POR RENATA BRAVO - PESQUISAS, TECNOLOGIA ASSISTIVA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL DESDE 2013
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Dilemas da Sustentabilidade frente ao consumismo

sexta-feira, 4 de março de 2016

Abrace uma árvore! Ela é divina e tem os seus dons ...



Fazemos parte da natureza. Podemos recarregar nossa energia abraçando uma árvore. Ela refaz o equilíbrio de nosso corpo. Estar interligado com a natureza restaura a saúde. A árvore faz a ligação do céu e da terra.


Quando o engenheiro não está na obra, o pedreiro usa suas habilidades...


O engenheiro é um profissional essencial para o desenvolvimento da sociedade, pois é responsável por projetar e supervisionar a construção de infraestruturas, como estradas, pontes, edifícios, túneis, metrôs, portos, barragens, e estádios. 
A engenharia é fundamental para o progresso de um país, pois permite aumentar a infraestrutura e melhorar os serviços oferecidos à população. Além disso, os engenheiros também podem propor novas soluções tecnológicas para o bem-estar da sociedade. 
A importância do engenheiro é evidente em vários aspectos, como:
  • Infraestrutura
    Os engenheiros são responsáveis por garantir que a infraestrutura seja construída de forma segura e eficiente, de modo a sustentar a sociedade. 
  • Desenvolvimento econômico
    A engenharia tem um impacto significativo no desenvolvimento econômico do país. 
  • Segurança pública
    Os engenheiros são responsáveis por garantir a segurança pública, por exemplo, ao garantir que as construções sejam resistentes a eventos externos. 
  • Qualidade de vida
    A engenharia contribui para a qualidade de vida das pessoas, por exemplo, ao garantir que as construções sejam seguras e eficientes. 
  • Economia de materiais
    Os engenheiros realizam cálculos antes da construção, o que permite economizar materiais, como aço e concreto. 
  • Redução de gastos futuros
    Um bom projeto de engenharia também reduz gastos futuros com manutenções corretivas. 

Sem abelhas, sem alimento.

Polinizadores em risco de extinção são ameaça à vida do ser humano
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) está investigando o extermínio de abelhas em colmeias de São Paulo e Minas Gerais. Os estudos devem estar concluídos no primeiro semestre de 2015. Trata-se de um problema de escala mundial, presente, inclusive, em países do chamado primeiro mundo, e que traz como consequência grave ameaça aos seres vivos do planeta, inclusive o homem.

De acordo com o coordenador geral de Avaliação e Controle de Substâncias Químicas e Produtos Perigosos do Ibama, Márcio Freitas, o órgão está reavaliando, desde 2010, vários produtos suspeitos de causar colapsos e distúrbios em colmeias paulistas e mineiras. Segundo Freitas, que integra o Comitê de Assessoramento da Iniciativa Brasileira para Conservação e Uso Sustentável dos Polinizadores, a intoxicação prejudica a comunicação entre as abelhas e isto impede que elas retornem às colmeias, levando ao extermínio dos enxames. 

IMPORTÂNCIA ECONÔMICA
A mortandade disseminada das abelhas foi tema de explanação de Cavalcanti, em audiência pública na Câmara dos Deputados. De acordo com o secretário, 87,5% das espécies de plantas com flores conhecidas no mundo dependem de polinizadores (insetos, aves, mamíferos) para gerarem frutos e sementes sadios. 

Segundo Cavalcanti, os polinizadores são tão importantes que 75% da alimentação humana dependem, direta ou indiretamente, de plantas polinizadas ou beneficiadas pela polinização. E esclareceu: “Sem polinizadores, as plantas dependentes não se reproduzem e as populações que delas necessitam declinam e a abelha do mel (Apismellifera) é o polinizador de importância agrícola mais utilizado no mundo”.

Ele se lembrou da importância econômica dos polinizadores, que movem economia mundial. Dados de 2007 mostram que verduras e frutas lideram as categorias de alimento que necessitam de insetos para a polinização, gerando riquezas em torno de R$ 160 bilhões (50 bilhões de euros) para cada uma dessas áreas. Em 2009, o valor econômico anual total da polinização girou na cada dos R$ 489,6 bilhões (cerca de 153 bilhões de euros), o que representou 9,5% do valor da produção agrícola mundial para alimentação humana em 2005.

FRUTAS E VERDURAS
A cada ano, os polinizadores naturais geram uma economia superior a R$ 483 bilhões, no caso das culturas beneficiadas pela polinização por insetos, e a quantia astronômica de R$ 2,435 trilhões quando se trata dos cultivos dependentes da ação dos polinizadores. O alerta, repassado aos parlamentares, é de que o declínio da quantidade de polinizadores pode levar à redução da produção de frutas, verduras e estimulantes (como café) abaixo do necessário para o consumo atual global.
Insetos, aves e animais polinizadores, como o morcego, estão ameaçados por causa da fragmentação dos habitats naturais, pela falta de práticas agrícolas amigáveis à sua conservação; surgimento de doenças; e mudanças climáticas inesperadas. 

A Iniciativa Internacional para Uso Sustentável dos Polinizadores (IPI, na sigla em inglês), criada no ano 2000 e articulada pela Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB), está empenhada em monitorar o declínio de polinizadores, suas causas e seu impacto; resolver a falta de informações taxonômicas (que define os grupos de organismos biológicos) sobre polinizadores; medir o valor econômico da polinização; e promover a conservação, restauração e uso sustentável da diversidade de polinizadores na agricultura e em ecossistemas relacionados. 

MAIS CONHECIMENTO
A iniciativa visa ampliar o conhecimento e oferecer ferramentas acessíveis aos profissionais que trabalham com a polinização; disponibilizar orientações e publicações sobre as limitações desta prática, manejo de serviços relacionados com agroecossistemas (que são a interpretação, avaliação e manejo do sistema agrícola, que permitem conduzir a produção com base nas inter-relações entre os elementos constitutivos desses sistemas, como homem e recursos naturais – solo, água, plantas e organismos e microrganismos – e entre outros sistemas externos, do ponto de vista econômico, social, cultural e ambiental), e valoração socioeconômica da polinização, além de fornecer ferramentas fáceis de serem utilizadas na identificação de polinizadores. 

Uma das vertentes do projeto prevê a capacitação de agricultores para conservar e utilizar os serviços dos polinizadores silvestres, bem como melhorar a capacidade de pesquisa e construir ferramentas para desenvolvimento e manejo dos serviços de polinização. Várias culturas já se beneficiam dos resultados desses esforços, como é o caso da produção de melão, maracujá, melancia, abóbora, caju, castanha do Brasil, maçã, canola, tomate e algodão, entre outras.


As abelhas são responsáveis pela polinização de 70% das culturas agrícolas, com destaque para: 
100% amêndoas 
90% maçãs 
90% mirtilo
48% pêssegos
27% laranjas
16% algodão
5% soja

quarta-feira, 2 de março de 2016

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E OS 5 RS

Educação ambiental é um processo de conscientização sobre o meio ambiente, que visa a desenvolver atitudes e habilidades que contribuam para a preservação do planeta:

- Reconhecer valores e conceitos relacionados ao meio ambiente
- Entender as inter-relações entre seres humanos, culturas e meio ambiente
- Construir conhecimentos, habilidades, atitudes e competências para a conservação do meio ambiente
- Despertar uma atitude mais responsável em relação ao meio ambiente
- Informar sobre os riscos e consequências da exploração dos recursos naturais
- Promover práticas sustentáveis de manejo ambiental

A educação ambiental é um tema transversal dos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ministério da Educação e Cultura. É uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento sustentável, pois busca mudar as atitudes das pessoas e promover a conscientização ecológica.

O Dia Nacional da Educação Ambiental é comemorado no dia 3 de junho.

A política dos Rs é conhecida e utilizada por muitos. Ela consiste no ato de repensar, reduzir, recusar, reutilizar e reciclar.
Reciclagem é um termo utilizado para indicar o reaproveitamento ou a reutilização de um material que por algum motivo foi rejeitado. A partir da reciclagem diminuem a quantidade de lixo que é jogada na natureza e a quantidade de energia e de matéria-prima que é utilizada para a produção de novos produtos.
No Brasil, cerca de 240 mil toneladas de lixo são produzidas diariamente, sendo que apenas 2% desse lixo é reciclado. Agora se somarmos toda a produção mundial de lixo diário, veremos números assustadores.
É extremamente importante que nossos alunos se conscientizem e tenham ações práticas que reduzam o seu impacto sobre o planeta Terra. Para isso é imprescindível que eles saibam o que significam os 5 Rs (repensar, reduzir, recusar, reutilizar e reciclar). Abaixo listaremos o significado dos 5 Rs e como o professor pode trabalhá-los em sala de aula.
1º R: Repensar. É muito importante repensar hábitos de consumo e descarte. Será que o que você está comprando é algo de que realmente necessita? Será que algumas vezes você consome por impulso e acaba cometendo desperdício? Ao invés de comprar algo novo, você não poderia reaproveitar algo que já tem? Você compra um tênis, um computador, uma peça de roupa nova, mas o que você faz com os antigos? Você os reaproveita ou joga no lixo comum? Como você descarta o lixo na sua casa? Você separa embalagens, matéria orgânica e óleo de cozinha usado, jogando no lixo apenas o que não for reutilizável ou reciclável? Essas e outras perguntas podem ser feitas aos alunos a fim de que eles repensem a maneira como estão consumindo e também como estão descartando o lixo que produzem.
2º R: Reduzir. Consumir menos produtos, dando preferência aos que tenham maior durabilidade. Uma forma de reduzir é: adquirir refis de produtos; escolher produtos que tenham menos embalagens ou embalagens econômicas; dar prioridade às embalagens retornáveis; adquirir produtos a granel; ter sempre sua sacola de compras ao invés de utilizar as sacolinhas de plástico; usar a criatividade e fazer bijuterias, brinquedos e presentes personalizados utilizando materiais recicláveis; utilizar pilhas recarregáveis ao invés de pilhas alcalinas; utilizar lâmpadas econômicas, etc.
3º R: Recusar. Quando você recusa produtos que prejudicam a saúde e o meio ambiente está contribuindo para um mundo mais limpo. Prefira produtos de empresas que tenham compromisso com o meio ambiente e sempre fique atento às datas de validade dos produtos. Recuse sacos plásticos e embalagens não recicláveis, aerossóis e lâmpadas incandescentes.
4º R: Reutilizar. Ao reutilizar, você estará ampliando a vida útil do produto, além de economizar na extração de matérias-primas virgens. Muitas pessoas criam produtos artesanais a partir de embalagens de vidro, papel, plástico, metal, cd’s, etc. Utilize os dois lados do papel e faça blocos de rascunho, pois, assim, você preserva muitas árvores.
5º R: Reciclar. Ao reciclar qualquer produto reduz-se o consumo de água, energia e matéria-prima, além de gerar trabalho e renda para milhares de pessoas. Faça a coleta seletiva e contribua com um mundo mais sustentável.
Após esclarecer e discutir com os alunos o significado dos 5 Rs, o professor pode propor um seminário, no qual os alunos apresentarão às outras turmas da escola o que aprenderam e quais atitudes práticas devemos tomar no dia a dia para termos um mundo mais sustentável.

domingo, 28 de fevereiro de 2016

Temos de estabelecer uma relação saudável com o dinheiro...

... uma relação positiva, que deve começar desde a infância.
Um dos primeiros aspectos que devemos considerar na prática do consumo consciente é nossa relação com o dinheiro.
Alguns pontos tornam-se essenciais para que possamos ter a compreensão correta do que o dinheiro representa em nossas vidas.




A primeira pergunta que todo consumidor deve fazer a si mesmo na hora de consumir é ...
" Eu preciso ou eu quero isto?"

Opção 1 - Eu preciso.
Se a resposta se insere em um conceito real de necessidade, é importante verificar o que cortar de seu orçamento para que aquela necessidade seja atendida.
Assim, identificamos o supérfluo e o indispensável.

Opção 2 - Eu quero.
A pessoa somente deve adquirir o bem se tiver orçamento extra para aquele gasto.
Em outros termos, a pessoa deve encaixar aquele gasto supérfluo em seu orçamento; caso contrário, a despesa não deve ser realizada.


Aprender a organizar o orçamento familiar é um processo que começa desde a infância.
As crianças devem entender a diferença entre querer e precisar.
As reais necessidades devem vir sempre em primeiro lugar. É essencial desenvolver nas crianças o conceito de que, quando o dinheiro não dá para tudo, é preciso saber escolher.
Essa é a noção básica de orçamento familiar.


Poupar, muitas vezes, pode ser um ato de sacrifício. Porém, o resultado é sempre compensador, pois permite que tenhamos segurança em relação a nosso futuro.
Poupar pensando no futuro é outra idéia essencial para nossa relação como dinheiro.
Poupar significa poder atingir os objetivos estabelecidos e viver melhor.



É muito importante mantermos uma relação ética com o dinheiro e com a sociedade.
Ganhar dinheiro não é fácil e exige esforço e trabalho ...
Dar exemplos às crianças e aos jovens é essencial.
Use atitudes no dia a dia para orientá-los.



O que você faz quando ...
... a conta do restaurante não registra algo consumido?
... o caixa de uma loja lhe devolve o troco com o valor maior que o devido?
Você expõe o erro ou omite o fato?
Lembre-se de que, com certeza, as crianças estão observando sua atitude.


É importante ajudar as crianças e os jovens a desenvolver um espírito empreendedor.
Para isso, uma conversa sobre como usar a mesada adequadamente e controlar o orçamento da família é muito importante.

crianças fazendo doações

Doar também faz parte de nossa relação com o dinheiro.
Todos nós temos a noção de que existem pessoas que não possuem o suficiente para viver bem.
Também sabemos que ajudar, dentro de nossas possibilidades, é um ato de cidadania ...
... seja por meio de doações em dinheiro ou por meio de trabalho comunitário.

sábado, 6 de fevereiro de 2016

Camas para pets


Que oferecem tanto conforto, quanto estilo.


Caixas de frutas


Pneu


Armário


Mesa (virada ao contrário)