Desenvolvo ações para sustentabilidade e educação ambiental: oficinas de reciclagem; palestras com temáticas sustentáveis - econômica, sociais, culturais e ambientais; ações eco pedagógicas e consultoria em marketing de sustentabilidade. Para solicitar trabalhos, entre em contato através do email: renatarjbravo@gmail.com
** O blog não tem patrocinador e precisa da sua ajuda. ** Sua contribuição é importante para produzir conteúdo de qualidade e dar continuidade ao blog. ** Pix solidário - chave: renatarjbravo@gmail.com
No mundo globalizado, nos deparamos com um consumismo exagerado na aquisição de bens de consumo por parte de todas as populações e, com isso, acabamos produzindo uma quantidade enorme de lixo por habitante, cujo destino final nem sempre é o adequado pelos governos e políticas de saúde dos países. Estudos revelam que 30% do lixo produzido no Brasil, são jogados nas ruas sem nenhuma preocupação por parte da população, isto acaba ocasionando problemas sérios e graves ao meio ambiente que afetam a todos nos grandes centros urbanos. Problemas como: entupimento de bueiros e galerias pluviais pode causar doenças transmitidas pela água contaminada que tem dificuldade de escoar, propiciando doenças como: cólera, hepatites, leptospirose, dengue entre outras. A contaminação do solo também é um indicativo importante para surgimento de outras doenças na população, cuja transmissão ocorre predominantemente por animais sinantrópicos como: roedores, insetos, aranhas entre outros. É importante que tenhamos uma responsabilidade ambiental no sentido de mudar paradigmas, nos cerceando de conscientização coletiva, para mudança de hábitos nas pessoas, para que possamos melhorar a nossa qualidade de vida com atitudes como:
-Realizar coleta seletiva de lixo em: indústrias, residências, serviços de saúde, restaurantes e Instituição de longa permanência para idosos entre outros; -Utilizar materiais recicláveis na construção civil; -Estimular o surgimento de cooperativas com inclusão de catadores de materiais recicláveis; -Preservar e recuperar áreas verdes; -Estimular a agricultura urbana; -Usar copos individuais nos locais de trabalho.
Com estas atitudes individuais, conseguiremos alcançar o objetivo de um meio ambiente mais saudável e agradável para futuras gerações, isentando-as de acometimento por doenças e complicações destas, que podem evoluir para mortes, decorrentes do desrespeito ao solo urbano e rural , no qual estamos vivenciando atualmente.
VAMOS SUPERAR A ERA DO DESPERDÍCIO E TRANSFORMAR O LIXO EM RECURSO?

sexta-feira, 4 de março de 2016

Quando o engenheiro não está na obra, o pedreiro usa suas habilidades...


O engenheiro é um profissional essencial para o desenvolvimento da sociedade, pois é responsável por projetar e supervisionar a construção de infraestruturas, como estradas, pontes, edifícios, túneis, metrôs, portos, barragens, e estádios. 
A engenharia é fundamental para o progresso de um país, pois permite aumentar a infraestrutura e melhorar os serviços oferecidos à população. Além disso, os engenheiros também podem propor novas soluções tecnológicas para o bem-estar da sociedade. 
A importância do engenheiro é evidente em vários aspectos, como:
  • Infraestrutura
    Os engenheiros são responsáveis por garantir que a infraestrutura seja construída de forma segura e eficiente, de modo a sustentar a sociedade. 
  • Desenvolvimento econômico
    A engenharia tem um impacto significativo no desenvolvimento econômico do país. 
  • Segurança pública
    Os engenheiros são responsáveis por garantir a segurança pública, por exemplo, ao garantir que as construções sejam resistentes a eventos externos. 
  • Qualidade de vida
    A engenharia contribui para a qualidade de vida das pessoas, por exemplo, ao garantir que as construções sejam seguras e eficientes. 
  • Economia de materiais
    Os engenheiros realizam cálculos antes da construção, o que permite economizar materiais, como aço e concreto. 
  • Redução de gastos futuros
    Um bom projeto de engenharia também reduz gastos futuros com manutenções corretivas. 

Sem abelhas, sem alimento.

Polinizadores em risco de extinção são ameaça à vida do ser humano
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) está investigando o extermínio de abelhas em colmeias de São Paulo e Minas Gerais. Os estudos devem estar concluídos no primeiro semestre de 2015. Trata-se de um problema de escala mundial, presente, inclusive, em países do chamado primeiro mundo, e que traz como consequência grave ameaça aos seres vivos do planeta, inclusive o homem.

De acordo com o coordenador geral de Avaliação e Controle de Substâncias Químicas e Produtos Perigosos do Ibama, Márcio Freitas, o órgão está reavaliando, desde 2010, vários produtos suspeitos de causar colapsos e distúrbios em colmeias paulistas e mineiras. Segundo Freitas, que integra o Comitê de Assessoramento da Iniciativa Brasileira para Conservação e Uso Sustentável dos Polinizadores, a intoxicação prejudica a comunicação entre as abelhas e isto impede que elas retornem às colmeias, levando ao extermínio dos enxames. 

IMPORTÂNCIA ECONÔMICA
A mortandade disseminada das abelhas foi tema de explanação de Cavalcanti, em audiência pública na Câmara dos Deputados. De acordo com o secretário, 87,5% das espécies de plantas com flores conhecidas no mundo dependem de polinizadores (insetos, aves, mamíferos) para gerarem frutos e sementes sadios. 

Segundo Cavalcanti, os polinizadores são tão importantes que 75% da alimentação humana dependem, direta ou indiretamente, de plantas polinizadas ou beneficiadas pela polinização. E esclareceu: “Sem polinizadores, as plantas dependentes não se reproduzem e as populações que delas necessitam declinam e a abelha do mel (Apismellifera) é o polinizador de importância agrícola mais utilizado no mundo”.

Ele se lembrou da importância econômica dos polinizadores, que movem economia mundial. Dados de 2007 mostram que verduras e frutas lideram as categorias de alimento que necessitam de insetos para a polinização, gerando riquezas em torno de R$ 160 bilhões (50 bilhões de euros) para cada uma dessas áreas. Em 2009, o valor econômico anual total da polinização girou na cada dos R$ 489,6 bilhões (cerca de 153 bilhões de euros), o que representou 9,5% do valor da produção agrícola mundial para alimentação humana em 2005.

FRUTAS E VERDURAS
A cada ano, os polinizadores naturais geram uma economia superior a R$ 483 bilhões, no caso das culturas beneficiadas pela polinização por insetos, e a quantia astronômica de R$ 2,435 trilhões quando se trata dos cultivos dependentes da ação dos polinizadores. O alerta, repassado aos parlamentares, é de que o declínio da quantidade de polinizadores pode levar à redução da produção de frutas, verduras e estimulantes (como café) abaixo do necessário para o consumo atual global.
Insetos, aves e animais polinizadores, como o morcego, estão ameaçados por causa da fragmentação dos habitats naturais, pela falta de práticas agrícolas amigáveis à sua conservação; surgimento de doenças; e mudanças climáticas inesperadas. 

A Iniciativa Internacional para Uso Sustentável dos Polinizadores (IPI, na sigla em inglês), criada no ano 2000 e articulada pela Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB), está empenhada em monitorar o declínio de polinizadores, suas causas e seu impacto; resolver a falta de informações taxonômicas (que define os grupos de organismos biológicos) sobre polinizadores; medir o valor econômico da polinização; e promover a conservação, restauração e uso sustentável da diversidade de polinizadores na agricultura e em ecossistemas relacionados. 

MAIS CONHECIMENTO
A iniciativa visa ampliar o conhecimento e oferecer ferramentas acessíveis aos profissionais que trabalham com a polinização; disponibilizar orientações e publicações sobre as limitações desta prática, manejo de serviços relacionados com agroecossistemas (que são a interpretação, avaliação e manejo do sistema agrícola, que permitem conduzir a produção com base nas inter-relações entre os elementos constitutivos desses sistemas, como homem e recursos naturais – solo, água, plantas e organismos e microrganismos – e entre outros sistemas externos, do ponto de vista econômico, social, cultural e ambiental), e valoração socioeconômica da polinização, além de fornecer ferramentas fáceis de serem utilizadas na identificação de polinizadores. 

Uma das vertentes do projeto prevê a capacitação de agricultores para conservar e utilizar os serviços dos polinizadores silvestres, bem como melhorar a capacidade de pesquisa e construir ferramentas para desenvolvimento e manejo dos serviços de polinização. Várias culturas já se beneficiam dos resultados desses esforços, como é o caso da produção de melão, maracujá, melancia, abóbora, caju, castanha do Brasil, maçã, canola, tomate e algodão, entre outras.


As abelhas são responsáveis pela polinização de 70% das culturas agrícolas, com destaque para: 
100% amêndoas 
90% maçãs 
90% mirtilo
48% pêssegos
27% laranjas
16% algodão
5% soja

quarta-feira, 2 de março de 2016

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E OS 5 RS

Educação ambiental é um processo de conscientização sobre o meio ambiente, que visa a desenvolver atitudes e habilidades que contribuam para a preservação do planeta:

- Reconhecer valores e conceitos relacionados ao meio ambiente
- Entender as inter-relações entre seres humanos, culturas e meio ambiente
- Construir conhecimentos, habilidades, atitudes e competências para a conservação do meio ambiente
- Despertar uma atitude mais responsável em relação ao meio ambiente
- Informar sobre os riscos e consequências da exploração dos recursos naturais
- Promover práticas sustentáveis de manejo ambiental

A educação ambiental é um tema transversal dos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ministério da Educação e Cultura. É uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento sustentável, pois busca mudar as atitudes das pessoas e promover a conscientização ecológica.

O Dia Nacional da Educação Ambiental é comemorado no dia 3 de junho.

A política dos Rs é conhecida e utilizada por muitos. Ela consiste no ato de repensar, reduzir, recusar, reutilizar e reciclar.
Reciclagem é um termo utilizado para indicar o reaproveitamento ou a reutilização de um material que por algum motivo foi rejeitado. A partir da reciclagem diminuem a quantidade de lixo que é jogada na natureza e a quantidade de energia e de matéria-prima que é utilizada para a produção de novos produtos.
No Brasil, cerca de 240 mil toneladas de lixo são produzidas diariamente, sendo que apenas 2% desse lixo é reciclado. Agora se somarmos toda a produção mundial de lixo diário, veremos números assustadores.
É extremamente importante que nossos alunos se conscientizem e tenham ações práticas que reduzam o seu impacto sobre o planeta Terra. Para isso é imprescindível que eles saibam o que significam os 5 Rs (repensar, reduzir, recusar, reutilizar e reciclar). Abaixo listaremos o significado dos 5 Rs e como o professor pode trabalhá-los em sala de aula.
1º R: Repensar. É muito importante repensar hábitos de consumo e descarte. Será que o que você está comprando é algo de que realmente necessita? Será que algumas vezes você consome por impulso e acaba cometendo desperdício? Ao invés de comprar algo novo, você não poderia reaproveitar algo que já tem? Você compra um tênis, um computador, uma peça de roupa nova, mas o que você faz com os antigos? Você os reaproveita ou joga no lixo comum? Como você descarta o lixo na sua casa? Você separa embalagens, matéria orgânica e óleo de cozinha usado, jogando no lixo apenas o que não for reutilizável ou reciclável? Essas e outras perguntas podem ser feitas aos alunos a fim de que eles repensem a maneira como estão consumindo e também como estão descartando o lixo que produzem.
2º R: Reduzir. Consumir menos produtos, dando preferência aos que tenham maior durabilidade. Uma forma de reduzir é: adquirir refis de produtos; escolher produtos que tenham menos embalagens ou embalagens econômicas; dar prioridade às embalagens retornáveis; adquirir produtos a granel; ter sempre sua sacola de compras ao invés de utilizar as sacolinhas de plástico; usar a criatividade e fazer bijuterias, brinquedos e presentes personalizados utilizando materiais recicláveis; utilizar pilhas recarregáveis ao invés de pilhas alcalinas; utilizar lâmpadas econômicas, etc.
3º R: Recusar. Quando você recusa produtos que prejudicam a saúde e o meio ambiente está contribuindo para um mundo mais limpo. Prefira produtos de empresas que tenham compromisso com o meio ambiente e sempre fique atento às datas de validade dos produtos. Recuse sacos plásticos e embalagens não recicláveis, aerossóis e lâmpadas incandescentes.
4º R: Reutilizar. Ao reutilizar, você estará ampliando a vida útil do produto, além de economizar na extração de matérias-primas virgens. Muitas pessoas criam produtos artesanais a partir de embalagens de vidro, papel, plástico, metal, cd’s, etc. Utilize os dois lados do papel e faça blocos de rascunho, pois, assim, você preserva muitas árvores.
5º R: Reciclar. Ao reciclar qualquer produto reduz-se o consumo de água, energia e matéria-prima, além de gerar trabalho e renda para milhares de pessoas. Faça a coleta seletiva e contribua com um mundo mais sustentável.
Após esclarecer e discutir com os alunos o significado dos 5 Rs, o professor pode propor um seminário, no qual os alunos apresentarão às outras turmas da escola o que aprenderam e quais atitudes práticas devemos tomar no dia a dia para termos um mundo mais sustentável.

domingo, 28 de fevereiro de 2016

Temos de estabelecer uma relação saudável com o dinheiro...

... uma relação positiva, que deve começar desde a infância.
Um dos primeiros aspectos que devemos considerar na prática do consumo consciente é nossa relação com o dinheiro.
Alguns pontos tornam-se essenciais para que possamos ter a compreensão correta do que o dinheiro representa em nossas vidas.




A primeira pergunta que todo consumidor deve fazer a si mesmo na hora de consumir é ...
" Eu preciso ou eu quero isto?"

Opção 1 - Eu preciso.
Se a resposta se insere em um conceito real de necessidade, é importante verificar o que cortar de seu orçamento para que aquela necessidade seja atendida.
Assim, identificamos o supérfluo e o indispensável.

Opção 2 - Eu quero.
A pessoa somente deve adquirir o bem se tiver orçamento extra para aquele gasto.
Em outros termos, a pessoa deve encaixar aquele gasto supérfluo em seu orçamento; caso contrário, a despesa não deve ser realizada.


Aprender a organizar o orçamento familiar é um processo que começa desde a infância.
As crianças devem entender a diferença entre querer e precisar.
As reais necessidades devem vir sempre em primeiro lugar. É essencial desenvolver nas crianças o conceito de que, quando o dinheiro não dá para tudo, é preciso saber escolher.
Essa é a noção básica de orçamento familiar.


Poupar, muitas vezes, pode ser um ato de sacrifício. Porém, o resultado é sempre compensador, pois permite que tenhamos segurança em relação a nosso futuro.
Poupar pensando no futuro é outra idéia essencial para nossa relação como dinheiro.
Poupar significa poder atingir os objetivos estabelecidos e viver melhor.



É muito importante mantermos uma relação ética com o dinheiro e com a sociedade.
Ganhar dinheiro não é fácil e exige esforço e trabalho ...
Dar exemplos às crianças e aos jovens é essencial.
Use atitudes no dia a dia para orientá-los.



O que você faz quando ...
... a conta do restaurante não registra algo consumido?
... o caixa de uma loja lhe devolve o troco com o valor maior que o devido?
Você expõe o erro ou omite o fato?
Lembre-se de que, com certeza, as crianças estão observando sua atitude.


É importante ajudar as crianças e os jovens a desenvolver um espírito empreendedor.
Para isso, uma conversa sobre como usar a mesada adequadamente e controlar o orçamento da família é muito importante.

crianças fazendo doações

Doar também faz parte de nossa relação com o dinheiro.
Todos nós temos a noção de que existem pessoas que não possuem o suficiente para viver bem.
Também sabemos que ajudar, dentro de nossas possibilidades, é um ato de cidadania ...
... seja por meio de doações em dinheiro ou por meio de trabalho comunitário.

sábado, 6 de fevereiro de 2016

Camas para pets


Que oferecem tanto conforto, quanto estilo.


Caixas de frutas


Pneu


Armário


Mesa (virada ao contrário)










sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Transforme latas em instrumentos musicais




"A música é o instrumento educacional mais potente do que qualquer outro". A frase é de Platão, um dos maiores pensadores da História. E ele estava certo: a educação musical estimula áreas do cérebro e desenvolve habilidades importantes, como a coordenação motora, a concentração e a socialização.