POR RENATA BRAVO - DESDE 2013
** O blog não tem patrocinador e precisa da sua ajuda. ** Sua contribuição é importante para produzir conteúdo de qualidade e dar continuidade ao blog. ** Pix solidário - chave: renatarjbravo@gmail.com
No mundo globalizado, nos deparamos com um consumismo exagerado na aquisição de bens de consumo por parte de todas as populações e, com isso, acabamos produzindo uma quantidade enorme de lixo por habitante, cujo destino final nem sempre é o adequado pelos governos e políticas de saúde dos países. Estudos revelam que 30% do lixo produzido no Brasil, são jogados nas ruas sem nenhuma preocupação por parte da população, isto acaba ocasionando problemas sérios e graves ao meio ambiente que afetam a todos nos grandes centros urbanos. Problemas como: entupimento de bueiros e galerias pluviais, podem causar doenças transmitidas pela água contaminada que tem dificuldade de escoar, propiciando doenças como: cólera, hepatites, leptospirose, dengue entre outras. A contaminação do solo também é um indicativo importante para surgimento de outras doenças na população, cuja transmissão ocorre predominantemente por animais sinantrópicos como: roedores, insetos, aranhas entre outros. É importante que tenhamos uma responsabilidade ambiental no sentido de mudar paradigmas, nos cerceando de conscientização coletiva, para mudança de hábitos nas pessoas, para que possamos melhorar a nossa qualidade de vida com atitudes como:
-Realizar coleta seletiva de lixo em: indústrias, residências, serviços de saúde, restaurantes e Instituição de longa permanência para idosos entre outros; -Utilizar materiais recicláveis na construção civil; -Estimular o surgimento de cooperativas com inclusão de catadores de materiais recicláveis; -Preservar e recuperar áreas verdes; -Estimular a agricultura urbana; -Usar copos individuais nos locais de trabalho.
Com estas atitudes individuais, conseguiremos alcançar o objetivo de um meio ambiente mais saudável e agradável para futuras gerações, isentando-as de acometimento por doenças e complicações destas, que podem evoluir para mortes, decorrentes do desrespeito ao solo urbano e rural , no qual estamos vivenciando atualmente.
VAMOS SUPERAR A ERA DO DESPERDÍCIO E TRANSFORMAR O LIXO EM RECURSO.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2023

Localize-se!

A rosa dos ventos é um instrumento antigo que ajuda a localizar um objeto ou uma pessoa em um determinado espaço geográfico. Ela é composta por quatro pontos cardeais (N, S, L, O), quatro pontos colaterais (NE, SE, NO, SO) e oito pontos subcolaterais, e é utilizada para orientação no espaço. Ela é um instrumento de navegação e orientação, que ajuda a identificar a posição de um referencial e a guiar-se com maior facilidade.

A rosa dos ventos é utilizada em:
- Bússolas
- Mapas
- Plantas
- Maquetes
- Equipamentos espaciais
- Aplicativos de localização de smartphone, como Google Earth e Google Maps

A rosa dos ventos foi criada no século XIV, com base na direção dos principais ventos sentidos no Mar Mediterrâneo. A nomenclatura da regionalização do Brasil foi inspirada nos pontos representados pela rosa dos ventos.
A rosa dos ventos é um instrumento de localização, orientação e navegação que pode ser utilizado em projetos de sustentabilidade de diversas formas, como por exemplo, na geração de energia e na conservação da vegetação.

O gráfico da rosa dos ventos é uma ferramenta que reúne estatísticas sobre o vento, como velocidade, direção e frequência, ao longo do tempo. Essas informações são importantes para estudar e prever as condições do vento, o que pode ser útil para a geração de energia eólica:
- A geração de energia eólica é sazonal, e a região Nordeste tem um grande potencial por causa do vento.
- A capacidade instalada de geração eólica vem crescendo ano após ano, e os recordes de geração instantânea têm sido alcançados.
- A energia eólica é obtida através do aproveitamento do vento, que é o movimento das massas de ar.
Para transformar a energia dos ventos em energia elétrica, são usados aerogeradores, que possuem imensas hélices que se movimentam de acordo com a quantidade de vento no local.

Um símbolo importante na cartografia e na geografia, sendo utilizada para representar as direções cardeais, colaterais e subcolaterais. Ela é um instrumento fundamental para a navegação, pois permite identificar a posição de um objeto ou pessoa em relação a outro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.