Faça uma doação para o blog. Realize um pix com o valor que desejar. A chave é o email: renatarjbravo@gmail.com

quinta-feira, 3 de setembro de 2020

Criando seu avatar

Avatar é a representação visual de um utilizador em realidade virtual.
Aqui, os alunos personalizaram o seu próprio avatar.








Beneficios do origami para crianças














É indiscutível o caráter lúdico do origami, o que contribui muito para a criança elaborar sua visão subjetiva do mundo e sua personalidade.

O origami é um artesanato originário do Japão que consiste em obter representações de seres e objetos por meio de dobraduras de papel. Essa arte vem sendo praticada a séculos e ganhou o mundo devido à sua inventividade e beleza. Também é notável sua grande função terapêutica para quem a pratica, pois exige concentração e ordenação, promovendo, assim, a persistência, disciplina e calma.

Para as crianças, o origami se transforma em um instrumento especialmente poderoso. No Curso a Distância CPT Origami – Arte da Dobradura de Papéis, a professora Eleni Pereira, ao falar sobre os valores pedagógicos dessa técnica, enumera o desenvolvimento da concentração e criatividade, coordenação motora, sequência lógica e obtenção de conhecimentos geométricos. Ela ainda destaca que é indiscutível o caráter lúdico do origami, o que contribui muito para a criança elaborar sua visão subjetiva do mundo e sua personalidade.

Veja detalhadamente as razões pelas quais as crianças devem praticar essa arte:

Desenvolvimento da coordenação óculo-manual e coordenação motora fina

A coordenação óculo-manual permite que realizemos tarefas que utilizem os olhos e as mãos concomitantemente, ou seja, captamos informações com o sentido da visão e guiamos nossas mãos para efetuarmos o movimento desejado. A coordenação motora fina, por sua vez, permite a realização de tarefas delicadas, que exigem pequenos movimentos, especialmente com os dedos. Combinar esses dois estímulos fortalece músculos, ossos e nervos, preparando a criança para o desenvolvimento da escrita.

Estímulo da concentração

Para que o origami resulte na representação esperada, é necessário que as dobras sigam uma ordem correta. Assim, a criança precisa manter a atenção em uma mesma atividade por algum tempo para conseguir executar o passo a passo da figura.

Ativação da memória

Ao seguir as instruções todas as vezes em que for realizar determinada dobradura, a criança acabará por decorar as instruções, o que colocará sua memória à prova.

Desenvolvimento da paciência

Mesmo seguindo os passos das dobras, a criança, vez ou outra, vai se confundir e a figura não sairá como esperado. Isso é natural e exigirá persistência e perseverança para começar de novo.

Auxílio à satisfação emocional

Obter um animalzinho, uma florzinha ou um objeto de papel por suas próprias mãos fará com que a criança sinta uma satisfação pessoal muito grande e se sinta capaz de exercer outras atividades mais complexas.

Incentivo à imaginação

A técnica do origami permite a elaboração de inúmeras representações. A criança poderá escolher qual figura dobrar, além da cor e tamanho do papel a ser usado. Depois, por que não criar uma história com os personagens confeccionados?

Relaxamento

A dobradura de papel é uma atividade tranquila, sem agitação e que exige concentração. Dessa forma, promove a diminuição da frequência cardíaca e o desestresse.

Estímulo do trabalho

O ato de fabricar, produzir, criar e confeccionar suas próprias coisas faz com que a criança entenda o objetivo e função do trabalho. No caso, ela se manterá empenhada em uma atividade, começará de novo caso erre alguma instrução e insistirá até obter a dobradura que escolheu fazer. Depois, desfrutará de seu esforço, ou seja, brincará com uma figura que ela própria confeccionou.

Aprendizagem de conceitos espaciais, geométricos e matemáticos

O origami frequentemente envolve instruções como para cima, para baixo, direita, esquerda, meio, para frente, para trás, além de “forme um triângulo”, “forme um retângulo”, “divida o papel em duas partes”, entre outras.

Terapia para certos transtornos

Crianças com TDAH, hiperatividade e dislexia têm uma ajuda muito grande no processo de alfabetização quando, por exemplo, produzem, por meio de dobraduras, as letras do alfabeto, gravando melhor a imagem da letrinha em sua mente, uma vez que ele não simplesmente a copiou no caderno, mas a confeccionou.

segunda-feira, 31 de agosto de 2020

Teatro de bonecos na educação

A introdução da prática do teatro de bonecos na escola, como proposta de arte-educação, nas séries iniciais, amplia as possibilidades para o aprendizado, pois alia o ato de criar ao processo de assimilação dos saberes. Além disso, cria espaço para uma interação entre os conteúdos escolares e os diversos conhecimentos vivenciados no ato do fazer artístico e na diversidade temática que a dramatização aborda, favorecendo a relação afetiva que se estabelece entre o grupo e entre a criança e o boneco, ausente nas práticas tradicionais pedagógicas, que enfatizam o aprendizado de forma mecânica, negando emoções, sentimentos e formas diferenciadas de expressão.


"Com as mãos modelamos os bonecos e com as mãos lhes damos vida, projetando neles nossas emoções e sentimentos. (...) O primeiro boneco modelado nos dá uma sensação gratificante. Criar com as mãos é muito forte. O boneco agora é uma extensão do meu corpo, no momento em que me projeto nele, criando com retalhos de fantasias ..."


O ato de construção e criação, tanto na arte como na educação, produz uma relação de proximidade e identidade entre aquilo que se faz e aquilo que conhecemos através de livros, de discursos, de filmes ou qualquer outra forma de registro dos conhecimentos produzidos  pelo ser humano. Pois o próprio ato de fazer alguma coisa faz com que o sujeito lide com vários saberes, técnicas e percepções, na prática; ou seja, possibilita a interação (tão desejada e discursada) entre teoria e prática.

domingo, 30 de agosto de 2020

Wakanda forever

"Wakanda se tornou nosso lugar no mundo. A utopia virou um lugar de acolhimento, de reconhecimento, de pertencimento, mas mais do que tudo isso: de dignidade. Em Wakanda, somos dignos, somos fortes, somos lindos, somos poder, força, inteligência, agilidade e sobretudo, sensibilidade.

segunda-feira, 24 de agosto de 2020

O desenvolvimento do gosto pela leitura por meio da contação de histórias

Seguem, aplicações de métodos diferenciados de contação de histórias, para que sejam estimulados nos alunos, o gosto e o prazer pela leitura.

Em cada história, os alunos vão se deixando levar pela leitura, o que proporciona interação dos mesmos devido a atratividade ofertada pelos métodos aplicados em sala de aula. No começo, o comportamento dos alunos diante das leituras será um tanto quanto inibido e receoso, pois resistirão em expressar a própria leitura e interagir com as histórias, mas com o passar das histórias ficarão mais desinibidos, desejosos sempre de participar das atividades propostas e de exporem as suas ideias e impressões sobre as histórias.
Ao ser aplicada a sequência didática, na qual serão realizadas diferentes técnicas, com base nas fundamentações teóricas e nas práticas vivenciadas concluir-se-á que, a partir da leitura e contação de histórias realizadas pelo professor de modo diferenciado, os alunos se sentirão incentivados a ler e buscar cada vez mais formas diferentes de aprender, pois diante das atividades propostas após as leituras, podem-se formar alunos mais concentrados, desinibidos e com melhor convívio social desenvolvendo então um incentivo para que venha ler cada dia mais.











sábado, 15 de agosto de 2020

Montando um foguete


Um dos lugares que mais aguçam a curiosidade das crianças, como também dos adultos, é o espaço. A admiração e o vislumbre são tantos que muitas sonham ser astronautas quando crescerem. Então, que tal unir essa paixão, por um lugar ainda com tantos pontos a serem explorados ao conhecimento necessário, na Educação Infantil? As turmas do Infantil, podem explorar o tema em diversos eixos do conhecimento.
A opção por desenvolver essa aula, justifica-se pelo fato de o Sistema Solar ser muito rico em mistérios, curiosidades e belezas. Até pouco tempo atrás, acreditava-se que a terra era chata e ficava no centro do sistema solar. Idéias como essas, foram mudando ao longo do tempo. Essa constante inquietude e a vontade de saber mais, impulsionam o ser humano a questionar e a estudar o diferente. O pensamento e os questionamentos dos alunos têm a “essência cientista”, que busca constantemente respostas para suas dúvidas e curiosidades.
Etapas da aula
1ª) Observar o céu e registrar, por meio de desenhos, as observações realizadas.
2ª) Produzir uma lista de coisas que a turma acredita que existem no céu. (Trabalhar nesta etapa o letramento e o conhecimento de letras e quantidade.)
3ª) Observar as diferenças entre o dia e a noite.
4ª) Explicar o movimento de rotação e o translação. Para o entendimento do assunto, além do vídeo, usar uma lanterna e uma laranja, para a explicação de rotação. Para o movimento de translação, brincar com os alunos. Dois deles participam da explicação representando o Sol e a Terra. Com movimentos corporais, representarão os dois conceitos.
5ª) Coletar informações sobre astronautas, para a coleta de informações sobre o assunto.
6ª) Conversar sobre a visita à Lua e o conhecimento da identidade dos astronautas que estiveram lá. Fazer uma apresentação em powerpoint sobre o assunto.
7ª) Modelar com massinhapara que as crianças façam um astronauta, um foguete e uma estrela, trabalhando a coordenação motora. Também, pode-se construir um foguete com cartolinas coloridas, como o das fotos que seguem abaixo.
8ª) Montar um sistema solar em disco de vinil ou móbile na nossa turma.

9ª) Finalizar com uma visita ao Planétario/julho
Dicas de leitura
– Mini Larousse do Universo
Ficou mais fácil para o pequeno leitor conhecer as curiosidades a respeito do Sol, das estações do ano, do sistema solar, da Via- Láctea, do fenômeno do eclipse solar e das primeiras viagens do homem ao espaço. Na obra, essas e outras dúvidas das crianças são respondidas de forma clara, didática e científica.