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quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Conhecendo o mundo através das sensações

A estimulação à aprendizagem deve iniciar a partir do nascimento, pela família, ou por quem quer que esteja encarregado dos cuidados da criança, para lhe garantir um aprendizado saudável e prazeroso. 

Elogios, palavras amorosas são estímulos capazes de garantir a autoestima, a autonomia e a independência do indivíduo na vida adulta. 

Entender o processo de aprendizagem e suas implicações, é o primeiro passo para quem quer que esteja envolvido na educação de crianças. 

Dele devem partir os planejamentos e as intervenções que se acharem necessárias para melhor aproveitamento do conhecimento. 

Ter consciência de que cada ser humano é único e possui suas peculiaridades e dificuldades, que devem ser respeitadas e trabalhadas de forma individual, valendo-se daquilo que o indivíduo traz consigo, ou seja, sua carga genética, sua estória de vida, seu contexto sociocultural. 

Saber observar qual é o nível da criança em relação às aprendizagens, aos jogos, às brincadeiras e demais situações a que ela seja exposta é demasiado importante para que não perca o gosto por aquilo que ela vem fazendo. 

Sempre a incentivando a buscar, quanto maior a segurança e o estímulo mais motivação terá para aprender. 

Trabalhar com materiais diversos, que fazem parte do cotidiano das crianças, além de estimular a aprendizagem irá torná-la mais prazerosa e agradável, oferecendo oportunidade de maior crescimento intelectual e afetivo. 

A escola deve estimular a aprendizagem das crianças, fazendo uso dos mais diversos meios e ambientes, oportunizando de forma positiva o maior número de experiências possível. 

Conhecer o aluno, suas potencialidades, o processo de aprendizagem em que se encontra para poder motivá-lo a aprender. 

Para que a criança seja estimulada há que se criar um vínculo de afetividade com ela, e este vínculo será natural com sua família, com aqueles que lhe cuidaram, mas terá que ser cuidadosamente traçado pelos educadores para que consigam o objetivo principal da educação, que é o desenvolvimento do indivíduo como um todo, cognitivo, afetivo e motor.

Leia também : https://brinquedosmaterialreutilizado.blogspot.com/2020/05/observe-as-diferencas-entre-uma-mao.html

https://brinquedosmaterialreutilizado.blogspot.com/search?q=descobertas+sensoriais

Instagram https://www.instagram.com/brincadeirasustentavel/









































Tapete de texturas

Possibilita as crianças a sentirem diferentes texturas, explorando diferentes materiais como algodão, lixa, botões, espuma, eva, papéis ondulados entre outros, estimulando assim a coordenação motora ampla, a percepção tátil, a curiosidade e a imaginação.





















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e mais recursos educativos




































domingo, 17 de fevereiro de 2019

Batalha naval



ESTRATÉGIA DIDÁTICA

Título: BATALHA NAVAL

Objetivo: apresentar o plano cartesiano como recurso para organizar e representar informação, conhecendo as principais características do sistema de coordenadas cartesianas e localizando pontos e figuras geométricas no plano cartesiano.

Conteúdo: coordenadas; plano cartesiano; pares ordenados.

Ano/Série: 7ª série-8ºano

Tempo estimado: 2 a 4 aulas.

Material Necessário: tabuleiro (caixa de papelão), régua, lápis, borracha, caneta colorida.

Desenvolvimento: (elencar tantas etapas quantas forem necessárias)

1ª Etapa: Formação das duplas (um sendo o jogador Norte e o outro o Sul).

2ª Etapa: Posicionamento dos oito símbolos da seguinte forma: Jogador Norte: 1º e 2º quadrantes Jogador Sul: 3º e 4º quadrantes

3ª Etapa: Apresentação das regras: As regras são similares às do jogo tradicional (“batalha naval”). A diferença é que, em vez de navios e submarinos, os objetos a serem atingidos são objetos matemáticos (objetos atingidos pelos pares ordenados citados pela dupla, cada qual em sua vez). Cada jogador terá uma frota composta por oito deles. Ganha o jogo quem conseguir acertar a esquadra completa do outro jogador.

 Avaliação

O uso de um jogo para a familiarização com o sistema de coordenadas, constitui um excelente estímulo para o aluno se apropriar das coordenadas cartesianas e dos quadrantes do plano cartesiano. Acreditamos que, ao final desse percurso, o aluno deve se apropriar dos seguintes conhecimentos:

- Compreender a associação entre pontos de uma reta e números;
- Localizar e representar pontos no plano cartesiano;
- Distinguir os sinais das coordenadas cartesianas em cada quadrante do plano.


sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

Transforme pneus em uma mini cama elástica

O pneu foi cuidadosamente furado, justamente para evitar o acúmulo de água e a reprodução do mosquito transmissor da dengue.









quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

Ótimo exercício para o desenvolvimento de habilidades motoras em crianças e adultos - tecelagem

MATERIAL : bandeja de isopor ou papelão e novelo de fios coloridos.
Mostre as diversas maneiras de como você pode envolver a placa.
Para crianças mais crescidas e adultos, você pode complicar o processo ensinando a técnica de tecelagem.

Obs.: A técnica da tecelagem foi um dos exercícios que ajudou no meu processo de recuperação. É uma técnica artesanal que abrange muitos aspectos positivos tais como : concentração, coordenação motora, equilíbrio proporção , paciência, criatividade, tranquilidade, entre outros conceitos.

Deixe que as linhas ocupem a sua mente!

















Macramê








Tecelagem com tiras de papel

É uma excelente atividade para trabalhar motricidade fina.
Lúdica e que desenvolve a motricidade, a observação, a persistência na realização de uma tarefa, entre outras coisas.
Para melhor compreensão do que se pretende que façam, permita que as crianças ou adultos observem como os fios se entrelaçam, por exemplo, usando uma lupa. Mostre-os como intercalar as tiras e deixe-os fazer o seu próprio tear e tecelagem. É uma tarefa delicada que precisa de paciência e apoio de outra pessoa.