POR RENATA BRAVO - TECNOLOGIA ASSISTIVA DESDE 2013
email de contato - renatarjbravo@gmail.com

Dilemas da Sustentabilidade frente ao consumismo

terça-feira, 31 de janeiro de 2023

segunda-feira, 23 de janeiro de 2023

Produção de Horticultura

 




O Meio Ambiente tem sua própria Lei do Retorno.


 

Localize-se!

A rosa dos ventos é um instrumento antigo que ajuda a localizar um objeto ou uma pessoa em um determinado espaço geográfico. Ela é composta por quatro pontos cardeais (N, S, L, O), quatro pontos colaterais (NE, SE, NO, SO) e oito pontos subcolaterais, e é utilizada para orientação no espaço. Ela é um instrumento de navegação e orientação, que ajuda a identificar a posição de um referencial e a guiar-se com maior facilidade.

A rosa dos ventos é utilizada em:
- Bússolas
- Mapas
- Plantas
- Maquetes
- Equipamentos espaciais
- Aplicativos de localização de smartphone, como Google Earth e Google Maps

A rosa dos ventos foi criada no século XIV, com base na direção dos principais ventos sentidos no Mar Mediterrâneo. A nomenclatura da regionalização do Brasil foi inspirada nos pontos representados pela rosa dos ventos.
A rosa dos ventos é um instrumento de localização, orientação e navegação que pode ser utilizado em projetos de sustentabilidade de diversas formas, como por exemplo, na geração de energia e na conservação da vegetação.

O gráfico da rosa dos ventos é uma ferramenta que reúne estatísticas sobre o vento, como velocidade, direção e frequência, ao longo do tempo. Essas informações são importantes para estudar e prever as condições do vento, o que pode ser útil para a geração de energia eólica:
- A geração de energia eólica é sazonal, e a região Nordeste tem um grande potencial por causa do vento.
- A capacidade instalada de geração eólica vem crescendo ano após ano, e os recordes de geração instantânea têm sido alcançados.
- A energia eólica é obtida através do aproveitamento do vento, que é o movimento das massas de ar.
Para transformar a energia dos ventos em energia elétrica, são usados aerogeradores, que possuem imensas hélices que se movimentam de acordo com a quantidade de vento no local.

Um símbolo importante na cartografia e na geografia, sendo utilizada para representar as direções cardeais, colaterais e subcolaterais. Ela é um instrumento fundamental para a navegação, pois permite identificar a posição de um objeto ou pessoa em relação a outro.


Geógrafo


 

O rio tem seu caminho ...


Destruição das matas ciliares e aterramentos.

Sobre a falta de planejamento.

O Uso e ocupação de solo de forma desorganizada, que escancara a pobreza de parte da população, ou o desprezo pela Natureza por empreiteiras.

O fato é que o rio tem seu caminho...

A vida na Terra e sua manutenção é nossa responsabilidade.


 

Os Brasões estaduais do Brasil.

 


segunda-feira, 2 de janeiro de 2023

A importância do brincar na educação infantil para a psicomotricidade.

Este trabalho teve como temática a importância do brincar na educação infantil para a psicomotricidade e foi desenvolvido em uma sala de aula do Maternal II de um Centro Educacional. 
O estudo apresentado só foi possível após observar 18 alunos de 02 a 03 anos da supracitada sala de aula, diagnosticando assim, várias dificuldades do brincar na educação para a Psicomotricidade, levando em consideração que a estimulação deve acontecer de forma apropriada perante bases fundamentais para a composição emocional, física e social. Observou que todos os educandos de acordo com a faixa etária têm direito a uma educação de qualidade e acesso ao conhecimento, pois, para que o aprendizado ocorra é necessário respeitar os diferentes estágios do desenvolvimento infantil, sendo importante que os professores analisem as suas ações pedagógicas, para atuar de acordo com as obrigações educacionais de cada educando. Assim, o estudo em destaque identificou nos alunos as dificuldades encontradas no processo da psicomotricidade que são essenciais para o pleno desenvolvimento da criança e diante da fundamentação teórica buscou subsídios para que esta problemática fosse solucionada, demonstrando as ações que foram utilizadas na prática.

Atividades trabalhadas

COORDENAÇÃO MOTORA FINA:
 • Modelagem com massinhas; • Trabalhos com objetos pequenos como pinças; • Traçar por cima do pontilhado • Ligar os pontos; • Contornar objetos. 


PESSOAL - SOCIAL:
• Demonstrar respeito por si próprio e outro as pessoas; • Organizar e arrumar os materiais • Preservar os espaços e deixá-los em condições de serem usados por outras pessoas; • Fazer uso de expressões que se referem à saudação, agradecimento; • Respeitar o próximo e as diferenças físicas, sexuais, sociais, raciais e étnicas • Colaborar nas atividades realizadas na sala de aula; • Capacidade em interagir e cooperar com os colegas; • Respeitar e esperar a vez para falar; • Criar o hábito de ouvir o próximo; • Compartilhar os materiais com os colegas. 








 O brincar é o fundamental meio para a aquisição da aprendizagem da criança, ao qual desenvolve gradualmente os conceitos voltados para o aprimoramento de conhecimentos e que estão interligados com o seu convívio. Assim, no estudo em destaque foram abordados através da Fundamentação Teórica, conceitos sobre o tema através de alguns autores renomados, destacando a importância do brincar na educação infantil diante dos processos educacionais, sendo a base que formará autoconceito de si e do próprio mundo. Mesmo diante de muitos métodos há vários problemas no decorrer desse processo e o professor, juntamente com a equipe de profissionais que fazem parte do ambiente escolar, podem ajudar para o bom desenvolvimento do educando. 

Assim, diante do diálogo realizado com os pais e responsáveis, foi compreendido os problemas encontrados diariamente no espaço escolar. Esse momento com os pais e responsáveis foi muito importante, pois, na maioria das vezes, esse encontro acontece somente no ato da matrícula, onde não podem faltar no serviço por trabalharem na diária e, assim a falta de interação entre as famílias e a escola acaba prejudicando o processo educacional perante o desenvolvimento das crianças. 

Um dos fatores que prejudicam o pleno desenvolvimento das crianças é o vício por bebidas, cigarros e até outros tipos de drogas que alguns pais possuem, e acabam perdendo a noção de suas responsabilidades com seus filhos. Diante das observações realizadas foi verificado que a maioria das crianças sofre agressões em casa por familiares, ou chegam ao Centro em estado precário tanto no que diz respeito a sua higiene quanto na alimentação e assim, acabam exigindo do Centro de Educação Infantil o que não conseguem em casa, ou seja, carinho, proteção, atenção, alimentação. 

Assim, diante do brincar a professora proporcionou o processo da aprendizagem, onde as crianças adquiriram experiências diante da troca de informações despertando o senso crítico e aprimorando seu pleno desenvolvimento. Assim, foi possível verificar que o os alunos do maternal II de um Centro de Educação Infantil não possuíam total habilidade básica para a Psicomotricidade, assim foram 32 trabalhadas as áreas direcionadas para a Psicomotricidade, sendo desenvolvidas em dupla ou quando necessária desenvolvida individualmente. 

No ambiente escolar, a professora interagiu os temas abordados com o que os alunos conheciam diante do seu meio social, pois assim, as crianças aprendem melhor um conteúdo quando já conseguem dominar os anteriores e a troca de conhecimento entre o aluno e o professor também favorece tal aprendizagem. 

Assim, após as atividades desenvolvidas as crianças tiveram a área psicomotora aprimorada, sendo considerado um instrumento importante que auxilia na promoção da prevenção e intervenção, ao qual proporciona resultados positivos diante de dificuldades no que diz respeito ao processo de aprendizagem. 

Diante das leituras e das observações realizadas ficou evidente que quando a criança é estimulada a explorar, sentir e experimentar, será capaz de construir sua própria aprendizagem funcionando como uma fonte de estímulos para desenvolver sua capacidade criativa.