LIXÃO
Lixões são locais de descarte irregular do lixo, que não possuem qualquer forma de proteção do solo.
- Descarte ilegal em áreas abertas.
- Sem proteção do solo.
- Contaminação.
- Problemas ambientais e sociais.
ATERRO SANITÁRIO
Aterros sanitários são os locais de descarte correto dos resíduos, onde o solo é impermeabilizado.
- Proteção do solo.
- Chorume: coleta e tratamento.
- Separação e destinação dos materiais.
- Controle de gases (proteção da atmosfera), queima (metano) e biogás(energia).
Política Nacional de Resíduos Sólidos
Prevê a prevenção e a redução na geração de resíduos, tendo como proposta a prática de hábitos de consumo sustentável e um conjunto de instrumentos para propiciar o aumento da reciclagem e da reutilização dos resíduos sólidos (aquilo que tem valor econômico e pode ser reciclado ou reaproveitado) e a destinação ambientalmente adequada dos rejeitos (aquilo que não pode ser reciclado ou reutilizado).
Institui a responsabilidade compartilhada dos geradores de resíduos: dos fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes, o cidadão e titulares de serviços de manejo dos resíduos sólidos urbanos na Logística Reversa dos resíduos e embalagens pós-consumo e pós-consumo.
Cria metas importantes que irão contribuir para a eliminação dos lixões e institui instrumentos de planejamento nos níveis nacional, estadual, microregional, intermunicipal e metropolitano e municipal; além de impor que os particulares elaborem seus Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos.
Também coloca o Brasil em patamar de igualdade aos principais países desenvolvidos no que concerne ao marco legal e inova com a inclusão de catadoras e catadores de materiais recicláveis e reutilizáveis, tanto na Logística Reversa quando na Coleta Seletiva.
Além disso, os instrumentos da PNRS ajudarão o Brasil a atingir uma das metas do Plano Nacional sobre Mudança do Clima, que é de alcançar o índice de reciclagem de resíduos de 20% em 2015.
TIPOS DE RESÍDUOS
- Origem X Periculosidade
- Reciclável X Não reciclável
-Biodegradável X Não biodegradável
COLETA SELETIVA
É um sistema de recolhimento de resíduos que envolve a classificação prévia dos materiais com base em sua origem e composição. Os resíduos são divididos em dois grupos principais na coleta seletiva: os recicláveis e os orgânicos. A coleta seletiva é um processo importante para a destinação final correta dos materiais dos resíduos.
Como padrão na coleta seletiva existem cores que indicam o tipo de material que pode ser descartado em cada lixeira: vermelho - plástico, verde - vidro, azul - papel, amarelo - metal, preto - madeira, marrom - lixo orgânico, roxo - lixo radioativo, cinza - materiais que não podem ser reciclados.
O gás do lixo orgânico é o biogás, que é produzido pela decomposição da matéria orgânica na ausência de oxigênio.
O biogás é uma alternativa natural para a geração de energia elétrica e pode ser usado como combustível veicular.
O processo de produção do biogás é feito em biodigestores, que são equipamentos fechados onde a matéria orgânica é digerida por bactérias.
O biogás é uma energia renovável que pode ajudar a reduzir a dependência de fontes fósseis, que são extremamente poluentes.
O biogás pode ser transformado em biometano, que pode ser injetado nas redes de gás, transportado ou usado como combustível veicular.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.