As  aulas  de  História,  assim  como  ocorre  em  aulas  de Arte  e  de  Educação  Física, devem   desencadear   espaços   de   criação   e   de liberdade   para   construir   a aprendizagem. 
Para que isso seja possível, é preciso repensar as práticas docentes, o  que  inclui  revisitar  as  metodologias  empregadas  em  sala  de  aula,  buscando compreender  se  são adequadas para  a  construção  ou  não  do  conhecimento histórico. 
Portanto, é necessário evidenciar um programa de atividades didáticas que contemplem  as  diferentes  formas  de  pensar  e  de  articular  o  conhecimento.  
Na perspectiva  da  metodologia  de  ensino, se faz necessária  busca  em explorar  a importância  do  uso  de  jogos  no  processo  de  ensino  e  aprendizagem  nas  aulas  de História. 
A  partir  disso,  entende-se  o  jogo  como  uma  ferramenta  pedagógica importante e adequada, em contraposição ao conceito da aula tradicional. 
Por meio da  aplicação  de  jogos  em  aulas  do  ensino  fundamental,  os  resultados  gerados  a partir de estudos de caso serão percebidos sob perspectiva da análise qualitativa. 
A abordagem qualitativa proporcionará a melhor compreensão dos fenômenos que se pretende  investigar,  a  partir  de  uma  análise  rigorosa  e  criteriosa  desse  tipo  de informação,  permitindo  uma  construção  teórica  mais  aprofundada  em  relação  à construção de estratégias educacionais aplicadas ao contexto do ensino de História.  
Dessa  forma,  pretende-se  reconhecer  como  os  jogos  podem  tornar  as  aulas momentos  mais  dinâmicos,  de  criação,  nos quais  os  estudantes  possam  criar, desenvolver   o   raciocínio   lógico,   construir   conceitos   e   argumentos,   analisar   e compreender   fatos   e   informações   históricas,   desencadeando   aprendizagem significativa  relacionadas  a  práticas  lúdicas. 
Os  jogos  escolhidos  terão  o  intuito  de fixar  conceitos  e  ideias  pré-exploradas  durante  as  aulas,  buscando  proporcionar melhor compreensão por parte do estudante.


Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.