O brincar tem uma significação especial no ser infantil e precisa estar presente na escola desde cedo, a fim de estimular o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias dessa fase. Ainda assim, é importante valorizar as vivências e o mundo das crianças por meio de atividades lúdicas e imaginativas que são próprias da cultura infantil. Sobretudo, a criança que brinca tem a possibilidade de descobrir, explorar e recriar o mundo ao seu redor, dando novos significados aos seus saberes e oportunidade de aprender com mais qualidade.
Machado (2003) defende que o brincar é também um grande canal para o aprendizado, senão o único canal para verdadeiros processos cognitivos. Corroborando com a ideia do autor, acrescento que o brincar completa o ser criança e é um excelente recurso pedagógico que precisa ser utilizado no contexto da educação infantil, pois contribui efetivamente para o desenvolvimento dos pequenos na esfera social, cognitiva, motora, afetiva, entre outras.
O brincar é uma linguagem da criança e precisa estar inserido no universo da educação infantil desde cedo para que sejam estimuladas habilidades fundamentais para o desenvolvimento dos pequenos, particularmente nos aspectos social, físico, afetivo e cognitivo. Visto que o ato de brincar é tambem fonte de diversão, mas também de conhecimento, por isso, deve ser explorado mais na escola necessitando ser integrado no processo educativo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.