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terça-feira, 11 de junho de 2024

Inside Out

Inside Out (Divertida mente) é uma animação divertida, emocionante, com muito aprendizado e com muita psicologia envolvida. Você já pensou em como os nossos sentimentos são responsáveis por como nos comportamos? 





Assistir e analisar "Divertida mente" faz você entender um pouco mais sobre como  sentimento e comportamento estão interligados.

A animação da PIXAR é baseada no desenvolvimento emocional de Riley (uma garota divertida de 11 anos), que está passando por uma fase de muitas mudanças emocionais, e nos apresenta 5 personagens que estão na sua mente, são eles: Alegria, Raiva, Tristeza, Nojinho e Medo. Assim como no filme, são essas emoções as responsáveis pelos nossos comportamentos.

Mas como assim? O que eu sinto é responsável por como eu me comporto?

Sim!

Para explicar o nosso comportamento com as emoções podemos utilizar a Terapia Cognitiva Comportamental (TCC).

A Teoria Cognitiva Comportamental (TCC) foi desenvolvida por Aaron T. Beck na década de 60 em uma universidade da Pensilvânia, e é uma psicoterapia breve, estruturada, orientada ao presente, direcionada a resolver problemas atuais, modificar pensamentos e os comportamentos disfuncionais.

Aron Beck em 1964, afirma que a terapia cognitiva está fundamentada no modelo cognitivo que sugere a hipótese de que as emoções e comportamentos dos indivíduos são influenciados por sua percepção dos eventos. Não é um determinado acontecimento por si só que faz com que o indivíduo defina o que está sentindo, mas antes disso, a maneira como ele interpreta o acontecimento.

Sendo assim, temos dois níveis de pensamentos que atuam ao mesmo tempo: os níveis mais obvio de pensamento e o superficial. Beck define esses pensamentos como automáticos, e não são decorrentes de deliberação ou raciocínio. Esses pensamentos manifestam-se automaticamente, eles são frequentes, muito rápidos e breves.

Os nossos pensamentos são a fonte do nosso comportamento, trabalham juntos, conforme eu me vejo na situação, eu sinto e me comporto. Podemos ver essa teoria exemplificada em “Divertida Mente” de uma forma brilhante.







sábado, 8 de junho de 2024

terça-feira, 4 de junho de 2024

No Campeonato Mundial de Budapeste, em junho, a americana Anita Alvarez afundou até o fundo da piscina.


Observando através da água e percebendo que ela estava submersa por muito tempo, a sua treinadora Andrea Fuentes atirou-se imediatamente atrás dela, completamente vestida e levou-a para um lugar seguro. Anita estava inconsciente e não podia nadar ou se ajudar de forma alguma.

Se Andrea não tivesse intervindo, Anita teria se afogado. Mas Andrea conhecia bem Anita. Ela procurou-a, percebeu rapidamente que estava debaixo da água por muito tempo e pulou sem hesitação para salvá-la.

Isso me fez refletir muito...
Quando você está submerso demais, quem são as pessoas que vão te procurar, perceber e se lançar para te trazer à superfície quando você não tiver mais forças para nadar?

Quem são as pessoas que fariam isso por você?

E alguém pode contar com você, para ser essa pessoa que irá procurá-los e perceber quando estiverem submersos demasiado tempo, te jogando na água para apoiá-los quando estiverem exaustos e sem forças para nadar nestas águas turbulentas que chamamos vida? 





 

quinta-feira, 30 de maio de 2024

Sequência de Corpus Christi

 Em algumas Solenidades do Calendário Litúrgico da Igreja Católica, existe um momento em que os cristãos cantam alguns hinos específicos, como por exemplo o hino chamado “Sequência de Corpus Christi”.

A Sequência é uma composição poética que é recitada ou cantada, antes da aclamação do Evangelho. 

A Sequência de Corpus Christi foi criada por São Tomás de Aquino, a pedido do Papa Urbano IV, que instituiu a celebração de Corpus Christi.

Em sua origem a composição se chama “Lauda Sion”, que traduzida para o português se chamaria “Terra exulta”.













1. Terra, exulta de alegria,


louva teu pastor e guia


com teus hinos, tua voz!


2. Tanto possas, tanto ouses,


em louvá-lo não repouses:


sempre excede o teu louvor!


3. Hoje a Igreja te convida:


ao pão vivo que dá vida


vem com ela celebrar!


4. Este pão que o mundo creia!


por Jesus, na santa ceia,


foi entregue aos que escolheu.


5. Nosso júbilo cantemos,


nosso amor manifestemos,


pois transborda o coração!


6. Quão solene a festa, o dia,


que da Santa Eucaristia


nos recorda a instituição!


7. Novo Rei e nova mesa,


nova Páscoa e realeza,


foi-se a Páscoa dos judeus.


8. Era sombra o antigo povo,


o que é velho cede ao novo:


foge a noite, chega a luz.


9. O que o Cristo fez na ceia,


manda à Igreja que o rodeia


repeti-lo até voltar.


10. Seu preceito conhecemos:


pão e vinho consagremos


para nossa salvação.


11. Faz-se carne o pão de trigo,


faz-se sangue o vinho amigo:


deve-o crer todo cristão.


12. Se não vês nem compreendes,


gosto e vista tu transcendes,


elevado pela fé.


13. Pão e vinho, eis o que vemos;


mas ao Cristo é que nós temos


em tão ínfimos sinais...


14. Alimento verdadeiro,


permanece o Cristo inteiro


quer no vinho, quer no pão.


15. É por todos recebido,


não em parte ou dividido,


pois inteiro é que se dá!


16. Um ou mil comungam dele,


tanto este quanto aquele:


multiplica-se o Senhor.


17. Dá-se ao bom como ao perverso,


mas o efeito é bem diverso:


vida e morte traz em si...


18. Pensa bem: igual comida,


se ao que é bom enche de vida,


traz a morte para o mau.


19. Eis a hóstia dividida... Quem hesita, quem duvida?


Como é toda o autor da vida, 


a partícula também.


20. Jesus não é atingido: o sinal que é partido;


mas não é diminuído,


nem se muda o que contém.


21. Eis o pão que os anjos comem


transformado em pão do homem;


só os filhos o consomem: não será lançado aos cães!


22. Em sinais prefigurado,


por Abraão foi imolado,


no cordeiro aos pais foi dado, no deserto foi maná...


23. Bom Pastor, pão de verdade,


piedade, ó Jesus, piedade,


conservai-nos na unidade,


extingui nossa orfandade, transportai-nos para o Pai!


24. Aos mortais dando comida, 


dais também o pão da vida;


que a família assim nutrida


seja um dia reunida aos convivas lá do céu!

terça-feira, 28 de maio de 2024

Mandalas

 A mandala pode ser uma excelente ferramenta pedagógica para o desenvolvimento de habilidades e competências na educação infantil, visto que serve de mediadora entre os conteúdos e os alunos, auxiliando na construção de conceitos. A amplitude do significado da mandala possibilita o desenvolvimento de um trabalho interdisciplinar, visto que inicia com as suas contribuições nas civilizações indígenas e africanas, perpassa pela matemática com seu desenho muitas vezes geométrico, dividido em eixos simétricos, abre portas para exploração de inúmeras construções de mandalas e abordagens como foi executado neste trabalho também utilizando da educação ambiental, construindo mandalas com elementos da natureza, resgatando o contato e cuidado com o meio ambiente. O contato com a música e a dança circular, bem como as cantigas de roda, próprias da infância. 

Desta forma, a temática das mandalas abre um universo de possibilidades para trabalho em sala de aula, e os alunos estão receptivos a este tipo de experiências de aprendizagem. Em todas as atividades sugeridas, os alunos sempre são muito interessados e participativos, demonstrando grande entusiasmo e expectativa face aos trabalhos propostos. 








sexta-feira, 24 de maio de 2024

O origami como apoio pedagógico



O origami no Japão é considerado uma tradição, ou seja, é passado de geração em geração, suas técnicas foram sendo aperfeiçoadas e sua prática difundida para outros países que passaram a se apropriar dessa arte. Devido a sua popularização o origami foi sistematizado por estudiosos que criaram duas correntes: a japonesa e a ocidental, cujos objetivos são distintos. Na corrente japonesa os estudiosos consideram o origami como arte, já na corrente ocidental o origami é pensado como ciência. Com o avanço da tecnologia e dos estudos nessa temática, muitas variações do origami foram surgindo. O origami atualmente está presente em nosso cotidiano e mal percebemos a sua aplicabilidade em alguns materiais, como no ar-bag, em embalagens de diversos produtos e no design de objetos decorativos.

O origami passou a ser visto também como apoio pedagógico na matemática, trabalhavando com alguns conceitos da geometria, e outros conteúdos de áreas como estudos sociais, artes, ciência e meio ambiente. Com isso, passamos então a ter a possibilidade de usar as potencialidades do origami como um instrumento interdisciplinar pedagógico. Ao trabalhar o origami em sala de aula podemos explorar, para que o aprendiz possa aprimorar sua criatividade, estimular a memória e a concentração, explorar a participação, a interação e a socialização, e desenvolver a psicomotricidade e a afetividade. 

A partir dessas possibilidades, podemos explorar a utilização do origami como um instrumento pedagógico nas aulas de Educação Fisica Escolar, inserido na proposta da cultura corporal.

Como a arte do origami, utilizada como instrumento pedagógico, pode contribuir nas aulas de Educação Física Escolar?

O origami pode ser um recurso aplicado ao currículo escolar, pois pode servir de auxilio no desenvolvimento da criança, além do entretenimento, pode vir a estimular a imaginação e contribuir para o aperfeiçoamento da criatividade. O origami pode ser usado como recurso pedagógico na sala de aula e na escola, nas mais variadas formas, como contar histórias, fábulas e lendas, usando as dobraduras durante as dinâmicas que podem servir de auxílio na hora de contar a história explorando a ludicidade. Esse recurso pode possibilitar que a aula fique mais atrativa, fazendo com que a criança possa ter uma melhor compreensão e assimilação dos conteúdos. Os alunos podem participar da confecção dos personagens que estarão presentes na história, e até recontar a história ou criar outra. O professor pode trabalhar com diferentes formas geométricas de tamanhos diferentes. O trabalho com as cores, com a arte, com a beleza e a preocupação com os detalhes, poderá facilitar a exploração e o desenvolvimento do senso estético e criativo do aluno. 

Na Educação Física o origami pode ser usado como um instrumento pedagógico, auxiliando nos conteúdos mais específicos e no desenvolvimento social do aluno. Nos primeiros tempos de vida a criança explora o mundo que vive com os olhos e com as mãos, aperfeiçoando as suas habilidades. O origami exige que o aluno tenha uma consciência das suas habilidades motoras finas, porém algumas capacidades são fundamentais para o aprimoramento da concentração, do raciocínio e da memória. Para conseguir lidar com atividades mais complexas é preciso que a criança tenha domínio de suas habilidades e experiências com os movimentos fundamentais que exigem um longo processo, e servem de base para a aquisição de habilidades das etapas seguintes. Essas habilidades podem ser trabalhadas e aperfeiçoadas nas aulas de Educação Física e o origami pode contribuir como um instrumento de auxilio, facilitador para a execução e o desenvolvimento de tais tarefas. Como exemplo, fazer um avião de papel e utilizar essa dobradura, para trabalhar o educativo do lançamento.

Pensando na relevância em torno da área científica e acadêmica, com esse trabalho busco trazer uma pesquisa sobre o tema do origami no âmbito da Educação Física Escolar. Temática que ainda é pouco estudada na área, pois nas pesquisas de dados até o momento não foram encontrados trabalhos que façam essa discussão da arte do origami nas aulas de Educação Física Escolar.

  O origami pode se tornar uma forma de auxiliar no desenvolvimento motor, na aquisição da sensibilidade com a criatividade, paciência e imaginação. Ainda são frequentes ideias sobre a criatividade sendo atribuída como um “dom” raro ou decorrente da hereditariedade. Ao discordar dessas afirmativas percorremos em outro caminho que acredita no desenvolvimento das capacidades. O origami é considerado um ótimo exercício para a criatividade, a concentração, e para o corpo, porque se utiliza da harmonia dos hemisférios cerebrais de maneira agradável e leve.

Esse acréscimo, pode influenciar em diversos aspectos do desenvolvimento do indivíduo, tais como: a observação, a concentração e atenção, a autoconfiança, o esforço pessoal, tornando-as capazes de aprender e compreender esta arte. 

A partir dessas possibilidades, pode-se explorar e propor a utilização do origami como um instrumento pedagógico nas aulas de Educação Fisica Escolar, inserido na proposta da cultura corporal. 

Como a arte do origami, utilizada como instrumento pedagógico, pode contribuir nas aulas de Educação Física Escolar? E nos objetivos específicos:

a) Elaborar estratégias pedagógicas para a utilização do origami na escola; 

b) Discutir a possibilidade de utilização do origami no trabalho com a cultura corporal;

O que podemos fazer com o origami?

Para a construção do origami são utilizados três elementos: o papel, a forma e o processo. O papel se altera conforme seu tamanho, sua forma inicial, cor e textura. A forma inicial das dobraduras pode ser um quadrado, ou outras formas. A textura ideal é aquele papel que permite realizar vincos bem determinados sem rasgar. A forma do origami permite fazer criações geométricas, animais, plantas, objetos e outros. A dificuldade encontrada nas dobraduras é bastante variável, o que permite a seleção de figuras de diversos níveis de aprendizado. As figuras podem ser confeccionadas através de um único papel ou utilizando módulo, que são encaixados formando uma figura. O processo da dobradura requer uma sequência de passos, com uma ordem pré-estabelecida. Para a realização desses passos precisamos ter organização e inicialmente o auxílio de um instrutor, que pode até ser virtual, e acreditamos que no trabalho com conteúdos podemos tornar o professor um mediador para esse processo pedagógico.

O uso do origami como apoio ao aprendizado traz benefícios em diferentes áreas de estudos. Conhecer novas culturas pode inspirar a curiosidade dos alunos, estimular e promover o intercâmbio cultural entre estudantes de diferentes nações, trocando técnicas e dobraduras.

Na matemática e geometria o aluno terá uma noção melhor sobre plano e espaço, grande e pequeno e etc.

Na educação artística o trabalho com as cores, originalidade da beleza e a preocupação dos detalhes. O aluno em contato com o origami pode vir a explorar o seu senso estético e seu lado criativo através das suas próprias criações e através delas criar e imaginar novas histórias. Assim o aluno pode explorar de forma lúdica o seu jeito de pensar e agir, podendo trazer pontos importantes durante a realidade que está inserida. Nas ciências naturais a confecção de dobraduras que representam animais pode ser utilizada em aula prática, quando as crianças poderão diferenciar insetos, flores e animais.

Na língua portuguesa podemos utilizar as dobraduras para “contar histórias” e como auxílio na alfabetização. Encontra-se farto material de apoio na narração de histórias e produções de teatro com apoio de figuras do origami.

A partir das especificidades abordadas, observa-se que a ferramenta do origami possui características transversais, que extrapolam os limites de uma disciplina. Com isso, podemos considerá-lo também uma ferramenta interdisciplinar.

Com a arte de dobrar o papel, o aluno poderá ter um aprendizado satisfatório e se beneficiar conforme a dinâmica da aula e através da dobradura poderá também vir a estimular e ampliar as suas habilidades motoras. Assim o origami pode ser um instrumento de apoio pedagógico que possibilita, que a turma que trabalha com as dobraduras tenha um melhor relacionamento e que compreenda, com maior interesse, as isciplinas que forem ensinadas através dele. 

Através do origami o aluno pode construir novos conceitos por meio da confecção de variadas peças, desde a manipulação até as variadas formas assumidas pelo papel. Ao brincar de dobradura o aluno movimenta o seu olhar em várias direções. Quando a criança constrói uma peça de origami ela esta sujeita a reproduzir uma seqüência de passos, que estão ligados a informações visuais aliadas a comandos que possuem uma simbologia própria pré-definida – os chamados símbolos gráficos (diagramas) que na maioria das vezes dispensa o uso da língua específica. Um indivíduo de qualquer país que já tenha um conhecimento básico do origami consegue, por exemplo, reproduzir o esquema de um livro em japonês sem mesmo dominar a língua. A partir daí se inicia a confecção das peças de origami, selecionando de modo que evoluam dos modelos mais simples para os mais complexos. 

Esse material lúdico trabalhado na sala de aula como um recurso especial irá propiciar a construção do saber pelo próprio aluno em atividades criativas e desafiadoras.

Através do origami foi possível desenvolver embalagens práticas, como as caixas de comida e sacolas de compras. Até no campo da moda o origami ajudou a definir novos conceitos, com roupas que podem ser dobradas e encaixadas. O uso do origami pode contribuir para estimular e aperfeiçoar a capacidade de concentração; desenvolver a coordenação motora fina; aprimorar a destreza manual e a paciência; reduzir o estresse e melhorar a visão espacial. Algumas pesquisas mostram que a prática do origami na educação de crianças e adultos ajuda no desenvolvimento de habilidades que envolvem o lado comportamental e social.

O uso das mãos e dedos é considerado por estudiosos, ser de grande importância para o desenvolvimento das percepções cerebrais, porque estimula e realiza novas conexões entre os neurônio, traçando novos caminhos. Aprende-se muito com o tato e a sua coordenação com a visão e os outros sentidos, estimula a estética, a habilidade social, a criatividade, por ser uma atividade rica em possibilidades inovadoras.

O ato de dobrar um papel e transformá-lo em uma figura seja a mais simples ou a mais complexa, se torna um exercício importante para a movimentação e o raciocínio espacial até obter a simetria. Ao observar o trabalho do outro podemos ajudar o colega nas dobras auxiliar no trabalho em equipe. A arte do origami, é, portanto, uma atividade criativa que transmite curiosidade e alegria e finalmente leva o executante a ter orgulho e satisfação da obra concluída. As crianças a demonstram satisfação e entusiasmo ao terminarem de dobrar o papel e notarem que haviam conseguido fazer a dobradura proposta. 

É necessário, a partir desse desenvolvimento mental, enfatizar no desenvolvimento da criança a observação, a persistência, a meticulosidade, a concentração e atenção, a autoconfiança, o esforço pessoal, tornando-as capazes de aprender e compreender essa arte fascinante.

Acredita-se também que através do origami se trabalha no aluno a autonomia e responsabilidade capacidades fundamentais para o nosso dia a dia. O uso de dobraduras no ensino não é novo. Friedrich Froebel (1782-1852), educador alemão, foi quem iniciou este uso. Ele foi o criador do “kindergarten” mais conhecido como “jardim de infância”, e na sua abordagem dividia-as em três estágios: dobras de verdade, onde visava o trabalho da geometria elementar com a intenção de que as crianças descobrissem sozinhos os princípios da geometria euclidiana; as dobras da vida, consistia em conhecimentos básicos de dobradura tendo como finalidades dobraduras tradicionais como pássaros e animais. Esse estágio não foi tão relevante de segundo os adeptos desse estágio, pois o considerava como apenas uma forma rigorosa de memorização, acreditando que não havia à exploração da criatividade infantil. As dobras da beleza tinham como intenção a criatividade e a arte. As crianças guardavam suas dobraduras em álbuns ou em caixas, muitas dessas coleções datam do século 19 e podem ser encontrados em museus da Europa.

Foi Friederich Froebel (1782-1852) quem pela primeira vez utilizou essa arte obtendo sucesso junto à sua primeira turma de educação infantil, ao usar as dobraduras iniciais em suas praticas pedagógicas, onde usa esta arte nas salas de aula com toda a filosofia de educação ocidental, que nasce suas pretensões alterar ou substituir o ensino tradicional da educação infantil e do Ensino Fundamental existentes, com isso houve mudanças positivas na educação. A criança é que tem que estar agindo para aprender e escolher o caminho a seguir a partir da imaginação e do seu potencial.

O professor ao utilizar o origami nas suas aulas, pode suscitar um maior interesse dos alunos e o enriquecer a metodologia das suas aulas, tornando-a mais satisfatória e satisfazendo a sua proposta. Sabemos o quanto é importante para o indivíduo que ele desenvolva de forma equilibrada e possa exercer todo o seu potencial e criatividade. O origami pode ser um excelente recurso pedagógico.

Na psicopedagogia, jogos e brincadeira são considerados instrumentos ricos para a avaliação pedagógica e para o acompanhamento terapêutico das crianças. O professor deve observar pensamentos e atitudes dos alunos, inclusive durante as atividades que estão relacionadas ao fazer. Existe um provérbio chinês que diz o seguinte: “o que escuto, esqueço; o que vejo, lembro; o que faço, compreendo."

O origami é considerado um instrumento educativo e terapêutico. Seu uso trabalha com toda a parte física e o lado emocional, onde estudos comprovam que ao trabalhar com as duas mãos, é exercitar toda à parte do cérebro. Exercitando ainda a coordenação motora, atenção, visualização espacial e a criatividade.



A inserção do origami nas escolas possibilitaria alternativas didáticas a serem trabalhadas nas mais diversas disciplinas. Por mais difícil que seja trabalhar interdisciplinarmente na estrutura escolar atual, percebemos que a ferramenta origami poderia atuar como facilitadora nesse processo. 

Diante disso porque não adotar as potencialidades que o origami traz como ferramenta pedagógica nas aulas de Educação Física Escolar para trabalhar com um ou mais conteúdos conectados, na temática da cultura corporal? 

Analisando a coleta de dados, os relatórios de estágios, as informações que foram observadas, podemos considerar que os alunos demonstraram interesse em participar das aulas. Observa-se que alguns tem dificuldade na questão de dobrar o papel quanto a precisão dos movimentos das mãos. Mesmo que a atividade seja individual a cooperação entre os alunos pode ser observada. Durante a atividade os alunos que conseguem assimilar a dobradura ajudam os colegas, e quando é entregue o diagrama (passo a passo) pode-se perceber que para alguns fica ainda mais compreensível, pois eles olham a figura e tentam reproduzir.

É necessário que o origami seja trabalhado e apresentado ao aluno de acordo com o seu nível de conhecimento. Utilizamos o origami de forma cadenciada seguindo uma linha de raciocínio cuja o conhecimento é construído em saltos qualitativos de forma espiralada. No caso, contamos primeiro a história do origami, abordamos e relacionamos a questão cultural e refletimos a sua utilidade no contexto social. É preciso também relacionar esses aspectos na hora de dobrar o papel, pensando no desenvolvimento motor de cada aluno. Diante disso, apresentamos e ensinamos dobraduras simples, sem muito detalhe e de fácil assimilação. Depois acrescentamos o diagrama e um origami modular (estrela ninja), onde exige do aluno um pouco mais de atenção e concentração. 

Depois que o origami está pronto, percebe-se a animação dos alunos e ao mesmo tempo um ar de admiração ao ver o objeto pronto. A atividade tem como proposta usar os dois aviões e explorar o lançamento, de distância e de precisão. Uma das variações da atividade é que o aluno escolha um avião que melhor se adapta e invente um lançamento criativo. Tem exemplos de alunos que saem correndo e saltam, lançando o avião por debaixo das pernas. A ideia é através o origami como objeto de auxílio, explorar no aluno a liberdade de expressão dos movimentos. 

Observa-se também que os alunos mostram ser solidários e cuidadosos com o objeto do colega, tanto com o avião e a estrela ninja. por exemplo, quando as estrelas são lançadas, algumas se perdem devido ao seu tamanho e velocidade. Cada estrela estará com o nome do aluno, então quando se acha, logo devolvem para o dono. Eles tem a preocupação de manter aquele objeto intacto, sempre arrumando das dobras para que o objeto volte ao seu formato.

Um fato que também poderá ser observado na aula da estrela ninja, será quando os alunos ja tiverem feito os módulos, porém não for ensinado a forma de encaixa-los, devido ao um "contra-tempo". Na aula seguinte poderão surgir alguns alunos mostrando que conseguiram montar a estrela colando os dois módulos, etc. Como e de que forma fizeram para conseguir resolver a dobradura não saberemos. O importante é deixar claro que mesmo que o origami tenha uma sequência de dobras e técnicas envolvidas, os mesmo tentarão solucionar a dobradura do jeito deles. Os alunos terão a autonomia, liberdade, paciência, criatividade, persistência em resolver aquele problema. As observações relatadas aqui mostram que o origami não está somente relacionado a coordenação motora, e que podemos usá-lo e explora-lo para além do desenvolvimento motor.