Translate

É a experiência da resignificação, de somar conhecimentos sobre a matéria que está sendo tratada. Especialmente aquelas que são complexas em locomover o objeto de estudo ao laboratório, por exemplo, na Astronomia. A observação junto com a experimentação, fazem parte de um método científico que trabalha de maneira complementária e permite realizar a verificação empírica dos fenômenos.

A reciclagem material não era a finalidade, mas se tornou a consequência.
NÃO AO CONSUMISMO! SE REEDUQUEM E CONSUMAM MENOS. O MEIO AMBIENTE, A SUA SAÚDE FÍSICA, MENTAL E FINANCEIRA AGRADECERÃO!



Visitantes

Seguidores

sábado, 4 de fevereiro de 2017

Batalha naval



ESTRATÉGIA DIDÁTICA

Título: BATALHA NAVAL

Objetivo: apresentar o plano cartesiano como recurso para organizar e representar informação, conhecendo as principais características do sistema de coordenadas cartesianas e localizando pontos e figuras geométricas no plano cartesiano.

Conteúdo: coordenadas; plano cartesiano; pares ordenados.

Ano/Série: 7ª série-8ºano

Tempo estimado: 2 a 4 aulas.

Material Necessário: tabuleiro (caixa de papelão), régua, lápis, borracha, caneta colorida.

Desenvolvimento: (elencar tantas etapas quantas forem necessárias)

1ª Etapa: Formação das duplas (um sendo o jogador Norte e o outro o Sul).

2ª Etapa: Posicionamento dos oito símbolos da seguinte forma: Jogador Norte: 1º e 2º quadrantes Jogador Sul: 3º e 4º quadrantes

3ª Etapa: Apresentação das regras: As regras são similares às do jogo tradicional (“batalha naval”). A diferença é que, em vez de navios e submarinos, os objetos a serem atingidos são objetos matemáticos (objetos atingidos pelos pares ordenados citados pela dupla, cada qual em sua vez). Cada jogador terá uma frota composta por oito deles. Ganha o jogo quem conseguir acertar a esquadra completa do outro jogador.

 Avaliação

O uso de um jogo para a familiarização com o sistema de coordenadas, constitui um excelente estímulo para o aluno se apropriar das coordenadas cartesianas e dos quadrantes do plano cartesiano. Acreditamos que, ao final desse percurso, o aluno deve se apropriar dos seguintes conhecimentos:

- Compreender a associação entre pontos de uma reta e números;
- Localizar e representar pontos no plano cartesiano;
- Distinguir os sinais das coordenadas cartesianas em cada quadrante do plano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.