POR RENATA BRAVO - PESQUISAS, TECNOLOGIA ASSISTIVA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL DESDE 2013
EMAIL: RENATARJBRAVO@GMAIL.COM

Dilemas da Sustentabilidade frente ao consumismo

terça-feira, 5 de agosto de 2025

A importância da psicomotricidade na alfabetização

1- Projeto Pedagógico: “Corpo que Aprende”

Objetivo Geral:

Promover o desenvolvimento motor como base para a alfabetização significativa, integrando atividades psicomotoras ao currículo da Educação Infantil e 1º ano do Fundamental.

Eixos principais:

Psicomotricidade e alfabetização

Movimento como linguagem

Integração corpo–espaço–papel

Ações planejadas:

Rotina semanal com circuitos psicomotores

Parceria entre professores de Educação Física e alfabetizadores

Avaliação psicomotora inicial e ao final do semestre

Registros com fotos, relatos e portfólios

Participação das famílias em oficinas e jogos motores

2- Formação de Professores: “Antes da Letra, Vem o Corpo”

Objetivo:

Sensibilizar e capacitar professores para integrar atividades motoras ao processo de alfabetização.

Conteúdo programático:

Fundamentos da psicomotricidade

Corpo e cognição: lateralidade, orientação espacial, esquema corporal

Impactos da ausência de estimulação motora

Propostas práticas para sala e pátio

Metodologia:

Dinâmicas vivenciais (rolar, equilibrar, rastejar)

Estudo de casos e vídeos de práticas bem-sucedidas

Planejamento conjunto de atividades interdisciplinares

Duração:

6 horas presenciais (2 encontros de 3h)

3- Post para Redes Sociais

- Antes do lápis, vem o chão.

- Antes da letra, vem o corpo.

Criança que não corre, pula, rasteja e rola… pode até decorar letras, mas terá dificuldade em usá-las com fluidez.

O movimento organiza o pensamento.

Psicomotricidade não é luxo.

É pré-requisito da alfabetização.

- Incentive o brincar, o mover-se, o explorar.

- Vamos falar mais sobre isso?

4- Folder para Pais: “Corpo que Aprende”

Frente:

Você sabia?

Antes de aprender a escrever, a criança precisa se equilibrar, correr, rastejar e pular.

Esses movimentos ajudam a organizar o pensamento e facilitam a leitura e a escrita.

Verso:

Como ajudar seu filho?

Estimule brincadeiras ao ar livre

Deixe a criança subir, rolar, correr e explorar

Limite o tempo de tela

Brinque de pular amarelinha, fazer trilhas e circuitos simples

Respeite o tempo do corpo: cada fase tem seu ritmo

5- Texto para Reunião Pedagógica Interdisciplinar

Tema: Psicomotricidade como aliada da alfabetização

Trecho para leitura em grupo:

- "A sala de aula precisa da Educação Física para funcionar. A Psicomotricidade não é um luxo: é pré-requisito. E quando ela falta, o professor do 1º ano sente."

Pontos para discussão:

Que sinais indicam ausência de maturidade psicomotora?

Como planejar alfabetização com base no corpo?

Como Educação Física e alfabetização podem caminhar juntas?

Qual o papel da escola e da família nesse processo?

6- Atividades Práticas para Sala e Pátio

Educação Infantil e 1º ano

a) Circuito psicomotor:

Rolar no colchonete

Passar por baixo de cordas

Pular de argola em argola

Equilibrar-se em fita no chão

b) “Desenho gigante com o corpo”:

Rolo de papel pardo no chão

Crianças desenham com pincel ou giz usando os pés, depois com as duas mãos

Exploração do espaço e coordenação

c) “Dança das direções”:

Música tocando

Comandos: “gire para a direita”, “pule para trás”, “rasteje para frente” etc.

7- Plano de Aula Integrado (Educação Física + Alfabetização)

Tema: Lateralidade e letras

Objetivo: Trabalhar lateralidade e reconhecimento de letras em movimento.

Atividade:

Monte um circuito em que as crianças encontrem letras espalhadas pelo espaço.

Ao encontrar a letra, devem dizer com qual mão vão pegá-la (direita ou esquerda).

Depois, usam a letra para formar palavras em grupo.

Duração: 50 minutos

Avaliação: Observação do uso correto da lateralidade e associação letra–som

8- Versão Ilustrada para Crianças (livrinho ou cartaz)

Título: “Antes do Lápis, Vem o Chão!”

Texto (exemplo inicial):

- Eu gosto de correr no pátio,

De me arrastar como minhoca,

De pular como sapo,

E equilibrar como corda bamba!

- Cada vez que brinco assim,

Meu corpo aprende um pouquinho.

E depois, bem mais tranquilo,

Eu aprendo a ler tudinho!

Ilustrações sugeridas:

Crianças pulando corda, rolando no chão, desenhando letras com o corpo

9- Linguagem Acessível para Explicação às Famílias

Seu filho precisa brincar com o corpo para depois aprender a ler e escrever.

Isso não é atraso, é necessidade.

Correr, pular e se equilibrar ajudam a organizar o pensamento.

Quando a criança não passa por isso, ela pode ter mais dificuldade de segurar o lápis, de entender o que lê ou de escrever direitinho.

O movimento é o primeiro passo da alfabetização!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.