Existe influência das cores na motivação para leitura das obras de literatura infantil, mas esta variável pode estar associada a muitas outras, carecendo de um maior número de investigações.
Você pega uma coisa e transforma em outra. Não é apenas reciclagem, é ARTE!
Faça uma doação para o blog. Realize um pix com o valor que desejar.
A chave é o email: renatarjbravo@gmail.com
terça-feira, 16 de abril de 2019
A influência das cores e formas na motivação para leitura das obras de literatura infantil
sexta-feira, 22 de março de 2019
Desenvolvimento Afetivo, Visual, Tátil, Auditivo e Motor
A visão, o tato e a audição são os meios pelos quais a criança descobre o
mundo, sendo que nesta fase ela não tem medo de ver, ouvir e sentir. Esses
sentidos possibilitam a criança a perceber as coisas (tamanho, forma e cor) que
fazem parte do meio, o tato permite que a criança sinta diferentes texturas, agradáveis ou não. A criança nesta fase escuta tudo e se dispersa facilmente,
quanto a sons em alto volume, a criança pode se assustar.
Aos dois anos de idade a criança possui os músculos do corpo e o
controle motor mais aprimorado, tendo mais facilidade para modelar massinha e
rabiscar com giz. Estas situações são de demasiada importância para o
desenvolvimento visual e tátil.
Cada um pode usar a criatividade somada ao seu conhecimento pedagógico e desenvolver atividades coloridas e estimulantes com as crianças.
---------------
A verdadeira harmonia nasce de dentro para fora, calma e gradualmente. Para alcançá-la, além de esforço pessoal, são necessários instrumentos adequados, já que pouco serve a força de vontade de um "lenhador" se, em vez de um bom machado, lhe for oferecida uma simples faca.
É aí que as artes entram em cena: na contemplação.
Segue abaixo, trabalho adaptado com alunos da educação especial (tema Páscoa).
Observação: Já estive na mesma conjuntura que os alunos e sei o que cada um vivencia.
Eis, o princípio vital BRINCADEIRA SUSTENTÁVEL
domingo, 10 de março de 2019
sábado, 9 de março de 2019
Carimbo do pé com o tema de coelhinho
Estimular e ampliar a coordenação motora;
Promover momentos de concentração;
Proporcionar momentos de manuseio com tinta comestível e diversos tipos de texturas;
Explorar, através das mãos e pés, as possibilidades de ideias, utilizando tinta comestível e recursos diversificados;
Explorar diferentes materiais e superfícies para ampliar as possibilidades de expressar-se por meio deles.
Explorar os Bichos de Jardim através de observação e cantigas antigas;
Confeccionar um móbile com a arte criada.
2. JUSTIFICATIVA:
Trabalhar arte é muito prazeroso e em contrapartida as crianças conseguem aprender visualizando o concreto.
Oferecer diferentes materiais aos bebês, será uma maneira de ampliar a capacidade de expressão deles e o conhecimento que têm do mundo, porém, serei apenas a mediadora trabalhando com tintas nas cores primárias/secundárias (misturando as cores), diferentes texturas e estimulando a coordenação motora para que os bebês consigam sentir e visualizar o que eles mesmas irão criar.
3. METODOLOGIA:
Através do contato com as mãos e os pés os bebês irão explorar e manipular materiais, como papéis de diferentes texturas e diferentes tipos de tinta;
Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais desenvolvendo todos os segmentos de coordenação.
Neste projeto as atividade serão registradas no caderno de arte, em cartolinas ou sulfte (individual) e um móbile (coletivo) que deverá ser feitas de forma gradativa buscando cativar e atrair as crianças para ter uma maior criatividade no mundo da arte, porém, respeitanto o tempo e habilidade de cada uma.
Material utilizado será, tinta guache, anilina comestível, cola, areia, fubá, sagu, maisena e papéis diversos (cartolina, cartão, color set, camurça, craft, papelão, sulfite, lixa), pincel de rolinho e esponja. O mesmo será apresentado na semana do “Venha nos Conhecer” onde serão convidados os pais, comunidade unespiana visualizando o trabalho as crianças do Berçário.
Assinar:
Postagens (Atom)