Desenvolvo ações para sustentabilidade e educação ambiental: oficinas de reciclagem; palestras com temáticas sustentáveis - econômica, sociais, culturais e ambientais; ações eco pedagógicas e consultoria em marketing de sustentabilidade. Para solicitar trabalhos, entre em contato através do email: renatarjbravo@gmail.com
** O blog não tem patrocinador e precisa da sua ajuda. ** Sua contribuição é importante para produzir conteúdo de qualidade e dar continuidade ao blog. ** Pix solidário - chave: renatarjbravo@gmail.com
No mundo globalizado, nos deparamos com um consumismo exagerado na aquisição de bens de consumo por parte de todas as populações e, com isso, acabamos produzindo uma quantidade enorme de lixo por habitante, cujo destino final nem sempre é o adequado pelos governos e políticas de saúde dos países. Estudos revelam que 30% do lixo produzido no Brasil, são jogados nas ruas sem nenhuma preocupação por parte da população, isto acaba ocasionando problemas sérios e graves ao meio ambiente que afetam a todos nos grandes centros urbanos. Problemas como: entupimento de bueiros e galerias pluviais pode causar doenças transmitidas pela água contaminada que tem dificuldade de escoar, propiciando doenças como: cólera, hepatites, leptospirose, dengue entre outras. A contaminação do solo também é um indicativo importante para surgimento de outras doenças na população, cuja transmissão ocorre predominantemente por animais sinantrópicos como: roedores, insetos, aranhas entre outros. É importante que tenhamos uma responsabilidade ambiental no sentido de mudar paradigmas, nos cerceando de conscientização coletiva, para mudança de hábitos nas pessoas, para que possamos melhorar a nossa qualidade de vida com atitudes como:
-Realizar coleta seletiva de lixo em: indústrias, residências, serviços de saúde, restaurantes e Instituição de longa permanência para idosos entre outros; -Utilizar materiais recicláveis na construção civil; -Estimular o surgimento de cooperativas com inclusão de catadores de materiais recicláveis; -Preservar e recuperar áreas verdes; -Estimular a agricultura urbana; -Usar copos individuais nos locais de trabalho.
Com estas atitudes individuais, conseguiremos alcançar o objetivo de um meio ambiente mais saudável e agradável para futuras gerações, isentando-as de acometimento por doenças e complicações destas, que podem evoluir para mortes, decorrentes do desrespeito ao solo urbano e rural , no qual estamos vivenciando atualmente.
VAMOS SUPERAR A ERA DO DESPERDÍCIO E TRANSFORMAR O LIXO EM RECURSO?

terça-feira, 12 de maio de 2020

Observe as diferenças entre uma mão, típica de uma criança em idade pré-escolar (esquerda) e a mão típica de uma criança de 7 anos (direita).

Os pais perguntam regularmente, por que o filho em idade pré-escolar ainda não é capaz de escrever?

Isso é por que, as suas mãos ainda estão se desenvolvendo e não estão totalmente formadas.
Então, o que eles deveriam estar fazendo para estimular o desenvolvimento?

Exemplos: Jogos que utilizem as mãos; massa para brincar; colorir; cortar; colar; brincar ao ar livre; cavar na areia; brincadeiras sensoriais; brincar de se vestir; experimentos científicos; miçangas; quebra-cabeças; bolas de arremesso; etc.

Todas essas coisas ajudam a desenvolver suas mãos.

Quando estiverem fisicamente prontos para escrever, eles irão escrever!

Não há necessidade de apressá-los, eles mostrarão quando estiverem prontos!



(...) imagens mostram o impacto negativo - cérebro maior e menor - que a negligência e os maus tratos tem no desenvolvimento do cérebro da criança e do bebê.
Aqueles que sofrem no início da vida terá dificuldades para a socialização tornando-se excessivamente dependentes ou isolados. Ou seja, quanto mais amada e bem tratada, mais chances haverá para um necessário e importante desenvolvimento autônomo, independente e emocionalmente seguro.



segunda-feira, 4 de maio de 2020

Proporcione uma fantástica e emocionante viagem há milhões de anos antes do surgimento da inteligência humana, mergulhando na história dos dinossauros, conhecendo assim, suas características, diferenças e semelhanças.

Presença marcante no imaginário infantil, esses seres pré-históricos despertam muita curiosidade sobre sua existência e também sobre o seu desaparecimento, cujas razões ainda dividem opiniões da comunidade científica.
A palavra Dinossauro significa "lagarto terrível".  Eles foram as maiores criaturas terrestres a habitar o planeta. Alguns eram inofensivos e se alimentavam de plantas. Outros eram caçadores cruéis, que abocanhavam suas vítimas com dentes afiadíssimos, para comer sua carne. 
  Até o momento já são conhecidas cerca de mil espécies de dinossauros. Os Dinossauros foram os animais mais bem sucedidos na história do planeta. Eles viveram 140 milhões de anos na Terra, o homem existe há apenas dois milhões e meio de anos!
  A teoria mais aceita sobre a extinção dos Dinossauros é a queda de um meteoro na península de Yucatan, no México.
  Com esse projeto as crianças vão se abrir para um mundo de descobertas e aprendizagens que interligará todas as áreas do conhecimento.
   Pequenos e grandes, pacatos e ferozes, herbívoros e carnívoros, conhecidos ou completamente diferentes daqueles que já vimos, em exposições, filmes ou desenhos, os dinossauros estão chegando para agitar o dia a dia dos alunos do ensino infantil e fundamental.

Visitem o nosso instagram Brincadeiras Sustentável
 







quinta-feira, 2 de abril de 2020

Pintura com elástico







Material necessário:

Elásticos 
Bandeja 
Papel 
Tinta
Pincel


Uma atividade rápida e divertida de montar. Enrole algumas faixas elásticas em torno de uma bandeja, cole um pedaço de papel branco no centro e ofereça tintas com cores primárias e um pincel.
Será necessário um pouco de concentração para pintar cada banda. 
Quando estiverem prontos, as crianças puxarão o elástico dando um estalo nas bandas e isso criará um efeito de fogos de artifício no papel. 
Essa atividade foi criada para fortalecer o alcance da pinça, que é uma habilidade importante a ser aprendida ao aprender a escrever e segurar um lápis. 
Ser capaz de encaixar um elástico cria essa habilidade e fortalece as habilidades motoras finas. 
Durante a experiência de pintura, as crianças descobrirão que é divertido respingar gotículas de tinta no papel e tentar usar as faixas elásticas como estilingue para atingi-las como alvos. 
Por fim, eles pegarão o pincel e o experimentarão no papel, misturando cores primárias e prevendo que cor eles produzirão. Essa é a beleza de uma atividade livre, sendo capaz de observar sua criatividade e ainda desenvolvendo essas habilidades necessárias para a vida.