Translate

VOCÊ PEGA UMA COISA E TRANSFORMA EM OUTRA. NÃO É APENAS RECICLAGEM, É ARTE!

Desde a pré-história, a arte sempre teve um sentido transformador, que não precisa de justificativas.
Esta para confundir, perturbar, provocar e incitar o espectador... um convite a reflexão sobre questões filosóficas e cotidianas.


O propósito do blog é: a experiência da ressignificação, de somar conhecimentos sobre a matéria que está sendo tratada. Especialmente aquelas que são complexas em locomover o objeto de estudo ao laboratório, por exemplo, na Astronomia. A observação junto com a experimentação, fazem parte de um método científico que trabalha de maneira complementária e permite realizar a verificação empírica dos fenômenos.

É a ressignificação da mente humana.

É a simplicidade e complexidade em um mesmo trabalho, transcendendo os limites físicos e lúdicos.

A RECICLAGEM MATERIAL , NÃO É A FINALIDADE DO BLOG.

E frente a ressignificação no que concerne a conscientização ambiental:

A relação consumista precisa ser reeducada,pois a raiz de impactos sociais e ambientais, é o consumo desenfreado, desequilibrado e descarte inadequado!

O consumo consciente ajuda a diminuir impactos negativos no meio em que vivemos.
Precisa-se ressignificar os pensamentos e conscientizar da vida em coletivo; conciliar o meio social e o natural ; e reavaliar a aprendizagem humana na perspectiva de reintegração pessoal, social e educacional.


SUSTENTABILIDADE NÃO É SÓ MEIO AMBIENTE. TEM A VER COM LEGADO E RELAÇÕES HUMANAS. É um ato de civilidade, faz parte de uma harmonia social que demonstra respeito pelo próximo e torna a sociedade mais justa.

Renata Bravo
brincadeirasustentavel@gmail.com
ORAI E VIGIAI

Bem vindo e muito obrigada pela visita!

Plasticidade quer dizer MOLDÁVEL. Ter capacidade de se transformar, é uma das características do nosso sistema nervoso. A plasticidade neural é uma propriedade intrínseca do ser humano que acontece durante a aprendizagem ou durante as mudanças compensatórias causadas por uma lesão. Até pouco tempo acreditava-se que a plasticidade existia somente na infância, ou seja, enquanto o cérebro não teria se formado completamente. Atualmente sabe-se que milhares de neurônios são criados diariamente também no cérebro adulto, gerando mudanças contínuas durante toda a vida.

A arte é perfeita,
é moldável ,
é alcançável,
é transformadora.

quarta-feira, 6 de abril de 2016

Conhecendo o mundo através das sensações

A estimulação à aprendizagem deve iniciar a partir do nascimento, pela família, ou por quem quer que esteja encarregado dos cuidados da criança, para lhe garantir um aprendizado saudável e prazeroso. 

Elogios, palavras amorosas são estímulos capazes de garantir a autoestima, a autonomia e a independência do indivíduo na vida adulta. 

Entender o processo de aprendizagem e suas implicações, é o primeiro passo para quem quer que esteja envolvido na educação de crianças. 

Dele devem partir os planejamentos e as intervenções que se acharem necessárias para melhor aproveitamento do conhecimento. 

Ter consciência de que cada ser humano é único e possui suas peculiaridades e dificuldades, que devem ser respeitadas e trabalhadas de forma individual, valendo-se daquilo que o indivíduo traz consigo, ou seja, sua carga genética, sua estória de vida, seu contexto sociocultural. 

Saber observar qual é o nível da criança em relação às aprendizagens, aos jogos, às brincadeiras e demais situações a que ela seja exposta é demasiado importante para que não 11 perca o gosto por aquilo que ela vem fazendo. 

Sempre a incentivando a buscar, quanto maior a segurança e o estímulo mais motivação terá para aprender. 

Trabalhar com materiais diversos, que fazem parte do cotidiano das crianças, além de estimular a aprendizagem irá torná-la mais prazerosa e agradável, oferecendo oportunidade de maior crescimento intelectual e afetivo. 

A escola deve estimular a aprendizagem das crianças, fazendo uso dos mais diversos meios e ambientes, oportunizando de forma positiva o maior número de experiências possível. 

Conhecer o aluno, suas potencialidades, o processo de aprendizagem em que se encontra para poder motivá-lo a aprender. 

Para que a criança seja estimulada há que se criar um vínculo de afetividade com ela, e este vínculo será natural com sua família, com aqueles que lhe cuidaram, mas terá que ser cuidadosamente traçado pelos educadores para que consigam o objetivo principal da educação, que é o desenvolvimento do indivíduo como um todo, cognitivo, afetivo e motor.





































Tapete de texturas

Possibilita as crianças a sentirem diferentes texturas, explorando diferentes materiais como algodão, lixa, botões, espuma, eva, papéis ondulados entre outros, estimulando assim a coordenação motora ampla, a percepção tátil, a curiosidade e a imaginação.





















---------------------
e mais recursos educativos





































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.