POR RENATA BRAVO - PESQUISAS, TECNOLOGIA ASSISTIVA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL DESDE 2013
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Dilemas da Sustentabilidade frente ao consumismo

sexta-feira, 4 de março de 2016

Abrace uma árvore! Ela é divina e tem os seus dons ...



Fazemos parte da natureza. Podemos recarregar nossa energia abraçando uma árvore. Ela refaz o equilíbrio de nosso corpo. Estar interligado com a natureza restaura a saúde. A árvore faz a ligação do céu e da terra.


Quando o engenheiro não está na obra, o pedreiro usa suas habilidades...


O engenheiro é um profissional essencial para o desenvolvimento da sociedade, pois é responsável por projetar e supervisionar a construção de infraestruturas, como estradas, pontes, edifícios, túneis, metrôs, portos, barragens, e estádios. 
A engenharia é fundamental para o progresso de um país, pois permite aumentar a infraestrutura e melhorar os serviços oferecidos à população. Além disso, os engenheiros também podem propor novas soluções tecnológicas para o bem-estar da sociedade. 
A importância do engenheiro é evidente em vários aspectos, como:
  • Infraestrutura
    Os engenheiros são responsáveis por garantir que a infraestrutura seja construída de forma segura e eficiente, de modo a sustentar a sociedade. 
  • Desenvolvimento econômico
    A engenharia tem um impacto significativo no desenvolvimento econômico do país. 
  • Segurança pública
    Os engenheiros são responsáveis por garantir a segurança pública, por exemplo, ao garantir que as construções sejam resistentes a eventos externos. 
  • Qualidade de vida
    A engenharia contribui para a qualidade de vida das pessoas, por exemplo, ao garantir que as construções sejam seguras e eficientes. 
  • Economia de materiais
    Os engenheiros realizam cálculos antes da construção, o que permite economizar materiais, como aço e concreto. 
  • Redução de gastos futuros
    Um bom projeto de engenharia também reduz gastos futuros com manutenções corretivas. 

Sem abelhas, sem alimento.

Polinizadores em risco de extinção são ameaça à vida do ser humano
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) está investigando o extermínio de abelhas em colmeias de São Paulo e Minas Gerais. Os estudos devem estar concluídos no primeiro semestre de 2015. Trata-se de um problema de escala mundial, presente, inclusive, em países do chamado primeiro mundo, e que traz como consequência grave ameaça aos seres vivos do planeta, inclusive o homem.

De acordo com o coordenador geral de Avaliação e Controle de Substâncias Químicas e Produtos Perigosos do Ibama, Márcio Freitas, o órgão está reavaliando, desde 2010, vários produtos suspeitos de causar colapsos e distúrbios em colmeias paulistas e mineiras. Segundo Freitas, que integra o Comitê de Assessoramento da Iniciativa Brasileira para Conservação e Uso Sustentável dos Polinizadores, a intoxicação prejudica a comunicação entre as abelhas e isto impede que elas retornem às colmeias, levando ao extermínio dos enxames. 

IMPORTÂNCIA ECONÔMICA
A mortandade disseminada das abelhas foi tema de explanação de Cavalcanti, em audiência pública na Câmara dos Deputados. De acordo com o secretário, 87,5% das espécies de plantas com flores conhecidas no mundo dependem de polinizadores (insetos, aves, mamíferos) para gerarem frutos e sementes sadios. 

Segundo Cavalcanti, os polinizadores são tão importantes que 75% da alimentação humana dependem, direta ou indiretamente, de plantas polinizadas ou beneficiadas pela polinização. E esclareceu: “Sem polinizadores, as plantas dependentes não se reproduzem e as populações que delas necessitam declinam e a abelha do mel (Apismellifera) é o polinizador de importância agrícola mais utilizado no mundo”.

Ele se lembrou da importância econômica dos polinizadores, que movem economia mundial. Dados de 2007 mostram que verduras e frutas lideram as categorias de alimento que necessitam de insetos para a polinização, gerando riquezas em torno de R$ 160 bilhões (50 bilhões de euros) para cada uma dessas áreas. Em 2009, o valor econômico anual total da polinização girou na cada dos R$ 489,6 bilhões (cerca de 153 bilhões de euros), o que representou 9,5% do valor da produção agrícola mundial para alimentação humana em 2005.

FRUTAS E VERDURAS
A cada ano, os polinizadores naturais geram uma economia superior a R$ 483 bilhões, no caso das culturas beneficiadas pela polinização por insetos, e a quantia astronômica de R$ 2,435 trilhões quando se trata dos cultivos dependentes da ação dos polinizadores. O alerta, repassado aos parlamentares, é de que o declínio da quantidade de polinizadores pode levar à redução da produção de frutas, verduras e estimulantes (como café) abaixo do necessário para o consumo atual global.
Insetos, aves e animais polinizadores, como o morcego, estão ameaçados por causa da fragmentação dos habitats naturais, pela falta de práticas agrícolas amigáveis à sua conservação; surgimento de doenças; e mudanças climáticas inesperadas. 

A Iniciativa Internacional para Uso Sustentável dos Polinizadores (IPI, na sigla em inglês), criada no ano 2000 e articulada pela Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB), está empenhada em monitorar o declínio de polinizadores, suas causas e seu impacto; resolver a falta de informações taxonômicas (que define os grupos de organismos biológicos) sobre polinizadores; medir o valor econômico da polinização; e promover a conservação, restauração e uso sustentável da diversidade de polinizadores na agricultura e em ecossistemas relacionados. 

MAIS CONHECIMENTO
A iniciativa visa ampliar o conhecimento e oferecer ferramentas acessíveis aos profissionais que trabalham com a polinização; disponibilizar orientações e publicações sobre as limitações desta prática, manejo de serviços relacionados com agroecossistemas (que são a interpretação, avaliação e manejo do sistema agrícola, que permitem conduzir a produção com base nas inter-relações entre os elementos constitutivos desses sistemas, como homem e recursos naturais – solo, água, plantas e organismos e microrganismos – e entre outros sistemas externos, do ponto de vista econômico, social, cultural e ambiental), e valoração socioeconômica da polinização, além de fornecer ferramentas fáceis de serem utilizadas na identificação de polinizadores. 

Uma das vertentes do projeto prevê a capacitação de agricultores para conservar e utilizar os serviços dos polinizadores silvestres, bem como melhorar a capacidade de pesquisa e construir ferramentas para desenvolvimento e manejo dos serviços de polinização. Várias culturas já se beneficiam dos resultados desses esforços, como é o caso da produção de melão, maracujá, melancia, abóbora, caju, castanha do Brasil, maçã, canola, tomate e algodão, entre outras.


As abelhas são responsáveis pela polinização de 70% das culturas agrícolas, com destaque para: 
100% amêndoas 
90% maçãs 
90% mirtilo
48% pêssegos
27% laranjas
16% algodão
5% soja

quarta-feira, 2 de março de 2016

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E OS 5 RS


Cartilha de Educação Ambiental
Cuidando do Planeta com Atitudes Sustentáveis
Autora: Renata Bravo

O que é Educação Ambiental?

Educação Ambiental é um processo que ajuda as pessoas a entenderem a importância de proteger o meio ambiente. Ela desenvolve valores, atitudes e ações que contribuem para a preservação da natureza e de todas as formas de vida no planeta.

Através da Educação Ambiental, aprendemos a:

Reconhecer a importância da natureza em nossas vidas.

Compreender como os seres humanos, as culturas e o ambiente estão conectados.

Desenvolver atitudes e habilidades que ajudam a conservar o planeta.

Tornar-se uma pessoa mais consciente e responsável.

Entender os riscos da exploração excessiva dos recursos naturais.

Adotar práticas sustentáveis no dia a dia.

Você sabia?
O Dia Nacional da Educação Ambiental é comemorado em 3 de junho!

- A Educação Ambiental está presente em todas as disciplinas escolares. Ela é considerada um tema transversal pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e é essencial para construirmos um futuro mais sustentável.

- A Política dos 5 Rs – Pequenas Atitudes, Grandes Mudanças!

A Política dos 5 Rs propõe mudanças simples no nosso dia a dia que fazem grande diferença para o meio ambiente:

1- Repensar
Vamos refletir sobre os nossos hábitos de consumo. Será que precisamos mesmo comprar algo novo? Podemos reutilizar, consertar ou doar? Como descartamos nosso lixo? Fazemos a separação correta?

- Em sala de aula: proponha rodas de conversa sobre consumo consciente. Faça perguntas que levem os alunos a pensar antes de consumir ou jogar fora.

2- Reduzir
Consuma com mais consciência. Prefira produtos duráveis, com pouca embalagem, reutilizáveis ou biodegradáveis.

- Exemplos:

Use sacolas reutilizáveis.

Dê preferência a produtos com refil.

Use pilhas recarregáveis e lâmpadas econômicas.

3- Recusar
Diga não a produtos que fazem mal à natureza! Evite plásticos descartáveis, produtos com muito lixo eletrônico ou substâncias tóxicas.

- Em sala de aula: peça que os alunos façam uma lista de produtos que devemos recusar e por quê.

4- Reutilizar
Antes de jogar fora, pense: posso usar isso de novo? Embalagens, papéis, garrafas e roupas podem ganhar uma nova utilidade!

- Atividades práticas:

Fazer brinquedos com material reciclado.

Criar blocos de rascunho com papel usado.

Organizar oficinas de reutilização com as famílias.

5- Reciclar
A reciclagem é uma forma de transformar o lixo em novos produtos, reduzindo o impacto ambiental e gerando emprego.

- Prática na escola:

Criar pontos de coleta seletiva.

Visitar cooperativas de reciclagem.

Separar corretamente papel, plástico, metal e vidro.

- O que podemos fazer juntos?

Promover debates e oficinas sobre sustentabilidade.

Organizar um seminário escolar para apresentar projetos ambientais.

Incentivar ações de coleta seletiva em casa e na escola.

Envolver a comunidade em campanhas de conscientização.

- Um dado importante:
O Brasil produz cerca de 240 mil toneladas de lixo por dia, mas apenas 2% é reciclado! Podemos mudar isso com atitudes conscientes.

- Educação ambiental é mais do que aprender sobre a natureza — é aprender a viver em harmonia com ela.

- Conclusão:

A transformação começa com você! Cada escolha que fazemos impacta o planeta. Quando repensamos, reduzimos, recusamos, reutilizamos e reciclamos, estamos construindo um futuro melhor.

Juntos, podemos ser agentes da mudança!

domingo, 28 de fevereiro de 2016

Temos de estabelecer uma relação saudável com o dinheiro...

... uma relação positiva, que deve começar desde a infância.
Um dos primeiros aspectos que devemos considerar na prática do consumo consciente é nossa relação com o dinheiro.
Alguns pontos tornam-se essenciais para que possamos ter a compreensão correta do que o dinheiro representa em nossas vidas.




A primeira pergunta que todo consumidor deve fazer a si mesmo na hora de consumir é ...
" Eu preciso ou eu quero isto?"

Opção 1 - Eu preciso.
Se a resposta se insere em um conceito real de necessidade, é importante verificar o que cortar de seu orçamento para que aquela necessidade seja atendida.
Assim, identificamos o supérfluo e o indispensável.

Opção 2 - Eu quero.
A pessoa somente deve adquirir o bem se tiver orçamento extra para aquele gasto.
Em outros termos, a pessoa deve encaixar aquele gasto supérfluo em seu orçamento; caso contrário, a despesa não deve ser realizada.


Aprender a organizar o orçamento familiar é um processo que começa desde a infância.
As crianças devem entender a diferença entre querer e precisar.
As reais necessidades devem vir sempre em primeiro lugar. É essencial desenvolver nas crianças o conceito de que, quando o dinheiro não dá para tudo, é preciso saber escolher.
Essa é a noção básica de orçamento familiar.


Poupar, muitas vezes, pode ser um ato de sacrifício. Porém, o resultado é sempre compensador, pois permite que tenhamos segurança em relação a nosso futuro.
Poupar pensando no futuro é outra idéia essencial para nossa relação como dinheiro.
Poupar significa poder atingir os objetivos estabelecidos e viver melhor.



É muito importante mantermos uma relação ética com o dinheiro e com a sociedade.
Ganhar dinheiro não é fácil e exige esforço e trabalho ...
Dar exemplos às crianças e aos jovens é essencial.
Use atitudes no dia a dia para orientá-los.



O que você faz quando ...
... a conta do restaurante não registra algo consumido?
... o caixa de uma loja lhe devolve o troco com o valor maior que o devido?
Você expõe o erro ou omite o fato?
Lembre-se de que, com certeza, as crianças estão observando sua atitude.


É importante ajudar as crianças e os jovens a desenvolver um espírito empreendedor.
Para isso, uma conversa sobre como usar a mesada adequadamente e controlar o orçamento da família é muito importante.

crianças fazendo doações

Doar também faz parte de nossa relação com o dinheiro.
Todos nós temos a noção de que existem pessoas que não possuem o suficiente para viver bem.
Também sabemos que ajudar, dentro de nossas possibilidades, é um ato de cidadania ...
... seja por meio de doações em dinheiro ou por meio de trabalho comunitário.

sábado, 6 de fevereiro de 2016

Camas para pets


Que oferecem tanto conforto, quanto estilo.


Caixas de frutas


Pneu


Armário


Mesa (virada ao contrário)