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quinta-feira, 3 de julho de 2014

Bonecas de garrafinhas

Modeladas em pó de café, garrafinhas de vidro descartadas, bolinha de isopor, retalhos, tinta, jornal




Casinha, peso de porta

Material: Caixa de suco, retalhos ou eva, fitas, aplicações de florzinhas, argila ou areia de artesanato


Atividades com os Pais

Uma das atividades em sala de aula, foi ensinar os pais e filhos a plantarem um girassol. O objetivo era promover a socialização entre as famílias e a conscientização sobre as responsabilidade de se educar. A professora do Maternal, fez um comparativo explicando que ao preparar a terra, plantar e cuidar de uma sementinha, temos o objetivo de colher bons frutos. "Assim é a educação, a responsabilidade de ensinar bem, para termos bons filhos. É plantar nos filhos o bom exemplo". Em seguida os pais receberam tecidos, desenharam a própria família e colaram na colcha de retalhos, formando um verdadeiro painel. "É muito importante a participação ativa dos pais na educação dos seus filhos. A escola é um suporte; a educação é a base familiar. Este é um tempo precioso em família, e ficamos muito felizes em promover esta linda festa".





Descobertas sensoriais

Foram utilizadas caixas com diferentes sensações táteis: áspero, duro, gelado e macio











 









Flor feita com as mãozinhas das crianças, como molde

Material: Eva, papel colorido e fita


Flor feita com copinhos descartáveis, palito de churrasco, eva, copinho de danoninho


Flor feita com pratinhos descartáveis, palito de churrasco e eva


quarta-feira, 2 de julho de 2014

Transforme caixa de ovos em atividades lúdicas
























Baleia de bexiga

A baleia é uma bexiga cheia de farinha! 
Coloque um funil no bucal da bola e encha de farinha. Depois, é só dar um nó e fazer o desenho do rosto com pilot.



Ver baleias não é fácil, mas já que a ideia inicial é exatamente essa, por que não começarmos com uma janela e depois por um oceano? Mas não se esqueçam que é preciso de concentração, muuuita concentração. Rosas podem passar, um pelicano pode surgir ou até mesmo várias nuvens com formatos de animais e navios podem tentar tirar sua atenção, mas o que queremos é a baleia. Ok?

Parece estranho, mas a vida é assim. As vezes deixamos de querer algo por falta de paciência, sendo que esperar, na maioria das vezes, poderia ter sido a melhor opção. O menino da nossa história quer muito ver a baleia, ele não pode tirar os olhos do mar, assim como nós não poderíamos deixar de focar em nossos objetivos, mas com tantos acontecimentos ao redor é exatamente isso que fazemos, vamos tirando o foco, nos distanciando, vamos observando outras coisas e a baleia passa (os sonhos passam) e nós não vemos. 

Será que vamos encontrar a tão amada baleia, mesmo depois de muita espera?

Tubarão de copinho descartável

Material: Copinho descartável azul, eva ou cartolina azul, eva branca para os dentes e vermelha para a língua, olhinhos



Transforme uma tartaruga




Ararinhas de garrafa pet, guache e cola

Faça uma mistura de guache com cola e coloque no interior das garrafinhas, para que as crianças possam sacudir, fixando a mistura.
Depois é só enfeitar com penas, olhinhos e triângulos para o bico.

Transformando a garrafa pet em um macaco e uma coruja


A Arte se configura como uma ferramenta educativa porque desempenha a função de social, e também psíquica, para o desenvolvimento das Funções Psíquicas Superiores das crianças. 
A arte pode ser desenvolvida como uma ação educativa com intencionalidade, sendo assim, assume-se como mediadora do processo de formação humana das crianças. 

Arte na Educação Infantil e o desenvolvimento das funções psíquicas superiores


O espontaneísmo das vivências artísticas e a utilização da Arte são um suporte para outras áreas de conhecimento consideradas mais importantes em nossa sociedade


Uma educação para a Arte deve promover o desenvolvimento de Funções Psíquicas Superiores em seus mais elevados graus de consciência para, assim, promover igualmente a objetivação das aprendizagens de todas as crianças, sem distinção

O uso de garrafas pet como forma de preservação ambiental e viabilidade econômica

Um dos problemas mais alarmantes que atingem o meio ambiente hoje é a grande quantidade de resíduos que é descartada de forma completamente errônea e desordenada na natureza, acarretando o aumento da poluição, a emissão de gases de efeito estufa, a proliferação de vetores causadores de doenças, o entupimento de bueiros, ocasionando as enchentes em épocas de chuvas, que por sua vez destroem bens e até mesmo a vida de inúmeras pessoas. 

Estes problemas ocorrem conseqüentemente, por falta de consciência da própria população, que na maioria das vezes preocupa-se apenas em consumir, usar produtos industrializados, comidas semi-prontas, entre outros e estes produtos vão acumulando-se numa infinidade de embalagens que se mal gerenciadas acabam acarretando esta série de problemas citados acima. 

Pode-se afirmar que o aumento gradativo do consumismo e consequentemente da geração dos resíduos sólidos, é fruto do aumento desenfreado e desordenado da população , bem como o aumento da urbanização, que se desencadeou após a Revolução Industrial. 

Os problemas que o meio ambiente vem sofrendo em conseqüência das ações do homem estão cada vez mais alarmantes e evidentes, uma das alternativas para tentar amenizar esta situação, deve partir de cada cidadão, a começar pelo simples gesto de separar os resíduos sólidos gerados nas residências dando valor ao que antes era apenas descartado, fazendo com que eles, possam vir a ser reciclados futuramente, trazendo benefícios ao meio ambiente e ao mesmo tempo para o próprio homem, que será o grande beneficiado, vivendo num meio ambiente mais saudável, sustentável, além de poder desfrutar de uma nova fonte de renda. 

O plástico, por exemplo, vem ganhando um grande espaço, na sociedade moderna, devido a suas vantagens e propriedades, onde se pode destacar a leveza, resistência, moldabilidade, além de seu preço ser menos elevado que o de outros materiais. 

Quando descartados na natureza eles acarretam uma série de problemas, devido a sua pouca degradabilidade e baixa densidade, deste modo ocupam vastos espaços no ambiente por um longo tempo. O uso deste material tem-se tornado cada vez mais crescente, principalmente no que diz respeito à área de embalagens, e seu descarte é também muito maior e mais rápido que o de outros produtos, trazendo problemas e agravamentos das condições dos locais de destinação do lixo, além de na maioria das vezes serem descartados nas ruas e em terrenos vazios. 

As reciclagens das garrafas Pets surgem como soluções de extrema importância a serem executadas, visto que o Politereftalato de Etileno é um dos plásticos mais encontrados na composição dos lixos, devido aos hábitos de consumo da população. Sua reciclagem promove benefícios como à limpeza e valorização tanto do bairro como da cidade, a diminuição da poluição do ar, da água e do solo, bem como prolonga a vida útil dos aterros sanitários, melhora a produção de compostos orgânicos, dentre outros. 

Cabe lembrar também que uma execução de projeto de gestão do uso de garrafas Pet, contribuirá no que diz respeito à melhor qualidade de vida da população, a prevenção contra doenças ocasionadas pela má disposição do lixo, a geração de emprego e renda para as classes menos favorecidas e não qualificadas, trazendo ao mesmo tempo sua inclusão na sociedade. 

O que se pode perceber, é que a população está cada vez mais consciente dos problemas que os resíduos mal gerenciados podem trazer ao meio ambiente, visto que estão cada vez mais claros e mais alarmantes os grandes desastres ambientais, vividos em diversas regiões do país. Há também um grande interesse da população em participar e apoiar projetos que promovam a sustentabilidade e valorização do meio ambiente. 

Diante dos fatos mencionados, surge a importância de se executar projetos de reciclagem de garrafas Pet, os bairros precisam ser bem servidos de projetos que promovam a destinação correta dos resíduos sólidos orgânicos e inorgânicos, a exemplos tem-se cooperativas de compostagem e de costureiras que utilizem a fibra do Pet para fazer enchimentos de almofadas, artesanatos, etc. 

A população precisa possuir uma noção de reaproveitamento de resíduos bem como sua valorização. Como forma de incentivo os projetos podem propôr a troca de quantidades de garrafas pet com valor equivalente a um litro de leite, etc, idéia esta que por sua vez será bem aceita pela população. O material fornecido pela população local será prensado por máquina, para distribuição as empresas de reciclagem do bairro ou da cidade. 





sexta-feira, 26 de julho de 2013

Desenvolvimento Sustentável na infância

É quando somos capazes de realizar o progresso, suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos naturais para o futuro.
Como Educadora Ambiental percebo que o Desenvolvimento Sustentável deve também contemplar os recursos da natureza humana e é principalmente na Infância onde encontramos esses recursos em abundância. Então, como favorecer o desenvolvimento da criança sem comprometer a sua capacidade humana nas outras fases futuras de sua vida?
Valorizar a infância é uma importante atitude de preservação da natureza humana pois essa é a fase mais fértil da vida e onde podemos oferecer o adubo necessário para que floresça uma vida próspera, cheia de vitalidade, com gosto pela atividade mental, pela realização de tarefas e capacidade de iniciativa.
A criança quando nasce já é alguém, precisamos respeitar o seu tempo e ambiente infantil para que conheça a si mesma através do brincar. A criança não será alguém somente quando crescer, ela já é um indivíduo que está em formação e que precisa conhecer e desenvolver a sua identidade humana e isso também pode ser alcançado através do brincar.
Brincar é para a criança uma meditação que ela faz sobre si mesma através da ação!
Nós, adultos, somos os responsáveis tanto pelos recursos naturais do planeta como também pelos recursos humanos de nossas crianças.
Como ajudar a preservar na infância seus recursos naturais e contribuir para que o seu desenvolvimento seja sustentável para sua vida futura?
Inspiro-me no mesmo conceito dos 5 R´s do Desenvolvimento Sustentável e como Brinquedista desenvolvi os 5 R´s de Atitudes Lúdicas que contribuem para sustentar os recursos humanos durante toda a vida.
São eles: Refletir, Recusar, Reaproveitar, Reduzir e Reciclar.
Destaco abaixo um dos aspectos das Atitudes Lúdicas Sustentáveis, mas aguarde porque vem mais por aí…
* REFLETIR sobre o tempo de qualidade que passo junto ao meu filho e se o mesmo tem sido aproveitado para aumentar o nosso vínculo de afeto;
* RECUSAR a adultização da infância: maquiagem, ostentação, consumismo ou estimular o namoro e outras atitudes que não são naturais na infância.
* REDUZIR o tempo de exposição das telas de TV ou eletrônicos. Segundo a OMS, crianças antes dos 2 anos não devem ter contato com telas e eletrônicos e de 2 a 12 anos não devem ultrapassar 2 horas por dia.
* RECICLAR as imagens observadas pela criança durante o dia e favorecer que coloque em ação através do livre brincar essas próprias imagens mentais e que ajudarão a entender tudo aquilo que sua observação foi capaz de captar e que ainda estão em fase de compreensão.
* REAPROVEITAR as observações e interesse das crianças pelos fenômenos da natureza e despertar nela o encantamento pelos elementos naturais: água, fogo, terra e ar.
Vamos então praticar os 5 R´s e ajudar a prolongar e sustentar a fase da Infância até os 12 anos! Porque ser criança é ser natural!




Rolinhos de papelão transformados em bonecas.

Material: Rolinho de papelão, meias, retalhos de tecidos, lã, fitas, linha