POR RENATA BRAVO - DESDE 2013
** O blog não tem patrocinador e precisa da sua ajuda. ** Sua contribuição é importante para produzir conteúdo de qualidade e dar continuidade ao blog. ** Pix solidário - chave: renatarjbravo@gmail.com
No mundo globalizado, nos deparamos com um consumismo exagerado na aquisição de bens de consumo por parte de todas as populações e, com isso, acabamos produzindo uma quantidade enorme de lixo por habitante, cujo destino final nem sempre é o adequado pelos governos e políticas de saúde dos países. Estudos revelam que 30% do lixo produzido no Brasil, são jogados nas ruas sem nenhuma preocupação por parte da população, isto acaba ocasionando problemas sérios e graves ao meio ambiente que afetam a todos nos grandes centros urbanos. Problemas como: entupimento de bueiros e galerias pluviais, podem causar doenças transmitidas pela água contaminada que tem dificuldade de escoar, propiciando doenças como: cólera, hepatites, leptospirose, dengue entre outras. A contaminação do solo também é um indicativo importante para surgimento de outras doenças na população, cuja transmissão ocorre predominantemente por animais sinantrópicos como: roedores, insetos, aranhas entre outros. É importante que tenhamos uma responsabilidade ambiental no sentido de mudar paradigmas, nos cerceando de conscientização coletiva, para mudança de hábitos nas pessoas, para que possamos melhorar a nossa qualidade de vida com atitudes como:
-Realizar coleta seletiva de lixo em: indústrias, residências, serviços de saúde, restaurantes e Instituição de longa permanência para idosos entre outros; -Utilizar materiais recicláveis na construção civil; -Estimular o surgimento de cooperativas com inclusão de catadores de materiais recicláveis; -Preservar e recuperar áreas verdes; -Estimular a agricultura urbana; -Usar copos individuais nos locais de trabalho.
Com estas atitudes individuais, conseguiremos alcançar o objetivo de um meio ambiente mais saudável e agradável para futuras gerações, isentando-as de acometimento por doenças e complicações destas, que podem evoluir para mortes, decorrentes do desrespeito ao solo urbano e rural , no qual estamos vivenciando atualmente.
VAMOS SUPERAR A ERA DO DESPERDÍCIO E TRANSFORMAR O LIXO EM RECURSO.

quinta-feira, 20 de junho de 2024

Lixão x aterro sanitário

 LIXÃO

Lixões são locais de descarte irregular do lixo, que não possuem qualquer forma de proteção do solo.

- Descarte ilegal em áreas abertas.

- Sem proteção do solo.

- Contaminação.

- Problemas ambientais e sociais.

ATERRO SANITÁRIO

Aterros sanitários são os locais de descarte correto dos resíduos, onde o solo é impermeabilizado.

- Proteção do solo.

- Chorume: coleta e tratamento.

- Separação e destinação dos materiais.

- Controle de gases (proteção da atmosfera), queima (metano) e biogás(energia).

Política Nacional de Resíduos Sólidos

A Lei nº 12.305/10, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) é bastante atual e contém instrumentos importantes para permitir o avanço necessário ao País no enfrentamento dos principais problemas ambientais, sociais e econômicos decorrentes do manejo inadequado dos resíduos sólidos.

Prevê a prevenção e a redução na geração de resíduos, tendo como proposta a prática de hábitos de consumo sustentável e um conjunto de instrumentos para propiciar o aumento da reciclagem e da reutilização dos resíduos sólidos (aquilo que tem valor econômico e pode ser reciclado ou reaproveitado) e a destinação ambientalmente adequada dos rejeitos (aquilo que não pode ser reciclado ou reutilizado).

Institui a responsabilidade compartilhada dos geradores de resíduos: dos fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes, o cidadão e titulares de serviços de manejo dos resíduos sólidos urbanos na Logística Reversa dos resíduos e embalagens pós-consumo e pós-consumo.

Cria metas importantes que irão contribuir para a eliminação dos lixões e institui instrumentos de planejamento nos níveis nacional, estadual, microregional, intermunicipal e metropolitano e municipal; além de impor que os particulares elaborem seus Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos.

Também coloca o Brasil em patamar de igualdade aos principais países desenvolvidos no que concerne ao marco legal e inova com a inclusão de catadoras e catadores de materiais recicláveis e reutilizáveis, tanto na Logística Reversa quando na Coleta Seletiva.

Além disso, os instrumentos da PNRS ajudarão o Brasil a atingir uma das metas do Plano Nacional sobre Mudança do Clima, que é de alcançar o índice de reciclagem de resíduos de 20% em 2015.

FONTE: https://antigo.mma.gov.br/cidades-sustentaveis/residuos-solidos/politica-nacional-de-residuos-solidos.html

TIPOS DE RESÍDUOS

- Origem X Periculosidade

- Reciclável X Não reciclável

-Biodegradável X Não biodegradável

COLETA SELETIVA

É um sistema de recolhimento de resíduos que envolve a classificação prévia dos materiais com base em sua origem e composição. Os resíduos são divididos em dois grupos principais na coleta seletiva: os recicláveis e os orgânicos. A coleta seletiva é um processo importante para a destinação final correta dos materiais dos resíduos.

Como padrão na coleta seletiva existem cores que indicam o tipo de material que pode ser descartado em cada lixeira: vermelho - plástico, verde - vidro, azul - papel, amarelo - metal, preto - madeira, marrom - lixo orgânico, roxo - lixo radioativo, cinza - materiais que não podem ser reciclados.

O gás do lixo orgânico é o biogás, que é produzido pela decomposição da matéria orgânica na ausência de oxigênio.

O biogás é uma alternativa natural para a geração de energia elétrica e pode ser usado como combustível veicular.

O processo de produção do biogás é feito em biodigestores, que são equipamentos fechados onde a matéria orgânica é digerida por bactérias.

O biogás é uma energia renovável que pode ajudar a reduzir a dependência de fontes fósseis, que são extremamente poluentes.

O biogás pode ser transformado em biometano, que pode ser injetado nas redes de gás, transportado ou usado como combustível veicular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.