VOCÊ PEGA UMA COISA E TRANSFORMA EM OUTRA. NÃO É APENAS RECICLAGEM É ARTE!
Desenvolvo ações para sustentabilidade e educação ambiental: oficinas de reciclagem; palestras com temáticas sustentáveis - econômica, sociais, culturais e ambientais; ações eco pedagógicas e consultoria em marketing de sustentabilidade. Para solicitar trabalhos, entre em contato através do email: renatarjbravo@gmail.com
** O blog não tem patrocinador e precisa da sua ajuda. ** Sua contribuição é importante para produzir conteúdo de qualidade e dar continuidade ao blog. ** Pix solidário - chave: renatarjbravo@gmail.com
No mundo globalizado, nos deparamos com um consumismo exagerado na aquisição de bens de consumo por parte de todas as populações e, com isso, acabamos produzindo uma quantidade enorme de lixo por habitante, cujo destino final nem sempre é o adequado pelos governos e políticas de saúde dos países. Estudos revelam que 30% do lixo produzido no Brasil, são jogados nas ruas sem nenhuma preocupação por parte da população, isto acaba ocasionando problemas sérios e graves ao meio ambiente que afetam a todos nos grandes centros urbanos. Problemas como: entupimento de bueiros e galerias pluviais pode causar doenças transmitidas pela água contaminada que tem dificuldade de escoar, propiciando doenças como: cólera, hepatites, leptospirose, dengue entre outras. A contaminação do solo também é um indicativo importante para surgimento de outras doenças na população, cuja transmissão ocorre predominantemente por animais sinantrópicos como: roedores, insetos, aranhas entre outros. É importante que tenhamos uma responsabilidade ambiental no sentido de mudar paradigmas, nos cerceando de conscientização coletiva, para mudança de hábitos nas pessoas, para que possamos melhorar a nossa qualidade de vida com atitudes como:
-Realizar coleta seletiva de lixo em: indústrias, residências, serviços de saúde, restaurantes e Instituição de longa permanência para idosos entre outros; -Utilizar materiais recicláveis na construção civil; -Estimular o surgimento de cooperativas com inclusão de catadores de materiais recicláveis; -Preservar e recuperar áreas verdes; -Estimular a agricultura urbana; -Usar copos individuais nos locais de trabalho.
Com estas atitudes individuais, conseguiremos alcançar o objetivo de um meio ambiente mais saudável e agradável para futuras gerações, isentando-as de acometimento por doenças e complicações destas, que podem evoluir para mortes, decorrentes do desrespeito ao solo urbano e rural , no qual estamos vivenciando atualmente.
VAMOS SUPERAR A ERA DO DESPERDÍCIO E TRANSFORMAR O LIXO EM RECURSO?
sexta-feira, 15 de maio de 2015
Atividades para pré-escolares - compras na mercearia
Atividades lúdicas como brincar de compras na mercearia, oferecem uma maneira para as crianças a se envolver em brincadeira que pode ensinar-lhes habilidades em algumas áreas-chave. A maioria das atividades exigem alimentos play, incluindo frutas e legumes de plástico, caixas de comida vazias, jarros de leite e caixas de ovos. Use esses suprimentos para facilitar vários tipos de atividades lúdicas pré-escolar.
A maioria dos pré-escolares estão familiarizados com compras em um supermercado real.
Segue algumas dicas:
Alimentos Seleção
Organizar uma mercearia fingir com uma variedade de itens, incluindo alimentos jogo de plástico, caixas vazias de itens alimentares reais e outros itens que as crianças podem encontrar em um supermercado. Filhos soltos na loja fingir com o objetivo de coletar itens de um tipo específico. Por exemplo, você poderia perguntar-lhes para trazer de volta apenas frutas, apenas vegetais ou apenas os itens amarelos. Para pré-escolares mais velhos, você pode começar a ensinar sobre uma dieta equilibrada e pedir-lhes para escolher artigos que fariam uma refeição equilibrada.
Atividades Dinheiro
Uma mercearia fingir é um ótimo lugar para pré-escolares para começar a aprender sobre o dinheiro. Coloque etiquetas de preços sobre os itens e dar às crianças jogar dinheiro que eles podem usar para comprar comida. Quando cada criança vem para a área de check-out, ajudar a criança a ler os números sobre o preço e dar-lhe as moedas de jogo corretos ou contas para o item. Você também pode começar a ensinar adição simples, com pré-escolares mais velhos. Por exemplo, pedir que a criança quanto dinheiro total que precisa comprar um item que é de R $ 1 e um item que é de $ 2.
Caixa
Se você tem uma caixa registradora jogo, deixar as crianças girar através do papel de ser o caixa do supermercado. A criança que é o caixa pode pesar frutas e vegetais em uma escala, ler códigos de barras com um scanner de fingir e coletar dinheiro de jogo das crianças que estão comprando os itens e colocá-lo na caixa registadora. Por último, as crianças podem embalar os alimentos em sacolas reutilizáveis.
Prateleiras
A maioria dos pré-escolares que foram ao supermercado ter visto funcionários repovoamento das prateleiras. Dar às crianças a oportunidade de fingir que eles trabalham em um supermercado, também. Quando você terminar de jogar atividades de compras de supermercado e jogos, ter as crianças colocar tudo de volta nos locais corretos. Isso só funciona se a sua área de mercearia é organizado logicamente, com todos os produtos em um só lugar, carne e produtos lácteos em outra div e encaixotado mercadorias nas prateleiras. Você pode até ter chapéus especiais ou coletes que as crianças vestem como seus uniformes como eles reabastecer as prateleiras.
Material: caixas de papelão, jornais, tintas
quinta-feira, 14 de maio de 2015
terça-feira, 12 de maio de 2015
domingo, 10 de maio de 2015
Atividades com pintura dos pés
Deus não pode estar em todos os lugares e por isso fez as mães.
(Ditado judaico)
FELIZ DIA DAS MÃES!
Atividades com pintura dos pés
Nos primeiros anos de vida, as crianças estão imersas no universo das imagens. Começam a ter experiências estéticas quando percebem que podem agir sobre papéis ou telas provocando mudanças e produzindo algo para ser visto. Oferecer diferentes materiais aos pequenos é uma maneira de ampliar a capacidade de expressão deles e o conhecimento que têm do mundo.
Objetivos
Explorar diferentes materiais e superfícies para ampliar as possibilidades de expressar-se por meio deles.
Conteúdo
- Exploração e manipulação de materiais, como papéis de diferentes texturas, de meios como tintas, água, etc.
- Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais desenvolvendo todos os segmentos de coordenação.
- Cuidado com materiais e com os trabalhos e objetos produzidos individualmente e em grupo
Tempo estimado:
30 minutos, uma ou duas vezes por semana
Material necessário:
Tinta guache, anilina comestível em pasta, cola, areia, fubá, sagu, maisena, papéis diversos como: cartolina, cartão, color set, camurça, craft, papelão, sulfite, lixa pincéis de vários tamanhos, rolinho e esponja
Objetivos
Explorar diferentes materiais e superfícies para ampliar as possibilidades de expressar-se por meio deles.
Conteúdo
- Exploração e manipulação de materiais, como papéis de diferentes texturas, de meios como tintas, água, etc.
- Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais desenvolvendo todos os segmentos de coordenação.
- Cuidado com materiais e com os trabalhos e objetos produzidos individualmente e em grupo
Tempo estimado:
30 minutos, uma ou duas vezes por semana
Material necessário:
Tinta guache, anilina comestível em pasta, cola, areia, fubá, sagu, maisena, papéis diversos como: cartolina, cartão, color set, camurça, craft, papelão, sulfite, lixa pincéis de vários tamanhos, rolinho e esponja
quinta-feira, 7 de maio de 2015
Atividade matemática utilizando Tangram
Tangram é um quebra-cabeça chinês formado por 7 peças (5 triângulos, 1 quadrado e 1 paralelogramo). Com essas peças podemos formar várias figuras, utilizando todas elas sem sobrepô-las. Segundo a Enciclopédia do Tangram é possível montar mais de 1700 figuras com as 7 peças. Esse quebra-cabeça, também conhecido como jogo das sete peças, é utilizado pelos professores de matemática como instrumento facilitador da compreensão das formas geométricas. Além de facilitar o estudo da geometria, ele desenvolve a criatividade e o raciocínio lógico, que também são fundamentais para o estudo da matemática. Não se sabe ao certo como surgiu o Tangram, apesar de haver várias lendas sobre sua origem. Uma diz que uma pedra preciosa se desfez em sete pedaços, e com elas era possível formar várias formas, tais como animais , plantas e pessoas. Outra diz que um imperador deixou um espelho quadrado cair, e este se desfez em 7 pedaços que poderiam ser usados para formar várias figuras.
Podemos utilizar o tangram para estudo de figuras planas, realizando colagem e com muita criatividade modelar as peças em uma folha de papel.
Podemos utilizar o tangram para estudo de figuras planas, realizando colagem e com muita criatividade modelar as peças em uma folha de papel.
segunda-feira, 4 de maio de 2015
Atividades para todas as idades
O Clube Sênior de Matacães, participou de um desafio lançado pela Fabrica das Histórias – Casa Jaime Umbelino, que se chamava: Chapéus Há muitos”. O objetivo deste desafio era: cada grupo que participante tinha que decorar uma estrutura de chapéu da forma que quisesse e com um tema à escolha.
Foi decidido em conjunto decorar a estrutura com o tema: “Moinhos de vento de Matacães”.Colocaram mãos à obra e construíram um moinho típico da região com alguns objetos bem característicos.
A obra participou da exposição na Fábrica das Histórias.
"...a gente é roda, só se equilibra em movimento."
Assinar:
Postagens (Atom)