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sexta-feira, 31 de março de 2023

Lavar as mãos é uma prática do dia a dia e, podemos fazer uma transformação não só na nossa família, mas em nossa comunidade.

Transportamos em nossas mãos milhões de micróbios, em sua maioria, inofensivos. Algumas das bactérias e germes podem causar doenças. Uma das bactérias que causa a diarreia, por exemplo, sobrevive até 90 minutos quando exposta ao ar livre, inclusive em nossas mãos. 

Esses germes se reproduzem em diversos locais: no ônibus, no parque, na escola e até mesmo em nossa casa. Eles são parte do cotidiano e fazem diversos caminhos até chegar às nossas mãos e corpo. Muitos germes conseguem resistir ao calor, frio e falta de oxigênio.




Lavar as mãos (Netilat Iadáim) no judaísmo sempre foi uma constante medida de higiene e purificação. Somos ordenados a lavar as mãos ao acordar, antes das refeições e após usar o banheiro. Em alguns destes momentos, temos até uma benção especial para o ato de higienizar as mãos, tamanha a sua importância! 

Neste momento de epidemia mundial, vemos como esta ação tão simples pode salvar milhares de vidas. Enxergamos a olhos nus a sabedoria da Torá e de nossos sábios ao cultivar este hábito já há milhares de anos em nossa cultura diária. 

*Ressaltamos que a bênção só deve ser recitada nos momentos apropriados (após acordar e antes de comer pão), e não em todas as ocasiões de lavagem das mãos. 


Cuidem-se! 



Joaninhas e abelhas

 Pela característica de ficar pousando de flor em flor, as joaninhas e abelhas acabam transportando pólen em seu corpo, ocasionando as polinização das flores. Por meio desse processo a joaninha garante a reprodução das flores e ao mesmo tempo garante sua sobrevivência por meio da alimentação.



quinta-feira, 30 de março de 2023

Anemonas

Estamos trabalhando este projeto devido à possibilidade de exploração que o tema oferece no estudo do Conhecimento da Natureza e Sociedade. Proporcionando um estudo de observação e análise das características dos Animais do Fundo do mar, estimulando assim a curiosidade e a pesquisa.

As crianças chegam das férias normalmente contando que foram para as praias. Falam do que viram, trazem fotos, conchinhas, mas também muitas perguntas. A concha estava sem bichinhos dentro, o que aconteceu com ela? Ninguém viu um tubarão, onde ele estava? Por que o siri belisca o pé? Por que a água-viva queima, como ela faz isso? No projeto Fundo do Mar a finalidade é de proporcionar condições que favoreçam estas descobertas, como também planejar cautelosamente as intervenções e as etapas desafiadoras. O tema “Fundo do Mar” é pertinente ao mundo natural em que a criança tem contato manifestando assim curiosidade e interesse. Os professores trabalham com diferentes tipos de materiais, como filmes, livros, enciclopédias, reportagens, textos informativos, espécies naturais e outras fontes de pesquisa. Pretende-se que as crianças possam ampliar seu universo a respeito deste assunto, entendendo como vivem as diferentes espécies, suas características e necessidades além dos cuidados necessários com a preservação ambiental.



 OBJETIVO GERAL:

Ampliar o conhecimento dos alunos despertando a curiosidade e a reflexão em busca do conhecimento científico através da vivência.

OBJETIVO:

– Fazer com que as crianças identifiquem os animais existentes no fundo do mar.

– Conscientizar os alunos sobre os cuidados que devemos ter com o meio ambiente. Aprender a respeitar o meio ambiente.

– Pesquisar, investigar, discutir hipóteses.

– Desenvolver os cuidados que devemos ter para cuidar de um peixe, alimentar, limpar o aquário.

CONTEÚDOS:

Participação em atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito ao tema trabalhado.

-Contato com pequenos animais do fundo do mar.

-Grau de significado para a criança.

-Possibilidade de ampliação do repertório de conhecimentos a respeito do mundo social e natural.

– Dobradura de peixe.

– Confeccionar tartarugas com garrafa de refrigerante.

– Pintar os bichos com diferentes tipos de materiais;

– Fazer registro do bicho que mais gostou;

– Colar figuras dos animais do fundo do mar.

Músicas:

-Peixe Vivo / Se eu fosse um peixinho.

-Caranguejo não é peixe.

-Ted o polvo.

-Música do som do mar

- Expressão Corporal.

Culinária:

-Patê de Atum;

-Pão de Tartaruga.

JOGO DA MEMÓRIA DOS ANIMAIS DO FUNDO DO MAR

JOGO DA MEMÓRIA DOS ANIMAIS DO FUNDO DO MAR

Coelhinhos que não são de Páscoa

As atividades sobre animais divertem as crianças e auxiliam na educação infantil, pois estimulam criatividade, cognição, desenvolvimento motor e linguístico e outras habilidades importantes.

As crianças adoram descobrir o mundo animal, que é cheio de novidades, com cada bicho retratado em cores vibrantes e desenhos incríveis. Os pais têm muito a comemorar por esse interesse dos seus filhos, já que cada animal tem um universo próprio a ser descoberto. Assim, poder contar com atividades sobre animais traz benefícios para a educação infantil.

Dentre essas vantagens, estão:

aprender as características de cada animal e as diferenças e semelhanças entre as várias espécies;
estimular o desenvolvimento cognitivo, socioafetivo, inter e intrapessoal da criança;
saber identificar e diferenciar os animais domésticos dos selvagens;
aprender a respeitar e valorizar o cuidado com os animais;
aprender sobre a natureza e o meio ambiente etc.




 

Transforme rolos de papelão em coelhinhos

Material necessário:
- rolo de papelão 
- lápis 
- tesoura
- tintas: branca, cinza e rosa
- caneta hidrocor preta





 

quarta-feira, 29 de março de 2023

Cultivando morangos em cestos.

Morangos da horta ao prato: como plantar e preparar.

Um dos grandes prazeres de quem tem uma horta em casa é colher e cozinhar os seus próprios ingredientes. Cultivando alimentos em casa você vai experimentar uma nova e fortíssima conexão com a terra e com a comida, tornando seus pratos mais significativos e com certeza muito mais saudáveis.



Falcão-peregrino

 O falcão-peregrino (Falco peregrinus) é a ave mais rápida do mundo, e não só isso, é também o animal mais rápido de todos. O seu voo diário ronda os 100 km/h, mas quando se trata de caça é capaz de mergulhar a mais de 300 km/h. Toda a sua anatomia está perfeitamente adaptada às velocidades extremas que pode atingir. Portanto, não é novidade que parte de sua aerodinâmica foi adotada no setor aeroespacial.