POR RENATA BRAVO - DESDE 2013
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No mundo globalizado, nos deparamos com um consumismo exagerado na aquisição de bens de consumo por parte de todas as populações e, com isso, acabamos produzindo uma quantidade enorme de lixo por habitante, cujo destino final nem sempre é o adequado pelos governos e políticas de saúde dos países. Estudos revelam que 30% do lixo produzido no Brasil, são jogados nas ruas sem nenhuma preocupação por parte da população, isto acaba ocasionando problemas sérios e graves ao meio ambiente que afetam a todos nos grandes centros urbanos. Problemas como: entupimento de bueiros e galerias pluviais, podem causar doenças transmitidas pela água contaminada que tem dificuldade de escoar, propiciando doenças como: cólera, hepatites, leptospirose, dengue entre outras. A contaminação do solo também é um indicativo importante para surgimento de outras doenças na população, cuja transmissão ocorre predominantemente por animais sinantrópicos como: roedores, insetos, aranhas entre outros. É importante que tenhamos uma responsabilidade ambiental no sentido de mudar paradigmas, nos cerceando de conscientização coletiva, para mudança de hábitos nas pessoas, para que possamos melhorar a nossa qualidade de vida com atitudes como:
-Realizar coleta seletiva de lixo em: indústrias, residências, serviços de saúde, restaurantes e Instituição de longa permanência para idosos entre outros; -Utilizar materiais recicláveis na construção civil; -Estimular o surgimento de cooperativas com inclusão de catadores de materiais recicláveis; -Preservar e recuperar áreas verdes; -Estimular a agricultura urbana; -Usar copos individuais nos locais de trabalho.
Com estas atitudes individuais, conseguiremos alcançar o objetivo de um meio ambiente mais saudável e agradável para futuras gerações, isentando-as de acometimento por doenças e complicações destas, que podem evoluir para mortes, decorrentes do desrespeito ao solo urbano e rural , no qual estamos vivenciando atualmente.
VAMOS SUPERAR A ERA DO DESPERDÍCIO E TRANSFORMAR O LIXO EM RECURSO.

terça-feira, 12 de maio de 2020

Observe as diferenças entre uma mão, típica de uma criança em idade pré-escolar (esquerda) e a mão típica de uma criança de 7 anos (direita).

Os pais perguntam regularmente, por que o filho em idade pré-escolar ainda não é capaz de escrever?

Isso é por que, as suas mãos ainda estão se desenvolvendo e não estão totalmente formadas.
Então, o que eles deveriam estar fazendo para estimular o desenvolvimento?

Exemplos: Jogos que utilizem as mãos; massa para brincar; colorir; cortar; colar; brincar ao ar livre; cavar na areia; brincadeiras sensoriais; brincar de se vestir; experimentos científicos; miçangas; quebra-cabeças; bolas de arremesso; etc.

Todas essas coisas ajudam a desenvolver suas mãos.

Quando estiverem fisicamente prontos para escrever, eles irão escrever!

Não há necessidade de apressá-los, eles mostrarão quando estiverem prontos!



(...) imagens mostram o impacto negativo - cérebro maior e menor - que a negligência e os maus tratos tem no desenvolvimento do cérebro da criança e do bebê.
Aqueles que sofrem no início da vida terá dificuldades para a socialização tornando-se excessivamente dependentes ou isolados. Ou seja, quanto mais amada e bem tratada, mais chances haverá para um necessário e importante desenvolvimento autônomo, independente e emocionalmente seguro.



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