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No mundo globalizado, nos deparamos com um consumismo exagerado na aquisição de bens de consumo por parte de todas as populações e, com isso, acabamos produzindo uma quantidade enorme de lixo por habitante, cujo destino final nem sempre é o adequado pelos governos e políticas de saúde dos países. Estudos revelam que 30% do lixo produzido no Brasil, são jogados nas ruas sem nenhuma preocupação por parte da população, isto acaba ocasionando problemas sérios e graves ao meio ambiente que afetam a todos nos grandes centros urbanos. Problemas como: entupimento de bueiros e galerias pluviais pode causar doenças transmitidas pela água contaminada que tem dificuldade de escoar, propiciando doenças como: cólera, hepatites, leptospirose, dengue entre outras. A contaminação do solo também é um indicativo importante para surgimento de outras doenças na população, cuja transmissão ocorre predominantemente por animais sinantrópicos como: roedores, insetos, aranhas entre outros. É importante que tenhamos uma responsabilidade ambiental no sentido de mudar paradigmas, nos cerceando de conscientização coletiva, para mudança de hábitos nas pessoas, para que possamos melhorar a nossa qualidade de vida com atitudes como:
-Realizar coleta seletiva de lixo em: indústrias, residências, serviços de saúde, restaurantes e Instituição de longa permanência para idosos entre outros; -Utilizar materiais recicláveis na construção civil; -Estimular o surgimento de cooperativas com inclusão de catadores de materiais recicláveis; -Preservar e recuperar áreas verdes; -Estimular a agricultura urbana; -Usar copos individuais nos locais de trabalho.
Com estas atitudes individuais, conseguiremos alcançar o objetivo de um meio ambiente mais saudável e agradável para futuras gerações, isentando-as de acometimento por doenças e complicações destas, que podem evoluir para mortes, decorrentes do desrespeito ao solo urbano e rural , no qual estamos vivenciando atualmente.
VAMOS SUPERAR A ERA DO DESPERDÍCIO E TRANSFORMAR O LIXO EM RECURSO?

domingo, 3 de novembro de 2024

Primeira, segunda e terceira infância

 A primeira infância é um período de grande importância para o desenvolvimento humano, que abrange os primeiros 6 anos de vida da criança. Nessa fase, o cérebro da criança cresce mais rápido do que em qualquer outra fase da vida, o que significa que as experiências vividas nesse período terão um impacto duradouro na vida adulta.

Alguns assuntos sobre a primeira infância são:

- Desenvolvimento
A primeira infância é uma fase de rápido crescimento físico, emocional, cognitivo e social. É nesse período que a criança aprende a se mover, amadurece o cérebro, desenvolve a capacidade de aprendizado e inicia a socialização e afetividade.

- Aprendizado
A criança absorve informações do ambiente ao seu redor e constrói a base para sua saúde futura. Nesse período, são desenvolvidas habilidades como a linguagem, a capacidade de resolução de problemas, a sociabilidade e a capacidade de se adaptar a novas situações.

- Estímulos
É preciso ter muito cuidado com os estímulos nessa fase, especialmente com traumas e situações negativas. As sinapses (comunicação entre os neurônios) se desenvolvem por meio das interações que estimulam os sentidos, como o tato, a audição e a visão.

- Marco Legal da Primeira Infância
O Marco Legal da Primeira Infância alterou o artigo 19 do ECA, que dispõe sobre o direito à convivência familiar e comunitária.
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A segunda infância é uma fase do desenvolvimento infantil que ocorre entre os 3 e os 6 anos de idade. Nesta fase, as crianças desenvolvem habilidades sociais, emocionais e cognitivas, e passam por diversas mudanças:

- Desenvolvimento cognitivo: A criança começa a ter ideias mais elaboradas sobre o mundo, mas ainda pode ter ideias ilógicas devido à imaturidade cognitiva.

- Desenvolvimento social: A criança começa a brincar com outras crianças, a aprender sobre regras e limites, e a construir vínculos afetivos mais fortes.
- Desenvolvimento emocional: A criança começa a aprender a lidar com suas emoções.
- Desenvolvimento motor: A criança desenvolve habilidades motoras.
- Desenvolvimento da linguagem: A criança desenvolve a linguagem.
- Desenvolvimento da identidade: A criança começa a distinguir melhor seu gênero biológico.
- Desenvolvimento da autoestima: A criança começa a desenvolver a autoestima.
- Desenvolvimento da compreensão da vida em grupo: A criança começa a compreender a vida em grupo.

Para ajudar no desenvolvimento da criança, é importante:
- Estimular a aprendizagem por meio de atividades criativas e educativas, como desenho, pintura e jogos educativos
- Promover habilidades sociais e emocionais
- Manter rotinas consistentes
- Ajudar as crianças a aprenderem a lidar com suas emoções
- Permitir que a mente imagine, planeje, invente.
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A terceira infância é um período de grande desenvolvimento cognitivo, físico, psicológico e social, que ocorre entre os 7 e os 11 anos de idade:

Desenvolvimento cognitivo
A criança começa a pensar logicamente, a compreender conceitos de espaço, causalidade, categorização e raciocínio indutivo. A memória e as habilidades de linguagem aumentam, e a criança desenvolve a capacidade de resolver problemas.

Desenvolvimento físico
O crescimento físico diminui, mas a força e a habilidade física se aperfeiçoam.

Desenvolvimento psicológico
A auto-imagem se desenvolve, afetando a autoestima. O egocentrismo diminui.

Desenvolvimento social
A criança estabelece a sua identidade, amplia habilidades sociais mais complexas e começa a explorar o mundo social ao seu redor. Aos três anos, as crianças começam a aprender a compartilhar, cooperar e brincar com os outros.

Papel da família e da escola
A família, os educadores e as escolas têm um papel representativo na formação do indivíduo durante a terceira infância. O trabalho pedagógico deve ser centrado no estudante, considerando-o como principal agente do processo de aprendizagem.

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