Sua contribuição é importante para produzirmos conteúdo de qualidade. Faça uma doação para o blog com o valor que desejar. A chave pix é o email: renatarjbravo@gmail.com

segunda-feira, 24 de junho de 2024

Fogueira de Sao João





Dó, ré, mi, fa, sol e lá

Quem arquitetou os sons dó, ré, mi, fa, sol e lá para as notas musicais foi o monge italiano Guido d’Arezzo (992-1050).                                            Antes de sua invenção, o sistema de notação musical consistia em elementos básicos conhecidos como neumas, que nada mais eram do que marcas junto às palavras que indicavam o tipo de movimento sonoro a ser cantado; os quatro neumas fundamentais eram: punctum, virga, clivis e podactus. Um exemplo da utilização de neumas:

Para nomear as notas, Guido baseou-se em um texto sagrado em latim de um hino a São João Batista:

Ut queant laxis /Resonare fibris/ Mira gestorum/ Famuli tuorum/ Solve polluti/ Labii reatum/Sancte Ioannes

Traduzindo:                                                                                                                                                                                                                                                                                            “Para que teus servos possam ressoar claramente a maravilha dos teus feitos, limpe nossos lábios impuros ó São João.”


DENUNCIAR ESTE ANÚNCIO

Ao longo dos séculos, o sistema de Guido sofreu várias adaptações, entre elas, a troca do termo ut para do, a adição de uma sétima sílaba, o si, que transformou o sistema hexacordal em heptacordal. Foi ele também que introduziu o tetagrama na pauta musical; a música profana introduziu a outra linha, chegando ao pentagrama que utilizamos hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.