Se possível, colabore com o blog, enviando pix de qualquer valor para: renatarjbravo@gmail.com

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Conhecendo o mundo através das sensações

A estimulação à aprendizagem deve iniciar a partir do nascimento, pela família, ou por quem quer que esteja encarregado dos cuidados da criança, para lhe garantir um aprendizado saudável e prazeroso. 

Elogios, palavras amorosas são estímulos capazes de garantir a autoestima, a autonomia e a independência do indivíduo na vida adulta. 

Entender o processo de aprendizagem e suas implicações, é o primeiro passo para quem quer que esteja envolvido na educação de crianças. 

Dele devem partir os planejamentos e as intervenções que se acharem necessárias para melhor aproveitamento do conhecimento. 

Ter consciência de que cada ser humano é único e possui suas peculiaridades e dificuldades, que devem ser respeitadas e trabalhadas de forma individual, valendo-se daquilo que o indivíduo traz consigo, ou seja, sua carga genética, sua estória de vida, seu contexto sociocultural. 

Saber observar qual é o nível da criança em relação às aprendizagens, aos jogos, às brincadeiras e demais situações a que ela seja exposta é demasiado importante para que não perca o gosto por aquilo que ela vem fazendo. 

Sempre a incentivando a buscar, quanto maior a segurança e o estímulo mais motivação terá para aprender. 

Trabalhar com materiais diversos, que fazem parte do cotidiano das crianças, além de estimular a aprendizagem irá torná-la mais prazerosa e agradável, oferecendo oportunidade de maior crescimento intelectual e afetivo. 

A escola deve estimular a aprendizagem das crianças, fazendo uso dos mais diversos meios e ambientes, oportunizando de forma positiva o maior número de experiências possível. 

Conhecer o aluno, suas potencialidades, o processo de aprendizagem em que se encontra para poder motivá-lo a aprender. 

Para que a criança seja estimulada há que se criar um vínculo de afetividade com ela, e este vínculo será natural com sua família, com aqueles que lhe cuidaram, mas terá que ser cuidadosamente traçado pelos educadores para que consigam o objetivo principal da educação, que é o desenvolvimento do indivíduo como um todo, cognitivo, afetivo e motor.

Leia também : https://brinquedosmaterialreutilizado.blogspot.com/2020/05/observe-as-diferencas-entre-uma-mao.html

https://brinquedosmaterialreutilizado.blogspot.com/search?q=descobertas+sensoriais

Instagram https://www.instagram.com/brincadeirasustentavel/









































Tapete de texturas

Possibilita as crianças a sentirem diferentes texturas, explorando diferentes materiais como algodão, lixa, botões, espuma, eva, papéis ondulados entre outros, estimulando assim a coordenação motora ampla, a percepção tátil, a curiosidade e a imaginação.





















---------------------
e mais recursos educativos




































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.