Desenvolvo ações para sustentabilidade e educação ambiental: oficinas de reciclagem; palestras com temáticas sustentáveis - econômica, sociais, culturais e ambientais; ações eco pedagógicas e consultoria em marketing de sustentabilidade. Para solicitar trabalhos, entre em contato através do email: renatarjbravo@gmail.com
** O blog não tem patrocinador e precisa da sua ajuda. ** Sua contribuição é importante para produzir conteúdo de qualidade e dar continuidade ao blog. ** Pix solidário - chave: renatarjbravo@gmail.com
No mundo globalizado, nos deparamos com um consumismo exagerado na aquisição de bens de consumo por parte de todas as populações e, com isso, acabamos produzindo uma quantidade enorme de lixo por habitante, cujo destino final nem sempre é o adequado pelos governos e políticas de saúde dos países. Estudos revelam que 30% do lixo produzido no Brasil, são jogados nas ruas sem nenhuma preocupação por parte da população, isto acaba ocasionando problemas sérios e graves ao meio ambiente que afetam a todos nos grandes centros urbanos. Problemas como: entupimento de bueiros e galerias pluviais pode causar doenças transmitidas pela água contaminada que tem dificuldade de escoar, propiciando doenças como: cólera, hepatites, leptospirose, dengue entre outras. A contaminação do solo também é um indicativo importante para surgimento de outras doenças na população, cuja transmissão ocorre predominantemente por animais sinantrópicos como: roedores, insetos, aranhas entre outros. É importante que tenhamos uma responsabilidade ambiental no sentido de mudar paradigmas, nos cerceando de conscientização coletiva, para mudança de hábitos nas pessoas, para que possamos melhorar a nossa qualidade de vida com atitudes como:
-Realizar coleta seletiva de lixo em: indústrias, residências, serviços de saúde, restaurantes e Instituição de longa permanência para idosos entre outros; -Utilizar materiais recicláveis na construção civil; -Estimular o surgimento de cooperativas com inclusão de catadores de materiais recicláveis; -Preservar e recuperar áreas verdes; -Estimular a agricultura urbana; -Usar copos individuais nos locais de trabalho.
Com estas atitudes individuais, conseguiremos alcançar o objetivo de um meio ambiente mais saudável e agradável para futuras gerações, isentando-as de acometimento por doenças e complicações destas, que podem evoluir para mortes, decorrentes do desrespeito ao solo urbano e rural , no qual estamos vivenciando atualmente.
VAMOS SUPERAR A ERA DO DESPERDÍCIO E TRANSFORMAR O LIXO EM RECURSO?

segunda-feira, 2 de janeiro de 2023

A importância do brincar na educação infantil para a psicomotricidade.

Este trabalho teve como temática a importância do brincar na educação infantil para a psicomotricidade e foi desenvolvido em uma sala de aula do Maternal II de um Centro Educacional. 
O estudo apresentado só foi possível após observar 18 alunos de 02 a 03 anos da supracitada sala de aula, diagnosticando assim, várias dificuldades do brincar na educação para a Psicomotricidade, levando em consideração que a estimulação deve acontecer de forma apropriada perante bases fundamentais para a composição emocional, física e social. Observou que todos os educandos de acordo com a faixa etária têm direito a uma educação de qualidade e acesso ao conhecimento, pois, para que o aprendizado ocorra é necessário respeitar os diferentes estágios do desenvolvimento infantil, sendo importante que os professores analisem as suas ações pedagógicas, para atuar de acordo com as obrigações educacionais de cada educando. Assim, o estudo em destaque identificou nos alunos as dificuldades encontradas no processo da psicomotricidade que são essenciais para o pleno desenvolvimento da criança e diante da fundamentação teórica buscou subsídios para que esta problemática fosse solucionada, demonstrando as ações que foram utilizadas na prática.

Atividades trabalhadas

COORDENAÇÃO MOTORA FINA:
 • Modelagem com massinhas; • Trabalhos com objetos pequenos como pinças; • Traçar por cima do pontilhado • Ligar os pontos; • Contornar objetos. 


PESSOAL - SOCIAL:
• Demonstrar respeito por si próprio e outro as pessoas; • Organizar e arrumar os materiais • Preservar os espaços e deixá-los em condições de serem usados por outras pessoas; • Fazer uso de expressões que se referem à saudação, agradecimento; • Respeitar o próximo e as diferenças físicas, sexuais, sociais, raciais e étnicas • Colaborar nas atividades realizadas na sala de aula; • Capacidade em interagir e cooperar com os colegas; • Respeitar e esperar a vez para falar; • Criar o hábito de ouvir o próximo; • Compartilhar os materiais com os colegas. 








 O brincar é o fundamental meio para a aquisição da aprendizagem da criança, ao qual desenvolve gradualmente os conceitos voltados para o aprimoramento de conhecimentos e que estão interligados com o seu convívio. Assim, no estudo em destaque foram abordados através da Fundamentação Teórica, conceitos sobre o tema através de alguns autores renomados, destacando a importância do brincar na educação infantil diante dos processos educacionais, sendo a base que formará autoconceito de si e do próprio mundo. Mesmo diante de muitos métodos há vários problemas no decorrer desse processo e o professor, juntamente com a equipe de profissionais que fazem parte do ambiente escolar, podem ajudar para o bom desenvolvimento do educando. 

Assim, diante do diálogo realizado com os pais e responsáveis, foi compreendido os problemas encontrados diariamente no espaço escolar. Esse momento com os pais e responsáveis foi muito importante, pois, na maioria das vezes, esse encontro acontece somente no ato da matrícula, onde não podem faltar no serviço por trabalharem na diária e, assim a falta de interação entre as famílias e a escola acaba prejudicando o processo educacional perante o desenvolvimento das crianças. 

Um dos fatores que prejudicam o pleno desenvolvimento das crianças é o vício por bebidas, cigarros e até outros tipos de drogas que alguns pais possuem, e acabam perdendo a noção de suas responsabilidades com seus filhos. Diante das observações realizadas foi verificado que a maioria das crianças sofre agressões em casa por familiares, ou chegam ao Centro em estado precário tanto no que diz respeito a sua higiene quanto na alimentação e assim, acabam exigindo do Centro de Educação Infantil o que não conseguem em casa, ou seja, carinho, proteção, atenção, alimentação. 

Assim, diante do brincar a professora proporcionou o processo da aprendizagem, onde as crianças adquiriram experiências diante da troca de informações despertando o senso crítico e aprimorando seu pleno desenvolvimento. Assim, foi possível verificar que o os alunos do maternal II de um Centro de Educação Infantil não possuíam total habilidade básica para a Psicomotricidade, assim foram 32 trabalhadas as áreas direcionadas para a Psicomotricidade, sendo desenvolvidas em dupla ou quando necessária desenvolvida individualmente. 

No ambiente escolar, a professora interagiu os temas abordados com o que os alunos conheciam diante do seu meio social, pois assim, as crianças aprendem melhor um conteúdo quando já conseguem dominar os anteriores e a troca de conhecimento entre o aluno e o professor também favorece tal aprendizagem. 

Assim, após as atividades desenvolvidas as crianças tiveram a área psicomotora aprimorada, sendo considerado um instrumento importante que auxilia na promoção da prevenção e intervenção, ao qual proporciona resultados positivos diante de dificuldades no que diz respeito ao processo de aprendizagem. 

Diante das leituras e das observações realizadas ficou evidente que quando a criança é estimulada a explorar, sentir e experimentar, será capaz de construir sua própria aprendizagem funcionando como uma fonte de estímulos para desenvolver sua capacidade criativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.