilitar o seu desenvolvimento com outras pessoas para que possa ter liberdade de participar dos jogos dirigidos a ela e também para que ela possa saber conviver dentro de uma sociedade sabendo quais são os seus deveres e os seus direitos podendo, então, se tornar cidadãos conscientes de seus atos. 

Associação Internacional pelo Direito da Criança Brincar – IPA, 1979 (Malta), 1982 (Viena), 1989 (Barcelona), possui os seguintes princípios norteadores: 

Saúde: Brincar é essencial para saúde física e mental das crianças; Educação: Brincar faz parte do processo da formação educativa do ser humano; Bem estar - ação social: O brincar é fundamental para a vida familiar e comunitária; Lazer no tempo livre: A criança precisa de tempo para brincar em seu tempo de lazer.

A importância do brincar, segundo a IPA, é de que mantém a saúde física e mental das crianças, além de proporcionar o seu desenvolvimento e aprendizagem. 

Sendo assim, é necessária à conscientização, inclusive dos pais ou responsáveis para que eles, juntamente com os profissionais qualificados, saibampropor, de maneira adequada, o lúdico na vida da criança. 

O brincar é uma atividade que promove o bem estar da criança ou de quem a realiza, permite para todos os participantes o desenvolvimento de habilidades sociais, cognitivas, psicomotoras, emocionais e ao mesmo tempo, proporciona o desenvolvimento da resiliência, que é a capacidade de superar das dificuldades encontradas no cotidiano. 

Ao estudar o papel do lúdico, tem-se claro a necessidade de estar repassando para as educadoras do ensino básico as informações que lhes permitamestar realizando com as crianças as brincadeiras e jogos. 

Os aspectos emocional e social são estimulados ao brincar, o que sem dúvida irá contribuir para os professores na facilitação da socialização das crianças e também do equilíbrio emocional.

O QUE É BRINQUEDO?

Tanto os brinquedos estruturados como os não-estruturados, devem estar ao alcance da criança, já que estes desenvolverão suas diferentes habilidades.

No contexto de sala de aula, devem ser utilizados os dois tipos de brinquedos e o professor, que é o condutor do saber, deverá planejar atividades onde as crianças tenham condições de construir os seus brinquedos. 

As crianças, ao construir os seus próprios brinquedos, estarão tambémdesenvolvendo a criatividade e também novas formas de regras, jogos.

O QUE SÃO O BRINCAR E A BRINCADEIRA?

O brincar é uma característica primordial na vida das crianças e trás para as mesmas o seu desenvolvimento. 

Sendo assim, fica claro que o brincar para a criança não é uma questão apenas de pura diversão, mas também de educação, socialização, construção e pleno desenvolvimento de suas potencialidades. 

Sabendo desta realidade percebe - se que ainda há falta de informação aos educadores e aos pais que para que estes tenham como base a necessidade da criança brincar.

As brincadeiras são verdadeiras oportunidades para se desenvolverem condições para o desenvolvimento global das crianças e inclusive a socialização entre as crianças pequenas e também o começo da aprendizagem das regras grupais e sociais.

O QUE É O JOGO?

O jogo é uma ação lúdica que envolve uma situação estruturada pelo próprio tipo do material, ou seja, se o jogo for de xadrez o mesmo tem regras próprias que precisam ser seguidas. Se o jogo for o de basquete o individuo ou a criança precisa seguir as regras do basquete e assim por diante. 

O jogo é uma ação que permite aos jogadores a desenvolverem várias habilidades e ao mesmo tempo, realizar a socialização e trocas de informações e possibilidades de regras/normas de um jogo.

CRITÉRIOS PARA A ESCOLHA DOS BRINQUEDOS

São necessários alguns cuidados ao escolher os brinquedos para as crianças. Tais medidas auxiliam pais, professores e responsáveis a utilizarem ações que permitam diminuir os perigos da utilização e brinquedos inadequados pelas crianças.

Deve-se ter em mente os seguintes quesitos básicos:

A – Importância: É necessário levar em consideração que um bom brinquedo não é o mais lindo e nem o mais caro, sendo assim um bom brinquedo é o que convida a criança a brincar, é o que desafia seu pensamento, é o que mobiliza sua percepção, é o que proporciona experiências e descobertas e o que trás a alegria e a satisfação de estar com o mesmo e alemdisso faz desenvolver o seu imaginário. 

B - Faixa Etária: O brinquedo deve ser adequado à criança, considerando a sua idade e o seu desenvolvimento. 

C – Faz de Conta: O brinquedo deve estimular a criatividade e a imaginação. O mais importante é que muitas vezes isto pode ser feito com pequenos objetos como um pregador que se transforma em um avião ou um pedaço de pau que vira uma espada. 

D – Versatilidade: O brinquedo que pode ser utilizado de várias maneiras é um convite à exploração e a criatividade.

A aquisição de um novo brinquedo para as crianças brincarem e ter ummínimo de segurança é importante que sejam seguidos às orientações acima. As pessoas que irão fazer a compra dos brinquedos precisam ter um mínimo de conhecimento sobre o desenvolvimento das crianças e ter claro o que pretende estimular nas crianças.

Os brinquedos infantis, mesmo os mais simples, podem ser instrumentos riquíssimos para proporcionar situações de aprendizagem e momentos inesquecíveis para as crianças, mas devem ter cuidados na escolha.

SEGURANÇA DOS BRINQUEDOS: ALGUNS CUIDADOS 

Quando se fala em segurança dos brinquedos é importante que se tenhamalguns cuidados para a aquisição e utilização dos mesmos. 

Brinquedo é um tipo de treinamento divertido para a criança, através dele é que ela começa a aprender, conhecer e compreender o mundo que a rodeia. 

Existem brinquedos para todas as faixas etárias. Não adianta forçar a natureza. Quanto mais adequado à idade da criança, mais útil ele é. Se o brinquedo puder ser utilizado em várias idades acompanhando o desenvolvimento, melhor ainda. 

Brinquedos que servem para adultos brincarem e crianças assistirem não são estimulantes. Pelo contrário: habituam a criança a ser um mero espectador. 

Bom brinquedo estimula a imaginação e desenvolve a criatividade. Brinquedos que ensinam apenas a repetir mecanicamente o que os outros fazem são prejudiciais, irritantes e monótonos. 

Criança gosta de brinquedos que possibilitem ação e movimento, com isso, aprende a coordenar olhos, mãos e o corpo, garantindo com naturalidade e prazer uma maior saúde física e mental no futuro. 

Brinquedo sério é aquele que educa a criança para uma vida saudável, livre, solidária, onde o companheirismo e a amizade sejam os pilares básicos. 

Evite tudo o que condiciona a padrões discutíveis como a discriminação sexual, racial, religiosa e social. Afaste brincadeiras que incentiva a vitória a qualquer custo, a esperteza fora das regras, à conquista de lucro ilegal, a compra ou venda através de meios desonestos.

Sendo assim, é preciso ter cuidado com os vendedores ambulantes, pois vendem muitos brinquedos que não têm garantia de qualidade e segurança para as crianças. Desta forma é necessário prestar muita atenção nos riscos possíveis. 

Os produtos que não apresentam o selo de certificação de qualidade não foram testados quanto aos riscos que podem oferecer as crianças, podendo ocasionar sérios acidentes como intoxicação, choques elétricos e perfurações, ou serem prejudiciais à saúde, causando alergias, por exemplo. O brinquedo, que tem a finalidade de entreter, pode se transformar em uma arma e causar sérios danos à criança. 

Para evitar imprevistos, os pais devem estar atentos a algumas regras de segurança antes de oferecer alguns objetos aos pequenos. 

Os princípios básicos, segundo Harada et al (apud BRÊTAS, 2006, p.223) são: seleção, supervisão, manutenção e armazenamento:

- Seleção: é importante seguir as orientações preconizadas pelo fabricante e avaliar a qualidade do brinquedo. No momento da compra, considere a idade, as habilidades, a capacidade e o interesse da criança. 

- Supervisão: mesmo em espaços projetados para brincadeiras, as crianças necessitam estar sob supervisão constante de um adulto, pois sua curiosidade inata pode colocá-la em situação de perigo. 

- Manutenção: é importante escolher brinquedos projetados e fabricados com superfícies e dimensões que facilitam sua limpeza. 

- Armazenamento: a manutenção dos brinquedos deve ser partilhada desde cedo com a criança para que ela desenvolva o senso de responsabilidade pelo que lhe pertence. 

Os brinquedos infantis devem seguir, cada vez mais, as regras de segurança. Mediante do contexto atual, no qual os pais preferem comprar muitos brinquedos para as crianças ficarem quietas sem ficarem solicitando a atenção constantemente, é importante, que os mesmos comecem a pensar na questão da segurança dos brinquedos, já que estes também apresentam perigo se forem utilizados de qualquer maneira.

Sobre a questão dos brinquedos nas diversas faixas etárias das crianças, citam-se abaixo algumas sugestões para a utilização dos mesmos: 

De 0 a 3 anos: desde os primeiros dias de vida a criança já brincaatravés das primeiras caretas feitas pelos pais, com os mobílies, chocalhos, pelúcias, entre outros, devemos cuidar do manuseio desses brinquedos para que não haja acidentes isto pode ser feito através da observação também é necessário estar atentoao ambiente em que acriança se encontra verificandose não há objetos possa colocar a boca, pois esta fase é caracterizada por ser oral já que tudo é posto na boca. Uma das melhores maneiras de prevenção é auxiliando e ensinando a criança como utilizar o objeto. 

Dos 4 aos 9 anos: Esta é a fase em que a locomoção esta se garantindo, querem novas aventuras, logo gostam de bicicletas, skates, patins, etc. Assim, os adultos precisam mostrar as regras para evitar acidentes. Outro fator presente é o de os jogos de faz-de-conta, através das representações do que vivenciam, os livros devem estar sempre presentes, mas para fazer com que a criança se interesse é necessário que os pais ou professores conheçam a história antes de as lerem para as crianças, pois as mesmas percebem quando um ser humano está inseguro. 

Dos 9 aos 14 anos: já nesta fase os brinquedos eletrônicos sobressaem mais que os outros, mas também temos jogos de tabuleiros, de mesa, etc. Ainda nesta fase é necessário que os pais orientem seus filhos sobre o manuseio e tambémverifiquem a faixa etária para não fornecer as crianças ou adolescente algo que prejudiquem os mesmos futuramente. Um bom exemplo para realizar esta verificação é em relação os jogos violentose aos sites de internet.

Vale lembrar, conforme Oliveira Filho (apud ABC DA SAUDE, 2012), que: 

“Os jogos eletrônicos são adequados para todas as idades. As preocupações com estes brinquedos se restringem à adequação do tema, à capacidade crítica da criança e ao tempo despendido sematividade física pela criança”.

Desta forma, é necessário que os pais dividam o tempo da criança e criem umobjetivo prévio em relação ao que ele quer que a criança desenvolva para depois realizar as brincadeiras. 

Assim, com as pesquisas realizadas, os adultos responsáveis pelas crianças, não devem agir por impulso ao comprar os brinquedos, lembrando que cada idade tem suas limitações, como orientadores, respeitar a capacidade de cada uma e fornecer divertimentos a todas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.