Faça uma doação para o blog. Realize um pix com o valor que desejar. A chave é o email: renatarjbravo@gmail.com

sábado, 15 de agosto de 2020

Montando um foguete


Um dos lugares que mais aguçam a curiosidade das crianças, como também dos adultos, é o espaço. A admiração e o vislumbre são tantos que muitas sonham ser astronautas quando crescerem. Então, que tal unir essa paixão, por um lugar ainda com tantos pontos a serem explorados ao conhecimento necessário, na Educação Infantil? As turmas do Infantil, podem explorar o tema em diversos eixos do conhecimento.
A opção por desenvolver essa aula, justifica-se pelo fato de o Sistema Solar ser muito rico em mistérios, curiosidades e belezas. Até pouco tempo atrás, acreditava-se que a terra era chata e ficava no centro do sistema solar. Idéias como essas, foram mudando ao longo do tempo. Essa constante inquietude e a vontade de saber mais, impulsionam o ser humano a questionar e a estudar o diferente. O pensamento e os questionamentos dos alunos têm a “essência cientista”, que busca constantemente respostas para suas dúvidas e curiosidades.
Etapas da aula
1ª) Observar o céu e registrar, por meio de desenhos, as observações realizadas.
2ª) Produzir uma lista de coisas que a turma acredita que existem no céu. (Trabalhar nesta etapa o letramento e o conhecimento de letras e quantidade.)
3ª) Observar as diferenças entre o dia e a noite.
4ª) Explicar o movimento de rotação e o translação. Para o entendimento do assunto, além do vídeo, usar uma lanterna e uma laranja, para a explicação de rotação. Para o movimento de translação, brincar com os alunos. Dois deles participam da explicação representando o Sol e a Terra. Com movimentos corporais, representarão os dois conceitos.
5ª) Coletar informações sobre astronautas, para a coleta de informações sobre o assunto.
6ª) Conversar sobre a visita à Lua e o conhecimento da identidade dos astronautas que estiveram lá. Fazer uma apresentação em powerpoint sobre o assunto.
7ª) Modelar com massinhapara que as crianças façam um astronauta, um foguete e uma estrela, trabalhando a coordenação motora. Também, pode-se construir um foguete com cartolinas coloridas, como o das fotos que seguem abaixo.
8ª) Montar um sistema solar em disco de vinil ou móbile na nossa turma.

9ª) Finalizar com uma visita ao Planétario/julho
Dicas de leitura
– Mini Larousse do Universo
Ficou mais fácil para o pequeno leitor conhecer as curiosidades a respeito do Sol, das estações do ano, do sistema solar, da Via- Láctea, do fenômeno do eclipse solar e das primeiras viagens do homem ao espaço. Na obra, essas e outras dúvidas das crianças são respondidas de forma clara, didática e científica.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.