Desenvolvo ações para sustentabilidade e educação ambiental: oficinas de reciclagem; palestras com temáticas sustentáveis - econômica, sociais, culturais e ambientais; ações eco pedagógicas e consultoria em marketing de sustentabilidade. Para solicitar trabalhos, entre em contato através do email: renatarjbravo@gmail.com
** O blog não tem patrocinador e precisa da sua ajuda. ** Sua contribuição é importante para produzir conteúdo de qualidade e dar continuidade ao blog. ** Pix solidário - chave: renatarjbravo@gmail.com
No mundo globalizado, nos deparamos com um consumismo exagerado na aquisição de bens de consumo por parte de todas as populações e, com isso, acabamos produzindo uma quantidade enorme de lixo por habitante, cujo destino final nem sempre é o adequado pelos governos e políticas de saúde dos países. Estudos revelam que 30% do lixo produzido no Brasil, são jogados nas ruas sem nenhuma preocupação por parte da população, isto acaba ocasionando problemas sérios e graves ao meio ambiente que afetam a todos nos grandes centros urbanos. Problemas como: entupimento de bueiros e galerias pluviais pode causar doenças transmitidas pela água contaminada que tem dificuldade de escoar, propiciando doenças como: cólera, hepatites, leptospirose, dengue entre outras. A contaminação do solo também é um indicativo importante para surgimento de outras doenças na população, cuja transmissão ocorre predominantemente por animais sinantrópicos como: roedores, insetos, aranhas entre outros. É importante que tenhamos uma responsabilidade ambiental no sentido de mudar paradigmas, nos cerceando de conscientização coletiva, para mudança de hábitos nas pessoas, para que possamos melhorar a nossa qualidade de vida com atitudes como:
-Realizar coleta seletiva de lixo em: indústrias, residências, serviços de saúde, restaurantes e Instituição de longa permanência para idosos entre outros; -Utilizar materiais recicláveis na construção civil; -Estimular o surgimento de cooperativas com inclusão de catadores de materiais recicláveis; -Preservar e recuperar áreas verdes; -Estimular a agricultura urbana; -Usar copos individuais nos locais de trabalho.
Com estas atitudes individuais, conseguiremos alcançar o objetivo de um meio ambiente mais saudável e agradável para futuras gerações, isentando-as de acometimento por doenças e complicações destas, que podem evoluir para mortes, decorrentes do desrespeito ao solo urbano e rural , no qual estamos vivenciando atualmente.
VAMOS SUPERAR A ERA DO DESPERDÍCIO E TRANSFORMAR O LIXO EM RECURSO?

quinta-feira, 23 de maio de 2024

Educação psicomotora

 A educação psicomotora discutida em uma dimensão mais ampla da educação se faz presente no conhecimento que se relaciona com a vida, pois proporciona descobertas do mundo exterior, do modo objetivo, das coisas como um todo, assim como está diretamente relacionado às descobertas do mundo interno, mais precisamente presentes no autocontrole, autoconhecimento e auto-organização; que juntos compõem fatores básicos e importantíssimos ao desenvolvimento. Está intrinsecamente ligada à personalidade, organização através das atividades humanas de relação, realização e a criação e à sua expressão. Compreendem aspectos intelectuais, que compreende o pensar, motores – que abrange o agir-, e emocionais, que define o sentir, tudo isso respaldado em uma dialética que se baseia em fundamentos sociais, psicológicos e orgânicos do ser humano, aqui especificamente da criança, levando em conta toda sua subjetividade e complexidade. É na infância que a fase mais importante do desenvolvimento acontece, e é preciso ter cautela com essa fase, que abrange o motor, cognitivo, afetivo, e principalmente a psicomotricidade. Nesse sentido, este trabalho abordará a importância da psicomotricidade e da relevância do profissional de educação física neste processo, com enfoque nas séries iniciais do ensino fundamental.



Em testes, alguns alunos apresentam dificuldades psicomotoras, sobretudo nos testes de estruturação espaço temporal e praxia global óculo-manual, o que mostra a importância de um processo de ensino- aprendizagem voltado para o desenvolvimento psicomotor dos alunos. Existem diversas atividades, esportivas, lúdicas, entre outras, que podem ser importantes instrumentos neste processo de desenvolvimento. O profissional de educação física, em nossa visão, tem nas mãos a possibilidade, desde que lhe sejam dados os instrumentos, para desenvolver tais atividades. As atividades psicomotoras são essenciais para toda a vida do indivíduo, sobretudo no processo de ensino-aprendizagem na infância, onde atividades como a escrita, que estão sendo inseridas no cotidiano dos alunos, exigem o desenvolvimento de tais capacidades. Por isso, consideramos que a atuação do profissional de educação física não pode se isentar desta responsabilidade de contribuir para o desenvolvimento psicomotor do aluno. Neste ínterim, é imprescindível que se desenvolvam futuros estudos que possibilitem o desenvolvimento de atividades estimuladoras da motricidade de alunos da faixa etária entre 5 e 7 anos, afim de tornar o desenvolvimento motor cada vez mais eficaz. A ludicidade das brincadeiras é um caminho por onde pode ser trilhado o desenvolvimento destes exercícios



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.