POR RENATA BRAVO - DESDE 2013
** O blog não tem patrocinador e precisa da sua ajuda. ** Sua contribuição é importante para produzir conteúdo de qualidade e dar continuidade ao blog. ** Pix solidário - chave: renatarjbravo@gmail.com
No mundo globalizado, nos deparamos com um consumismo exagerado na aquisição de bens de consumo por parte de todas as populações e, com isso, acabamos produzindo uma quantidade enorme de lixo por habitante, cujo destino final nem sempre é o adequado pelos governos e políticas de saúde dos países. Estudos revelam que 30% do lixo produzido no Brasil, são jogados nas ruas sem nenhuma preocupação por parte da população, isto acaba ocasionando problemas sérios e graves ao meio ambiente que afetam a todos nos grandes centros urbanos. Problemas como: entupimento de bueiros e galerias pluviais, podem causar doenças transmitidas pela água contaminada que tem dificuldade de escoar, propiciando doenças como: cólera, hepatites, leptospirose, dengue entre outras. A contaminação do solo também é um indicativo importante para surgimento de outras doenças na população, cuja transmissão ocorre predominantemente por animais sinantrópicos como: roedores, insetos, aranhas entre outros. É importante que tenhamos uma responsabilidade ambiental no sentido de mudar paradigmas, nos cerceando de conscientização coletiva, para mudança de hábitos nas pessoas, para que possamos melhorar a nossa qualidade de vida com atitudes como:
-Realizar coleta seletiva de lixo em: indústrias, residências, serviços de saúde, restaurantes e Instituição de longa permanência para idosos entre outros; -Utilizar materiais recicláveis na construção civil; -Estimular o surgimento de cooperativas com inclusão de catadores de materiais recicláveis; -Preservar e recuperar áreas verdes; -Estimular a agricultura urbana; -Usar copos individuais nos locais de trabalho.
Com estas atitudes individuais, conseguiremos alcançar o objetivo de um meio ambiente mais saudável e agradável para futuras gerações, isentando-as de acometimento por doenças e complicações destas, que podem evoluir para mortes, decorrentes do desrespeito ao solo urbano e rural , no qual estamos vivenciando atualmente.
VAMOS SUPERAR A ERA DO DESPERDÍCIO E TRANSFORMAR O LIXO EM RECURSO.

quinta-feira, 14 de abril de 2016

Estufa de garrafas pet

PASSO A PASSO ESTUFA DE GARRAFA RECICLÁVEL

Este é um projeto prático e fácil que pode contar com a participação de toda a família – transformar garrafas pet de plástico ​​em uma estufa, e em seguida, plantar sua horta ou suas flores e apreciar o crescimento.
– Claramente, a primeira coisa a fazer é recolher as garrafas. Garrafas pet de dois litros são as melhores. Mas lembre-se, se você está pensando em uma estuda de tamanho maior, você vai precisar de 2.000 ou mais.
– As garrafas deverão ser lavadas, ter seus rótulos retirados e em seguida, ter seus fundos cortados com uma tesoura. Procure fazer isso quando já tiver todas as garrafas pet coletadas.
– A estrutura básica da estufa é constituída a partir de filas de garrafas, passadas através de um cabo de madeira que é fixado a uma armação de madeira , feitas a partir de pedaços de madeira de 4 centímetros x 4 centímetros. O quadro deve seguir o tamanho que você deseja para sua estufa.
– As garrafas devem ser colocadas uma após a outra, produzindo assim um tubo de plástico. A última e a primeira garrafa devem ser colocadas em direção oposta as outras, de modo que você tenha o gargalo da garrafa em cada extremidade. Uma vez concluído, você deve fixá-la a estrutura usando pregos, através dos orifícios perfurados na madeira. Continue adicionando os tubos de garrafa até que a estrutura toda esteja coberta e forme as paredes da estufa
– A porta da estufa pode ser facilmente feita como um quadro de madeira menor separado, com dobradiças para anexá-la ao resto da estrutura.
– O telhado pode ser plano ou inclinado. Se for um declive é melhor fazer dois
quadros triangulares para não empenar. Depois é só preencher com tubos de garrafas de tamanho adequado.
Para manter a coisa toda ancorada ao solo, fixe com concreto quatro postes de oito centímetros  cada no chão, nos cantos aonde a estufa será instalada. Feito isso, os quadros individuais cobertos com tubos de garrafas pet podem ser facilmente aparafusado na posição correta.

LISTA DE MATERIAIS

A quantidade de material que você precisa, obviamente, varia de acordo com o tamanho e a forma da sua estufa, mas para a estufa descrita acima você vai precisar de 1600 garrafas pet, madeira, cabos de madeira, parafusos, pregos, dobradiças e cimento.
Fazer sua própria estufa a partir de garrafas de plástico é uma ótima maneira de transformar ” lixo ” em algo realmente útil . É preciso um pouco de esforço, certamente, mas o resultado final é um edifício muito eco -friendly que vai permitir que você cultive plantas e flores o ano todo.
Como construir uma estufa de garrafa Pet 1
Como construir uma estufa de garrafa Pet 2
Como construir uma estufa de garrafa Pet 4


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.