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sábado, 29 de abril de 2017

Pipas

Brincando de construir pipas, trabalhamos com a matemática, geometria plana e espacial.
Utilizando as leis da física e realçando com a arte, levaremos mais beleza às formas criadas.



quinta-feira, 20 de abril de 2017

19/04 Dia do índio

Salve o povo da mata e tudo o que eles tem para nos ensinar.

A causa indígena é justa, difícil, e jamais devera ser esquecida.
A data pode ser considerada como um motivo de reflexão sobre os valores culturais dos povos indígenas e a importância da preservação e respeito a esses valores.

Nesse dia lembro da célebre frase de Marechal Rondon - "Morrer se necessário for! Matar nunca!"




segunda-feira, 3 de abril de 2017

sábado, 1 de abril de 2017

Transforme sombras em desenhos

Aprender a ver para saber desenhar! 

Nesta atividade , você também pode conversar com seus alunos, de uma maneira lúdica (óbvio) sobre Ótica - uma parte da Física que estuda a luz, sua formação e a interação com a matéria. Apesar de não ser indicado dar definições científicas na fase do pré escolar, é importante e indispensável que você conheça muito bem os conceitos e tenha-os claros antes de propor atividades. 




*Sombra - Espaço sem luz ou escurecido pela interposição de um corpo opaco ou reprodução, numa superfície mais clara, do contorno de uma figura que se interpõe entre esta e o foco luminoso. 

*Luz - Radiação eletromagnética capaz de provocar sensações visuais no observador. 

sexta-feira, 31 de março de 2017

Memorizando a matemática

Ensinando a ciência da matemática através da memorização: uma possível estratégia. 

Tendo em vista, que a matemática começa a fazer parte da vida do aluno a partir das séries iniciais, pode-se perceber que algumas das dificuldades que ele possa trazer em relação a matemática posteriormente, poderá ser trabalhada ainda em tais séries. Para tanto se faz necessário um conhecimento teórico e prático e estudos a fim de analisarmos o ensino-aprendizagem da matemática nas séries iniciais, percebermos a origem das dificuldades e trabalharmos com as mesmas para atingirmos bons e satisfatórios resultados, detendo-se especialmente em como se dá a aprendizagem real através da memorização de conteúdos básicos para a significativa aprendizagem.  

Em seguida, o aluno segue para outros cálculos mais complexos.



Neste sentido, segundo a Educação Matemática, os educadores matemáticos precisam ter como intenção a construção de conceitos matemáticos pelo educando partindo de situações que estimulem a curiosidade matemática, que proponham a análise de problemas reais e a busca de modelos matemáticos para resolvê-los, o uso de jogos matemáticos para motivar o aprendizado. A educação matemática preocupa-se também com aspectos sociais e emocionais que possam influenciar na aprendizagem. Daqui derivam propostas para sala de aula.


Os resultados do trabalho diário em sala de aula podem ser influenciados por variáveis da estrutura cognitiva, como o desenvolvimento de prontidão, a aptidão intelectual, a motivação e as atitudes, além de fatores de personalidade humana.


No estudo, as atitudes serão consideradas como um fator importante capaz de influenciar o desempenho dos alunos, pois eles podem aprender ou não, dependendo da forma que o professor ensina em sala de aula. A maioria dos alunos não gosta de matemática justamente porque não a aprendem.








É possível que em alguns momentos, durante a ocorrência de uma aprendizagem significativa e na retenção, o que é apresentado como novo conceito poderá ser discriminável dos conceitos existentes na estrutura cognitiva do aluno. Mas o aluno pode, também, defrontar-se com o novo conhecimento como contradição, real ou aparente, em relação a outros conceitos, anteriormente já estabelecidos na estrutura cognitiva.