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terça-feira, 21 de dezembro de 2021

A importância da literatura infantil

 As histórias infantis trazem para a rotina escolar uma atividade insubstituível, que ajuda a criança a lidar com determinadas questões mentais inquietantes a seu ponto de vista. Em outro aspecto, no contexto escolar, as historias são fonte de aprendizagem e desenvolvimento. É evidente que a literatura infantil serve para reforçar as descobertas da criança. Elas aprendem desde cedo, que a linguagem dos livros tem as suas próprias combinações, e que as palavras podem criar mundos imaginários para além do mundo que os cerca. 

Buscamos mostrar, a partir de algumas concepções sobre literatura, sua relevância no contexto escolar, e que a literatura infantil deverá ser utilizada nos anos iniciais do Ensino Fundamental, como instrumento que possibilitará as crianças considerarem a leitura como prática social. É através dela que a leitura será desenvolvida nas crianças de maneira a proporcionar um maior prazer pela mesma. O docente também poderá trabalhar com o texto, fazer dramatizações, contar lendas, par lendas, rimas, enfim, são múltiplas as possibilidades de atividades. Fazendo isso, a leitura será apresentada às crianças como algo belo, prazeroso e divertido, possibilitando que elas se interessem pelo ato de ler. Somente assim, os professores conseguirão fazer com que as crianças desde os anos iniciais do Ensino Fundamental, se tornem adultos que tenham a leitura com prática social em suas vidas.

sábado, 4 de dezembro de 2021

LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - FORMAÇÃO DE BONS LEITORES

 A leitura na Educação Infantil favorece bastante na formação de bons leitores sendo as práticas pedagógicas utilizadas de maneira certa e de forma dinamizada de acordo com a faixa etária, fazendo com que o aluno sinta-se num ambiente favorável possibilitando a descoberta do prazer e do gosto pela leitura tornando-se assim um cidadão crítico e curioso que queira ir além, explorando o mundo através da leitura. Outro ponto importante é que a relação professor-escola-família seja harmoniosa para que as práticas pedagógicas sejam mais bem aproveitadas em seu contexto. Ao estudar a iniciação da leitura na Educação Infantil percebemos o quanto é importante o papel mediador do professor, pois será de sua responsabilidade proporcionar aos alunos espaços adequados de leitura, transformando estes espaços em situações prazerosas de aprendizagem. Para aproximar o aluno da leitura faz-se necessário que o educador atribua à leitura um momento favorável e não apenas cumprir obrigações na escola, pois só assim será possível formar leitores para toda a vida porque o hábito e o interesse pela leitura é um processo constante, que deve começar cedo em casa, aperfeiçoarse na escola e continuar pela vida inteira.




sexta-feira, 13 de agosto de 2021

Uma boa "luz" é tudo!




As concepções encontradas na literatura sobre o papel do ensino da Arte na
escola, são bem interessantes, contudo as concepções dos professores de Arte do ensino
básico, muitas vezes, não são incorporadas nas ações pedagógicas delas decorrentes.

A inclusão das pessoas através da arte é fundamental, contudo isto ainda acontece na maioria das vezes, realizados sem fundamentação teórica e/ou bases metodológicas. E ainda verifica- se que o
desenvolvimento do programa e dos trabalhos realizados na escola fica a critério da
competência e responsabilidade de cada professor.

O Estado tem um papel fundamental na formação continuada dos professores em todas
as áreas curriculares, inclusive no campo da arte. Sugere a importância de a direção da escola
se envolver no trabalho dos professores de arte, para que não fiquem tão isolados no seu
trabalho.

Os profissionais que atuam no campo da arte, seja dentro da escola ou em outros
contextos culturais e de lazer, necessitam de subsídios para trabalhar os conteúdos da arte
numa dimensão cultural, de linguagem e de representação visual apropriada a cada realidade.

O reconhecimento da arte e, portanto suas manifestações por meio de suas linguagens
artísticas nos espaços educativos e formativos legalmente reconhecidos pelo Estado, como a
escola, requer estímulos e incentivos, sobretudo no trato as questões de formação de
professor, sendo esta uma das dificuldades apresentadas e que justifica o descaso e ausências
de práticas educativas que objetivam este fim. 

As iniciativas de formação nesta área estão tornando-se presentes e cabe aos profissionais ampliarem seu conhecimento críticoreflexivo.