POR RENATA BRAVO - PESQUISAS, TECNOLOGIA ASSISTIVA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL DESDE 2013
EMAIL: RENATARJBRAVO@GMAIL.COM

Dilemas da Sustentabilidade frente ao consumismo

sábado, 15 de agosto de 2020

Montando um foguete


Projeto Pedagógico: Explorando o Espaço no Infantil
Autora: Renata Bravo

Justificativa:
O espaço é um dos temas que mais desperta curiosidade nas crianças e adultos. A exploração do Sistema Solar na Educação Infantil favorece o desenvolvimento da imaginação, do letramento científico, da observação e da criatividade. Ao estudar o céu, as crianças se aproximam de conhecimentos que estimulam o pensamento investigativo e a capacidade de questionar, própria da essência cientista.

Objetivos:

Estimular a curiosidade e a observação científica.

Desenvolver habilidades de registro por meio de desenhos e escritas iniciais.

Trabalhar noções de tempo (dia/noite, rotação e translação).

Explorar conceitos espaciais de forma lúdica e corporal.

Ampliar o repertório cultural das crianças sobre astronautas e o Sistema Solar.

Desenvolver a coordenação motora fina e grossa em atividades de modelagem e construção.

Etapas da Aula:
1ª Etapa – Observação do Céu

Levar as crianças ao pátio.

Observar o céu (nuvens, sol, lua, estrelas, cores).

Registro por desenhos.

2ª Etapa – Lista do que existe no céu

Construção coletiva de lista (sol, lua, estrelas, aviões, foguetes, planetas).

Trabalho de letramento (associação letras/palavras).

Contagem de itens listados.

3ª Etapa – Dia e Noite

Conversa guiada sobre diferenças entre claro/escuro, sol/lua.

Produção de painéis coletivos: “O que fazemos de dia” x “O que fazemos à noite”.

4ª Etapa – Rotação e Translação

Experimento com lanterna e laranja: simular dia/noite (rotação).

Brincadeira corporal: uma criança é o Sol parado no centro; outra criança é a Terra girando em volta (translação).

5ª Etapa – Astronautas

Pesquisa com imagens e vídeos.

Conversa: “O que faz um astronauta?”, “O que eles vestem?”, “Como chegam na Lua?”.

6ª Etapa – A Chegada à Lua

PowerPoint com fotos e curiosidades sobre Neil Armstrong e outros astronautas.

Conversa: “Como você imagina andar na Lua?”.

7ª Etapa – Arte com Massinha e Cartolina

Modelagem: astronauta, foguete, estrelas.

Construção de foguete coletivo com cartolina colorida.

8ª Etapa – Sistema Solar

Montagem de móbile ou Sistema Solar em disco de vinil.

Cada criança representa um planeta e ajuda a organizar o conjunto.

9ª Etapa – Visita ao Planetário (julho)

Visita de campo para observar projeções do céu e dos planetas.

Registro coletivo da experiência em mural com desenhos e frases.

Dicas de leitura:

Mini Larousse do Universo – Apresenta o Sol, estações do ano, Sistema Solar, Via Láctea, eclipses e viagens espaciais de forma clara e acessível.

Outros possíveis livros: De onde vem o Sol? (Coleção De onde vem?), O Pequeno Astronauta, Brincando de Astronomia.

Avaliação:

Participação nas observações e registros.

Capacidade de expressar ideias oralmente e por desenhos.

Envolvimento nas atividades de experimentação e dramatização.

Reconhecimento de alguns elementos básicos do espaço.









Cartilha Pedagógica – Explorando o Espaço no Infantil

Apresentação:

Esta cartilha foi criada para apoiar professores da Educação Infantil no desenvolvimento de atividades sobre o Sistema Solar e a exploração espacial.
Com recursos lúdicos, artísticos e científicos, as propostas estimulam a curiosidade natural das crianças e favorecem aprendizagens significativas.

Objetivos da Cartilha:

Estimular a curiosidade científica das crianças.

Desenvolver o letramento inicial e o registro de ideias.

Trabalhar a noção de tempo e espaço (dia/noite, rotação/translação).

Proporcionar experiências com expressão corporal e dramatização.

Incentivar a criatividade e coordenação motora por meio de arte.

Ampliar o repertório cultural sobre astronautas, planetas e o Universo.

Etapas da Aula (Sugestões de Atividades):

1ª Etapa – Observando o Céu

Leve a turma ao pátio.

Pergunte: “O que vemos no céu agora?”

Proponha que desenhem o que observaram.

- Sugestão de imagem: crianças olhando para o céu e desenhando.

2ª Etapa – O que existe no Céu?

Construa uma lista coletiva (palavras e desenhos).

Conte quantos elementos aparecem.

- Sugestão de imagem: mural com palavras (Sol, Lua, estrelas, foguete).

3ª Etapa – Dia e Noite

Conversem sobre diferenças: “O que fazemos de dia? O que fazemos à noite?”.

Monte dois murais ilustrados.

- Sugestão de imagem: painel dividido em dois, com atividades do dia e da noite.

4ª Etapa – Rotação e Translação

Experimento: lanterna (Sol) + laranja (Terra).

Brincadeira: uma criança é o Sol; outra, a Terra que gira.

- Sugestão de imagem: criança segurando lanterna iluminando a laranja.

5ª Etapa – Descobrindo os Astronautas

Mostre vídeos e fotos de astronautas.

Pergunte: “O que eles vestem? Onde vivem no espaço?”

- Sugestão de imagem: astronauta em traje espacial.

6ª Etapa – A Chegada à Lua

Apresente imagens da Apollo 11 e Neil Armstrong.

Pergunte: “Como seria andar na Lua?”

- Sugestão de imagem: pegadas de astronauta na Lua.

7ª Etapa – Arte Espacial

Massinha: criar astronautas, foguetes, estrelas.

Cartolina: foguete coletivo colorido.

- Sugestão de imagem: foguete de cartolina feito por crianças.

8ª Etapa – Nosso Sistema Solar

Monte um móbile ou use discos de vinil para representar planetas.

Cada criança escolhe ser um planeta.

- Sugestão de imagem: sistema solar pendurado na sala.

9ª Etapa – Visita ao Planetário

Realize saída pedagógica.

Depois, monte um mural com desenhos da experiência.

- Sugestão de imagem: crianças no planetário observando projeções.

- Sugestão de Leitura Infantil

Mini Larousse do Universo

De Onde Vem o Sol?

O Pequeno Astronauta

Brincando de Astronomia

Avaliação:

Participação nas observações e conversas.

Clareza nos desenhos e registros.

Envolvimento nas dramatizações e jogos corporais.

Reconhecimento de elementos básicos do espaço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.